Benefícios do Inhame para a saúde

O inhame (Colocasia esculenta) é um tubérculo gênero Dioscorea, família Dioscoriaceae consumido em diversos países das Américas, África e Ásia. Cultivado em áreas tropicais, o inhame, chamado assim na maioria das regiões brasileiras, é uma raiz arredondada. Dentre as propriedades do inhame destacamos sua ação anti-inflamatória, diurética, energética. Um tônico do sistema imunológico muito usado no sudeste, norte e nordeste do Brasil.

Comumente presente no café da manhã nas regiões Norte e Nordeste do país, o inhame pode ser consumido de diversas maneiras: cru, cozido, frito, assado, em sopas, purês, bolos, pães e até como suco. Saboroso e nutritivo, o inhame pode ser uma opção saudável quando incluído na dieta, principalmente substituindo carboidratos simples como o arroz e o pão.

Inhame emagrece?

Cada 100 g de inhame possui em média 28 gramas de carboidratos complexos, mais saudáveis que os simples, já que são metabolizados mais lentamente, não causando um pico de insulina e nem sendo armazenados na forma de gordura, por isso o inhame ajuda no emagrecimento. É também fonte de fibras solúveis que melhoram o transito intestinal e favorecem a perda de peso. Vitamina A, C, vitaminas do complexo B (riboflavina, piridoxina, niacina, tiamina, ácido pantotênico e ácido fólico), e minerais como potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre também são encontrados no inhame.

Esse tubérculo às vezes é confundido com outros tubérculos. A confusão com o Cará acontece por seus nomes serem diferentes dependendo da região do Brasil. Pensam também que o inhame é mandioca, porém a mandioca é da espécie Manihot esculent. Apesar de serem semelhantes, possuem diferenças quanto à presença de fitoquímicos, propriedades terapêuticas e seus usos na culinária.

inhame benefícios

Inhame propriedades

O inhame é fonte de carboidratos complexos e fibras solúveis e por esse motivo não eleva as taxas de glicemia do corpo, sendo um alimento aliado para pessoas com diabetes e para quem busca uma alimentação saudável e a perda de peso. Os benefícios do inhame para a saúde incluem a melhora do sistema imunológico e do sistema cardiovascular. É um alimento rico em vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5, B6 e B9), vitamina A e C e minerais.

1.Melhora o sistema imunológico

Rico em vitamina C e vitaminas do complexo B que fortalecem as defesas do corpo, o consumo de inhame ainda protege o corpo dos danos causados pelos radicais-livres já que tem propriedades antioxidantes.

2.Melhora o sistema cardiovascular

O inhame é rico em potássio, mineral importante para o controle dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Além disso, a vitamina B6 reduz os níveis de homocisteína, aminoácido relacionado com o surgimento de doenças cardiovasculares, como AVC, doença coronariana ou infarto.

As fibras presentes no inhame também servem como auxiliares na melhora do sistema cardiovascular, uma vez que reduzem a absorção de gorduras pelo organismo, o que acaba por reduzir o colesterol ruim LDL, responsável por diversas doenças cardiovasculares como a aterosclerose.

3.Ajuda na saúde feminina

A substância diosgenina, presente no inhame, é associada à produção de estrogênio, o hormônio feminino. Dessa forma, seu consumo poderia contribuir em terapias de reposição hormonal e para reduzir os sintomas da TPM, como cólicas, irritabilidade e inchaço.

A diosgenina também poderia ajudar a melhorar a fertilidade da mulher, uma vez que estimularia a produção de estrogênio, cuja ação está relacionada com o controle da ovulação.

Além dessa substancia, o inhame possui magnésio, mineral que ajuda a relaxar a musculatura, o que seria benéfico para as cólicas, e vitamina B6, que auxilia na produção de neurotransmissores como a serotonina, que pode diminuir a irritabilidade comum da TPM.

4.Auxilia na prevenção do câncer

O inhame possui substancias antioxidantes, como a vitamina A e C, que combatem a ação dos radicais-livres. Esses radicais-livres podem gerar mutações no DNA e assim iniciar o câncer. Dietas ricas em alimentos antioxidantes auxiliam na prevenção dessa doença.

5.Auxilia na dieta para perda de peso

Por ser um alimento rico em carboidratos, num primeiro momento pode-se pensar que o inhame engorda, mas muito pelo contrário, o inhame é um alimento que auxilia nas dietas de perda de peso. Os carboidratos presentes no inhame são carboidratos complexos, de baixo índice glicêmico, isso significa que ele é liberado lentamente na corrente sanguínea e não gera picos de glicose que são os responsáveis por armazenar a glicose na forma de gordura.

O inhame ainda é rico em fibras que dão uma sensação de saciedade, o que evita ingestão de mais calorias. As fibras também são responsáveis por melhorar o trânsito intestinal, diminuir o inchaço, reduzir a absorção de gorduras e aumentar a eliminação de toxinas.

Elixir de inhame e seus usos

O inhame é conhecido na medicina popular por sua propriedade de limpar o organismo e fazer com que as impurezas saiam através da pele, dos rins, dos intestinos. Como ele fortalece o sistema imunológico, seu consumo também está ligado à prevenção e tratamento de casos de malária, dengue e febre amarela. No começo do século XX, usava-se o Elixir de Inhame para a cura da sífilis.

O elixir de inhame é uma solução fitoterápica que pode ser encontrados em algumas lojas de produtos naturais. Seu principal uso é para eliminar toxinas do organismo que são liberadas no suor e na urina. O Elixir de Inhame ainda auxilia na digestão, é diurético, diminui acnes, ajuda a aliviar a inflamação das articulações e reduz dores abdominais, como cólicas.

Popularmente, toma-se também o elixir de inhame para engravidar, porém não existem estudos que comprovem essa propriedade. Sabe-se que o inhame possui uma grande concentração de vitamina B6 que ajuda a regular os níveis de progesterona e assim facilitar a ovulação.

Suco de inhame para dengue

O consumo de inhame e do elixir de inhame é popularmente conhecido no tratamento e prevenção de doenças como febre amarela e malária. Com o surto da dengue, o suco de inhame se tornou uma alternativa natural para auxiliar na melhora dos sintomas e no combate a dengue.

Apesar de não ter estudo que prove a eficiência do inhame contra a dengue, há quem garanta seus benefícios na prevenção e tratamento dessa doença permitindo que o corpo neutralize os agentes causadores após sermos picados pelo mosquito transmissor.

Suco de Inhame

Ingredientes

  • 1 inhame pequeno cru
  • 1 maçã
  • 1 limão
  • 1 laranja
  • 1 pedaço pequeno de gengibre
  • 500 ml de água gelada
  • Adoçante/açúcar a gosto

Modo de Fazer

Descasque e pique o inhame, a maça e o gengibre. Esprema a laranja e o limão reservando seu suco.  Leve tudo ao liquidificador com a água e bata bem. Se preferir, coe o suco e tome de preferência em jejum.

Inhame benefícios para a pele

O inhame é muito usado como um alimento medicinal para eliminar toxinas do organismo. O suco de inhame, além de ter seu uso popularizado como para prevenção e tratamento da dengue, tem seus benefícios para a saúde da pele.

Tomar o suco de inhame pode melhorar a saúde e beleza da pele, já que seu consumo acaba com acnes, cravos e espinhas em geral. Pode atuar também como coadjuvante no tratamento das celulites, dando um aspecto mais bonito a pele.

Inhame receitas

O inhame é um alimento muito nutritivo com propriedades benéficas à saúde. Rico em carboidratos, fibras, vitaminas e mineiras, seu consumo fortalece o sistema imunológico, auxilia na saúde feminina, pode prevenir alguns tipos de câncer, limpa as toxinas do organismo, seu uso foi relacionado à prevenção e tratamento da dengue e melhora da pele, eliminando acnes e cravos.

Além de todas suas propriedades, o inhame rende bons pratos, é um alimento rico em sabor, versátil e que pode ser consumido por quem está em busca de perder alguns quilos sem prejuízo a dieta.

O inhame, depois de cozido, pode ser utilizado em diversas receitas de sopas, purês, bolos, pães, refogados, assado, frito.

Para o inhame cozido, lave-o bem antes e coloque-o em uma panela com água fervente e sal a gosto. Cozinhar com a pele ajuda a preservar seus nutrientes. Depois de cerca de 40 minutos cozinhando, ou até ficar macio, desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e retire a casca.

Uma opção é cortar o inhame em rodelas e cobrir com manteiga. Com o inhame cozido, pode ainda usa-lo para preparar purê, usa-lo em receitas de bolos e pães e ainda fritá-lo.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Mandioca

Benefícios e Propriedades da Batata-doce

Benefícios e Propriedades da Batata

Benefícios e Propriedades do Quiabo

Benefícios e Propriedades do Nabo

Benefícios e Propriedades do Chuchu

Benefícios e Propriedades da Beterraba

Benefícios e Propriedades da Abóbora

Benefícios e Propriedades da Abobrinha

Benefícios e Propriedades da Beringela

Benefícios e Propriedades da Vagem

Benefícios e Propriedades da Batata-baroa

Benefícios e Propriedades do Brócolis

Benefícios e Propriedades do Gengibre

Benefícios e Propriedades do Amendoim

Benefícios e Propriedades da Couve-flor