Benefícios do Óleo de Cártamo para a saúde

As informações que estão organizadas por aqui se referem ao óleo de cártamo, este suplemento alimentar que tem sido muito procurado para consumo nos últimos anos, graças aos seus imensos benefícios ao nosso corpo.

Benefícios do Óleo de Cártamo para a saúde

Infelizmente, ele não pode ser produzido dentro de casa, considerando que seu processo produtivo envolve diversas etapas complexas. Porém, ele é amplamente comercializado, podendo ser adquirido em diversas lojas físicas e online pelo país.

E sua utilização também é muito ampla, sendo inserido na preparação de alimentos diversos, principalmente de peixes, consumido em cápsula ou puro diariamente. Este suplemento é muito versátil!

Então, se você quer saber mais sobre o óleo de cártamo, como seus benefícios e propriedades, compreendendo ainda se ele pode fazer mal para o nosso organismo, não saia deste material.

Preparamos diversas informações importantes sobre este suplemento, para que você consulte seu médico ou nutricionista, e possa assim inseri-lo corretamente em sua dieta.

O que é óleo de cártamo

O óleo de cártamo é um suplemento alimentar, produzido através da extração do óleo de algumas sementes específicas, sendo comercializado no formato in natura, ou em cápsulas para facilitar a ingestão.

Ele é um grande aliado das pessoas que estão em busca de definir o corpo, além de ser um grande auxílio na prevenção de diversos tipos de doenças, ajudando na manutenção de nossa saúde.

Porém, o óleo de cártamo é um suplemento extremamente forte, portanto deve ser consumido nas quantidades corretas, necessitando ainda de acompanhamento especializado, pois o consumo em excesso pode trazer malefícios.

Benefícios do óleo de cártamo

O óleo de cártamo, quando consumido corretamente, pode trazer diversos tipos de benefícios para o nosso corpo, ajudando no fortalecimento de nossa saúde. Dentre os benefícios mais importantes, podemos destacar:

  • Ajuda no emagrecimento e na queima de gordura do abdômen.
  • Ajuda no controle da diabetes, principalmente para mulheres.
  • Ajuda no controle do colesterol e dos triglicerídeos.
  • Atua como antioxidante, ajudando a proteger seu organismo.
  • Traz maior sensação de saciedade, o que ajuda no processo de emagrecimento ou de controle do peso.

Lembrando que nenhum alimento ou suplementação alimentar pode sozinho cuidar do nosso corpo. É necessário que haja um equilíbrio, principalmente na alimentação, que deve ser variada.

É importante ainda, para conseguir desfrutar dos muitos benefícios do óleo de cártamo, praticar atividades físicas regularmente, manter-se bem hidratado ao consumir água e dormir bem.

Propriedades do óleo de cártamo

O óleo de cártamo possui diversas propriedades, que ajudam muito o nosso organismo a funcionar melhor. Mas, antes, vamos falar sobre os seus nutrientes. Os principais são:

  • Gorduras diversas, sendo os totais, saturadas, poli-insaturadas e monoinsaturadas.
  • Vitaminas E e K.
  • Ômegas 6 e 9.

Seus ácidos graxos, presentes nos Ômegas 6 e 9 são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, auxiliando principalmente o pleno desenvolvimento de nossas capacidades cerebrais.

Suas vitaminas e gorduras são muito importantes para ajudar nosso organismo a permanecer forte, sendo que eles ajudam muito no combate ao colesterol e a diabetes.

Para que serve óleo de cártamo

O óleo de cártamo pode ser utilizado como um excelente complemento da nossa alimentação, nos ajudando a fortalecer nossa saúde.

Existem estudos que afirmam que ele é essencial para prevenir e combater o câncer de mama em mulheres, porém, isso ainda não é muito bem comprovado, pois outros estudos sugerem que ele pode incentivar o surgimento da doença.

Porém, o óleo de cártamo é considerado um aliado da nossa saúde, e seu consumo é, muitas vezes, incentivado por médicos e nutricionistas, desde que nas quantidades e nos períodos corretos.

Como consumir óleo de cártamo

O consumo do óleo de cártamo pode ser feito a partir de cápsulas, manipuladas com o ingrediente.

Ou mesmo a partir do óleo de cártamo in natura, que pode ser consumido sozinho ou adicionado em receitas diversas, como em saladas, ou para refogar e fritar alimentos.

A recomendação é de que o consumo do óleo de cártamo não ultrapasse 9g por dia, o que corresponde a duas colheres de chá, ou a duas cápsulas dele manipulado em formato de medicamento.

Existem diversas receitas muito simples e saborosas para quem deseja utilizar o óleo de cártamo no preparo de alimentos. Basta dar uma pesquisada na internet para encontrá-las, como, por exemplo, uma panqueca feita com óleo de cártamo.

Quando tomar óleo de cártamo

O óleo de cártamo pode ser inserido em sua alimentação diária quando se estiver buscando um dos muitos benefícios que ele oferece, como a queima de gordura abdominal e o emagrecimento.

Se estiver consumindo ele em cápsulas, recomenda-se que elas sejam ingeridas um pouco antes das refeições.

Agora, se ele for agregado ao consumo de alimentos, é melhor que seja combinado com carboidratos, de maneira que seu organismo aproveite melhor os benefícios que ele oferece.

Efeitos colaterais do óleo de cártamo

Consumir o óleo de cártamo em quantidades exageradas pode não fazer muito bem para o nosso organismo, considerando que ele possui muitas gorduras.

O consumo sem controle pode sim trazer alguns efeitos colaterais indesejados, tais como:

  • Cólicas no estômago.
  • Diarreia.
  • Náusea.
  • Sabor ruim na boca constantemente.
  • Vômito.

Por isso, é importante verificar com um nutricionista como exatamente consumir este alimento, nas quantidades corretas que podem beneficiar o seu organismo, considerando que cada pessoa irá reagir de uma forma a ele.

Malefícios do óleo de cártamo

E o uso incorreto e constante do óleo de cártamo também pode trazer alguns malefícios ao nosso corpo e à nossa saúde, como aumentar as chances do desenvolvimento de artrite, câncer, depressão e doenças no coração e pulmões.

Ele ainda não é indicado para grávidas ou mulheres amamentando, além de trazer excesso de peso caso consumido da maneira incorreta.

Conclusão

Como você pode ver, o óleo de cártamo é um excelente suplemento alimentar, podendo trazer muitos ganhos para o nosso corpo e à nossa saúde, considerando que suas gorduras e vitaminas são muito poderosas.

Porém, ele também deve ser consumido com atenção e o devido acompanhamento profissional, para que assim você não estrague a sua saúde tentando melhorá-la, o que pode acontecer quando se falta acompanhamento.

Então, busque já o seu nutricionista e peça auxílio para inserir o óleo de cártamo em sua dieta cotidiana, para que assim aproveite bem os muitos benefícios que ele pode lhe trazer.