Benefícios do Glúten para a saúde

O glúten é uma substância cujo nome veio ficando cada vez mais famoso ao longo dos anos. Porém, você sabe ao certo o que ele é e de que forma ele pode influenciar na sua qualidade de vida?

Bom, nesse artigo reunimos diversas informações importantes acerca do glúten que vão te ajudar você a entender melhor sobre essa substância e ainda descobrir que ele não é um completo vilão como já ouvimos falar por ai.

O que é o glúten e para que ele serve?

O glúten é uma substância que pode ser encontrada em diversos alimentos comuns do nosso dia a dia, como, por exemplo, o centeio, a farinha de trigo e até mesmo a cevada. A principal função dele é justamente manter a forma e textura desses alimentos, porém a sua definição não se resume apenas a isso.

Podemos dizer que o glúten é, na verdade, um tipo de proteína natural. Esse tipo de substância encontrada nos alimentos citados acima faz com que eles sejam bastante utilizados na confecção de pães e massas, justamente por oferecerem a elasticidade, dando maciez e textura agradável a esses alimentos.

Confira a seguir alguns alimentos que possuem glúten em sua composição:

  • Pães
  • Massas
  • Produtos derivados do trigo
  • Cevada
  • Cerveja
  • Whisky

Quais propriedades podemos encontrar no glúten?

Embora muitas pessoas tenham realmente um preconceito acerca da ingestão do glúten e, por esse motivo, acabem até mesmo banindo alimentos que contenham essa substância em sua composição, podemos dizer que o glúten não faz somente o papel de vilão.

Mesmo que muita gente não saiba, o glúten é um dos principais aliados no combate à absorção de metais pesados, devido às suas propriedades. Inclusive, tal fato já foi comprovado até mesmo por estudos de grandes universidades.

Você sabe quais benefícios que o consumo de glúten pode trazer para a sua saúde?

Você pode até duvidar, mas o glúten é capaz de trazer benefícios e uma melhor qualidade de vida sim! Desde que haja moderação, o seu consumo pode, inclusive, ajudar na prevenção de doenças crônicas graves. Confira a seguir:

  1. Auxilia na prevenção contra o diabetes

Estudos realizados revelam que o consumo de glúten pode atuar de forma indireta contra o desenvolvimento de diabetes. Nele, foram comparados indivíduos que consumiam alimentos que possuíam a substância com pessoas que a baniram totalmente de sua dieta.

Tal dado pode ser parcialmente explicado pelo fato de que as pessoas optam por produtos que não contenham glúten normalmente acabam fazendo uso de alimentos industrializados que possuem um maior número de conservantes, calorias e açucares. Com isso, podemos dizer que a substância provoca um efeito de proteção indireta contra a diabetes.

  • Reduz a incidência de doenças cardiovasculares

Pelo mesmo motivo que citamos acima, estudos comprovam também que pessoas que optam pelo consumo de produtos livres de glúten possuem uma maior possibilidade de desenvolver doenças graves relacionadas ao sistema cardiovascular.

  • Diminui a ocorrência cancro colo-retal

O cancro é uma doença que pode ser caracterizada pela proliferação anormal das células de um determinado tecido. Essa proliferação pode estar associada ao aparecimento de tumores benignos e malignos, dependendo do caso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta patologia pode ser prevenida através do consumo regular de cereais, alimentos esses que possuem glúten em sua composição. Sendo assim, este é mais um benefício indireto que o seu consumo pode trazer para a sua saúde.

  • Reduz o risco de exposição a metais pesados

Como dissemos anteriormente, um dos principais benefícios diretos oferecidos pelo consumo de glúten é justamente a proteção contra metais pesados.

Estudos comprovam que o seu consumo ajuda a diminuir a absorção de materiais metálicos pelo nosso organismo, ajudando assim a prevenir doenças como o câncer, por exemplo.

Quais malefícios o consumo de glúten pode trazer a nossa saúde?

Muitas pessoas acabam tirando o glúten de sua alimentação por acharem que tal substância faz mal para a saúde, porém essa não é a verdade.

Estudos comprovam que só devem diminuir ou até mesmo eliminar o consumo dessa substância indivíduos que são portadores de doença celíaca. A doença celíaca é caracterizada pela intolerância ao glúten, que, ao ser consumido, gera uma resposta anormal do sistema imunológico, levando a sintomas como diarréia, anemia, câncer, perda de peso e déficit de crescimento.

Essa reação se dá devido a uma condição específica desses indivíduos, que, por não possuírem a enzima peptidase, responsável por fazer a quebra das moléculas de glúten quando são ingeridas. Sendo assim, se você não é portador dessa condição, o consumo de glúten pode ser feito normalmente.

Glúten contribui para a obesidade?

Uma das principais polêmicas que envolvem o glúten é justamente o ganho de peso que muitas pessoas associam ao seu consumo. Porém, podemos considerar esse fato como sendo uma verdade?

A resposta é NÃO! Já foi comprovado cientificamente que o consumo de glúten por si só não é capaz de levar ao aumento de peso corporal. O que acontece é que existem casos onde há o consumo exagerado de determinados alimentos que possuem glúten, assim como o de qualquer outro ocasionam o acúmulo de calorias, levando ao aumento de peso.

Cortar o glúten da dieta de uma vez por todas é uma boa opção?

Não há indicações para cortar o glúten de sua dieta, exceto em casos onde há recomendação médica. É inegável que essa substância possui funções muito importantes na manutenção do equilíbrio do nosso organismo.

Além de contribuir para a prevenção de doenças graves, como já trouxemos acima, o glúten auxilia na absorção de diversas vitaminas e sais minerais, além de melhorar o funcionamento da flora intestinal.

Sendo assim, não há motivo para ter medo do glúten. Desde que ele esteja inserido de forma moderada, dentro de uma dieta equilibrada, é inegável que ele só tem benefícios a oferecer à nossa saúde.

E, então, você ainda acha que o glúten é um vilão? A partir das informações que trouxemos nesse artigo, já é possível quebrar um pouco da polêmica acerca do assunto.