Benefícios do Leite de Coco para a saúde

Hoje, nosso tema central será o leite de coco e seus diversos benefícios para a nossa saúde e a nossa alimentação. Considerando que ele é feito a partir desta fruta, é extremamente rico em diversos tipos de nutrientes.

O coco é um dos alimentos mais versáteis da Terra, estando presente naturalmente em diversas regiões do mundo, o que faz não somente ele, mas também o leite de coco, itens muito presentes na alimentação cotidiana de diversas pessoas.

O que é leite de coco

O leite de coco é um alimento produzido a partir da carne do coco seco, feito geralmente com água, mas podendo receber outros ingredientes dependendo do seu processo produtivo.

Ele é muito utilizado no preparo de diversos tipos de pratos pelo mundo, deixando certas receitas mais incorporadas. Porém, o leite de coco também pode ser um ótimo substituto para o leite de vaca.

Além disso, ele traz diversos benefícios para a nossa saúde, apresentando-se, assim, como um excelente alimento a ser inserido em nosso cotidiano alimentar.

Benefícios do leite de coco

O leite de coco é um alimento capaz de trazer diversos benefícios para o nosso organismo, principalmente por causa dos muitos nutrientes que o compõem. Dentre os benefícios principais, podemos destacar:

  • Ajuda no controle do colesterol e na redução de gordura.
  • Ajuda no processo de emagrecimento ou controle do peso, considerando que o leite de coco é rico em gorduras que fazem muito bem ao nosso organismo, que ajudam na sensação de saciedade e a consumir quantidades menores de outros alimentos.
  • Fortalece a pele e o cabelo, por causa de seus ácidos graxos.
  • Possui diversos nutrientes que aumentam e fortalecem a nossa imunidade.
  • Previne e combate a anemia, considerando que o leite de coco é rico em ferro.

Sendo um alimento essencial em diversos tipos de receitas, e podendo ser substituto de vários alimentos, o leite de coco é uma ótima alternativa alimentícia, ajudando a melhorar sua dieta e sua saúde.

Propriedades do leite de coco

O leite de coco possui diversos tipos de gordura, que ajudam principalmente a combater o colesterol, mas que também são uma importante fonte de energia para o nosso organismo.

Suas gorduras ajudam ainda a combater vírus e bactérias, melhorando e fortalecendo o nosso sistema imunológico.

Nutrientes do leite de coco

O leite de coco é rico em diversos tipos de nutrientes, o que o torna um excelente alimento para ser inserido em nossa alimentação cotidiana. Os principais são:

  • Açúcares.
  • Cálcio.
  • Carboidratos.
  • Ferro.
  • Fibras.
  • Gorduras diversas.
  • Magnésio.
  • Potássio.
  • Proteínas.
  • Vitaminas A, B6, B12, C e D.

Lembrando que as muitas gorduras presentes no leite de coco são extremamente benéficas para o nosso organismo.

Como usar leite de coco

O leite de coco pode ser um importante substituto para o leite de vaca, para as pessoas que possuem alergia ou intolerância a este alimento, ou mesmo desejam deixar de consumi-lo.

Ele pode ser consumido puro, com café ou chocolate, em vitaminas, ou mesmo como ingrediente para outros tipos de alimentos e pratos, como bolos e pães, tortas, mingau, sopa, ajudando no preparo de pratos diversos.

Ele ainda pode ser usado para outras finalidades, além do consumo alimentício, como para hidratar a pele, nutrindo-a e deixando-a firme, ou mesmo para cuidar dos cabelos, ajudando a combater a caspa e a tratar feridas.

Independentemente da maneira como irá utilizar o leite de coco, lembre-se sempre de não utilizá-lo de maneira exagerada, para que assim ele não lhe faça mal.

Contraindicações do leite de coco

O uso de leite de coco de maneira exagerada pode fazer muito mal para o nosso organismo, considerando que ele é rico em gorduras e carboidratos, o que pode trazer o efeito contrário do emagrecimento, causando aumento de peso.

Na dúvida, sempre consulte seu nutricionista, para saber o quanto de leite de coco incluir em sua dieta, aproveitando assim os muitos benefícios que ele pode lhe trazer.

Receita de leite de coco

Existem diversas marcas que fabricam e comercializam o leite de coco, considerando que ele é muito utilizado na culinária de diversas regiões do mundo.

Porém, se você quiser preparar o leite de coco em casa, pode fazê-lo sem problemas e bem facilmente. Para tanto, irá necessitar de 5 xícaras de água e 1 xícara da polpa do coco seco.

Leve a água para ferver, desligando o fogo quando ela estiver fervida e adicionando o coco. Deixe de molho por pelo menos 15 minutos. Depois, leve essa água com coco para o liquidificador e bata bem.

Pegue um pano limpo, ou um coador de pano, e coe essa mistura. Caso queira o leite de coco um pouco mais concentrado, basta reduzir a quantidade de água adicionada.

O resíduo do coco que sobrar pode ser congelado para que você adicione em outros tipos de receitas, como o mingau, bolos, ou o que achar necessário, aproveitando ainda mais dos benefícios do coco.

Como fazer leite de coco

Acima, explicamos como fazer o leite de coco. Importante ressaltar que, depois de coar, você deve guardar o leite de coco em uma garrafa devidamente esterilizada, para que assim ele não estrague.

Ressaltamos também que, depois de algum tempo na geladeira, a gordura do coco irá subir e se separar, e que você pode ou utilizar essa gordura em separado, ou apenas misturar o leite na garrafa para fazer o uso que desejar.

Conclusão

O leite de coco pode ser benéfico para nossa vida quando incluído corretamente em nossa alimentação. Ele é também muito fácil de ser preparado em casa, fugindo assim dos industrializados.

Então, aproveite os diversos benefícios e facilidades do leite de coco e busque incluí-lo em sua dieta, para que assim você melhore sua alimentação e, consequentemente, a sua saúde.