Benefícios da Farinha de Feijão Branco para a saúde

Hoje, vamos nos dedicar a explorar as informações referentes à farinha de feijão branco, este alimento que tem causado muitos resultados positivos nas pessoas que estão em busca de melhor saúde e um emagrecimento saudável.

O feijão branco, grão que origina esta farinha, já é bem conhecido de muitas pessoas, considerando que, dentro da sua categoria, dispõe de importantes nutrientes para o nosso organismo, superando suas variações.

Por isso, a farinha de feijão branco tem também sido considerada uma importante aliada da nossa saúde, pois ela também traz os nutrientes presentes no grão.

Então, se você quer saber mais sobre a farinha de feijão branco, não saia deste material. Aqui, vamos te passar diversas informações sobre ela, para que você saiba como inseri-la em sua dieta.

O que é farinha de feijão branco

A farinha de feijão branco é uma interessante variação do grão conhecido como feijão branco. Dizemos interessante porque, diferentemente de outras farinhas, não é necessário assar os feijões para chegar nesse tipo de farinha.

Ela é transformada em farinha com os grãos crus, o que ajuda a conservar a maioria de suas propriedades, principalmente aquelas que nos ajudam a emagrecer e a controlar diversas condições de saúde.

Benefícios da farinha de feijão branco

Se você incluir corretamente a farinha de feijão branco na sua dieta, terá acesso a diversos benefícios, auxiliando seu corpo a funcionar bem, mantendo assim a sua saúde.

Dentre os maiores benefícios do consumo da farinha de feijão branco, podemos destacar:

  • Ajuda na redução do colesterol.
  • Ajuda quem está no processo de emagrecimento, considerando que seu consumo contribui para uma menor absorção dos carboidratos, trazem sensação de saciedade e reduzem o acúmulo de gordura no corpo.
  • Atua num importante controle da glicemia, ajudando a prevenir o desenvolvimento de diabetes.
  • Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
  • É um grande auxílio para uma melhor digestão e para um bom funcionamento do intestino, ajudando a evitar a constipação.

Porém, é sempre bom considerar que, apenas o consumo do alimento, não é capaz de nos beneficiar integralmente. É preciso que cuidemos de outras partes de nossa saúde, com exercícios, hidratação e alimentação balanceada.

Propriedades da farinha de feijão branco

A farinha de feijão branco é composta por diversos minerais, gorduras, fibras e vitaminas, o que faz deste um alimento muito nutritivo e benéfico para a nossa saúde no geral.

E a farinha de feijão branco possui um ingrediente exclusivo do formato, que é a faseolamina, uma espécie de proteína que ajuda a reduzir em até 20% a absorção dos carboidratos que consumimos, ajudando assim no processo do emagrecimento.

Para que serve a farinha de feijão branco

A farinha de feijão branco é um alimento muito indicado para quem está querendo emagrecer, ou mesmo controlar e prevenir a diabetes, sendo que ela ajuda muito também no controle do colesterol ruim para o nosso organismo.

Porém, o consumo dela deve ser feito com bastante atenção, de maneira que não traga nenhum problema para o nosso organismo.

Na dúvida, sempre consulte um nutricionista, para que assim compreenda como incluir corretamente a farinha de feijão branco em sua dieta.

Como fazer farinha de feijão branco

Embora a farinha de feijão branco seja bem comercializada, encontrada em lojas especializadas em produtos naturais, em supermercados grandes, ou até mesmo em lojas virtuais, você pode prepará-la em casa.

Basta lavar o feijão cru, e deixá-lo ao sol para que seque bem. Depois disso, basta triturá-lo com o liquidificador ou processador, aos poucos, para que ele seja bem triturado.

Por fim, é só guardar a farinha em potes esterilizados, sendo que eles duram até 30 dias na geladeira.

Lembre-se que para esta farinha você não deve assar o feijão branco, pois assim ele perderá diversos de seus nutrientes, principalmente aqueles que ajudam no emagrecimento.

Farinha de feijão branco emagrece

Por causa dos seus nutrientes bem específicos e exclusivos, a farinha de feijão branco tem sido considerada um excelente auxílio para as pessoas que estão buscando perder peso de maneira saudável.

Isto porque ela ajuda muito a manter a sensação de saciedade, o que é necessário para que a pessoa consiga controlar sua alimentação diária, ajudando também a eliminar mais facilmente as gorduras dos alimentos.

Porém, para que isso aconteça, é necessário que o consumo da farinha de feijão branco seja feito moderadamente, nas quantidades corretas, não sendo recomendado que se consuma ela por 30 dias seguidos.

Como consumir farinha de feijão branco

Primeiramente, não é indicado que se consuma mais do que 30g de farinha de feijão branco por dia, e que, como falamos há pouco, ela seja consumida diariamente. Você deve inclui-la apenas em alguns dias da sua semana.

A primeira recomendação é que a farinha de feijão branco seja consumida meia hora antes de alguma refeição, utilizando 5g da farinha diluída em água.

Porém, se você preferir, pode adicioná-la como complemento de outros alimentos, como o iogurte, frutas, sucos, saladas, ou mesmo na preparação de bolos, tortas, pães, dentre outros.

Apenas não se esqueça de não ultrapassar a quantidade de 30g por dia, e de que, consumi-la diariamente, pode causar diversos danos ao seu organismo, como problemas no intestino, gases, náusea, dentre outros.

Nutrientes da farinha de feijão branco

A farinha de feijão branco é cheia de nutrientes, o que colabora para que esta seja uma variação tão importante do grão, pois ajuda a manter um bom equilíbrio de nossa dieta.

Dentre os nutrientes presentes na farinha de feijão branco, temos:

  • Cálcio.
  • Carboidratos.
  • Diversas vitaminas, como: B1, B2, B3, B6, B9, E e K.
  • Diversos tipos de gorduras, como as saturadas e monoinsaturadas.
  • Ferro.
  • Fibras.
  • Fósforo.
  • Magnésio.
  • Potássio.
  • Proteínas.
  • Sódio.
  • Zinco.

É um alimento rico em minerais, o que o torna muito mais poderoso que as outras categorias de feijão e suas farinhas.

Conclusão

Como você pode perceber, a farinha de feijão branco pode ser extremamente benéfica para o nosso organismo, se ela for consumida corretamente, sem exageros, considerando que consumir demais pode nos fazer muito mal.

Por isso, busque incluí-la esporadicamente em sua dieta, se acredita que ela pode te ajudar a manter o peso e a saúde. Na dúvida das quantidades, procure seu nutricionista, de maneira que a farinha de feijão branco seja bem utilizada.