Benefícios do Óleo de Copaíba para a saúde

Advindo da árvore copaíba (Copaifera langsdorffii), muito encontrada na região amazônica, o óleo de copaíba, ou óleo resina, é um fitoterápico amplamente conhecido por seus efeitos medicinais.

Mesmo seu uso tendo se popularizado há muito tempo no Brasil, o óleo de copaíba segue tendo suas propriedades estudadas, pois é um óleo muito versátil, utilizado para diversos fins e com alta possibilidade de ser benéfico para áreas ainda não reconhecidas.

Até o momento, o óleo de copaíba tem sido recomendado por leigos para diversos fins. Porém, por ser um óleo que ainda não possui suas propriedades comprovadas, deve ser usado apenas com a indicação de um profissional.

Benefícios do óleo de copaíba

O óleo de copaíba possui diversos benefícios, com destaque para os medicinais. É muito conhecido por ter efeitos cicatrizantes e anti-inflamatórios, entretanto, possui diversos outros benefícios, dentre eles as seguintes capacidades:

  1. ação antisséptica;
  2. ação antitumoral;
  3. ação germicida;
  4. ação analgésica;
  5. ação diurética;
  6. ação expectorante;
  7. ação antidiarreica;
  8. ação contra eczemas e acnes;
  9. ação antibiótica;
  10.  de dar brilho aos cabelos.

É importante destacarmos que existem cerca de 16 espécies de árvores de copaíba em todo o brasil e cada uma possui uma intensidade e variação diferente destes benefícios.

Propriedades do óleo de copaíba

As propriedades conhecidas do óleo de copaíba são muitas, entretanto, quando relacionadas a efeitos para nossa saúde, ainda necessitam de mais estudos.

Acredita-se que tais propriedades foram descobertas pelos índios da região da América Latina, que o utilizavam com a finalidade de curar e tratar feridas. Desde então, ele foi se popularizando e hoje é utilizado como medicamento fitoterápico e produto para diversas indústrias.

Para que serve o óleo de copaíba

O óleo de copaíba é amplamente utilizado por diversas indústrias, dentre elas:

  • A indústria de combustíveis. No momento o óleo de copaíba está sendo estudado como alternativa para o uso de outros combustíveis.
  • A indústria de perfumes, sendo reconhecido como um ótimo fixador de odores, fazendo-os durarem mais tempo.
  • A indústria de borrachas sintéticas, funcionando como aditivo na sua confecção.
  • A indústria de alimentos, como aditivo alimentar.
  • A indústria de produtos de higiene e beleza, sendo usado na produção de shampoos, cremes, sabonetes e amaciantes para cabelos.
  • A indústria de produtos para saúde, como a de odontologia, sendo utilizado como material para tratamento e prevenção de gengivites e placas dentárias.

Como usar o óleo de copaíba

Muitas farmácias e outros estabelecimentos que comercializam o óleo de copaíba acabam por passar uma receita pronta ou sugestão de como utilizar o óleo. Entretanto, o adequado é que se faça uma consulta com um profissional especializado em medicamentos fitoterápicos antes de utilizá-lo. Evite seguir instruções de fontes não capacitadas.

Contraindicações do óleo de copaíba

As contraindicações na utilização do óleo de copaíba ainda são contraditórias. Muitos médicos e farmacêuticos se referem a possíveis efeitos colaterais como vômitos, náuseas, diarreias e tonturas. Em contrapartida, há opiniões de que o óleo não cause tais efeitos. O consenso achado, até o momento, foi de que algumas pessoas podem ter uma hipersensibilidade no seu uso, devendo, nestes casos, suspender sua utilização imediatamente.

Malefícios do óleo de copaíba

Devido à possibilidade de reações de hipersensibilidade no nosso corpo, o óleo de copaíba deve ser consumido com cuidado e indicações médicas. Até o momento, não existem propriedades específicas comprovadas como maléficas para o nosso organismo, porém, como qualquer outro medicamento fitoterápico, o óleo de copaíba quando consumido em excesso pode gerar efeitos negativos.