Benefícios do Betacaroteno para a saúde

Você já ouviu falar sobre o betacaroteno? Embora algumas pessoas não saibam, o betacaroteno é uma substância importantíssima para o nosso corpo e que pode ser encontrada facilmente em diversos tipos de alimentos que normalmente consumimos no nosso dia a dia.

Você sabe o que é o betacaroteno?

O betacaroteno é considerado um tipo de pigmento natural responsável por atribuir cor amarelo/laranja (embora possa estar presente em alimentos de coloração diferente, como a beterraba) a algumas frutas, verduras e legumes. Porém, essa não é a sua única e muito menos a sua mais importante função.

Este nutriente faz parte dos carotenoides, podendo proporcionar diversos benefícios à saúde do nosso corpo através de seu consumo. Isso porque o betacaroteno é considerado um precursor da vitamina A, uma vez que, ao ser consumido, o nosso próprio organismo o converte neste importante nutriente.

Embora cumpra funções importantes e muito complexas, esse tipo de nutriente pode ser encontrado de forma fácil em diversos tipos de alimentos, como falamos anteriormente. Confira a seguir quais são os alimentos considerados como uma das maiores fontes de betacaroteno:

  • Abóbora moranga
  • Beterraba
  • Cenoura
  • Damasco
  • Manga
  • Espinafre
  • Pimentão
  • Batata doce
  • Rúcula
  • Brócolis
  • Mamão
  • Agrião
  • Couve

Além dos alimentos citados acima, é possível ainda encontrar o betacaroteno em complexos vitamínicos e suplementos alimentares. Porém, é sempre importante lembrar que, neste caso, é sempre indicado procurar orientação médica antes de consumir qualquer tipo de suplementação.

Confira as propriedades do betacaroteno

O betacaroteno é um nutriente cujo consumo regular pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde, resultando em melhora da qualidade de vida e do bem-estar diário. Isso porque, além de trazer benefícios para o seu sistema imune, esse nutriente é um excelente antioxidante, melhorando o funcionamento do organismo de forma otimizada.

Quais benefícios o consumo de betacaroteno pode trazer para a sua saúde?

Como já mostramos anteriormente, o betacaroteno possui funções importantes no nosso corpo, contribuindo para a nossa saúde de forma geral. Porém, você sabe quais são os sistemas corporais em que esse nutriente pode agir diretamente? Confira a seguir:

  1. Fortalece o sistema imunológico

O betacaroteno é considerado um dos principais aliados do sistema imunológico, atuando de forma a melhorar a ação desse sistema no combate de doenças e infecções que normalmente atingem o nosso organismo.

  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares

Essa substância pode ser considerada como uma poderosa arma no combate e prevenção de doenças graves relacionadas ao sistema cardiovascular.

Estudos apontam que o consumo de 50 mg desse nutriente, através de alimentos que o possuam em grande porcentagem, reduz em até 50% o risco da ocorrência de doenças como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e quadros de hipertensão.

Além disso, foi comprovado também que a sua ingestão pode diminuir e até mesmo evitar o acúmulo de colesteróis (gordura) em artérias e vasos sanguíneos.

  • Ajuda na prevenção do câncer

Outra função importante que o betacaroteno pode exercer no nosso organismo é justamente ajudar na prevenção de doenças graves como o câncer, devido à sua ação antioxidante.

Alguns estudos realizados já comprovaram que essa substância pode reverter doenças consideradas pré-cancerosas, prevenindo, assim, o aparecimento de diversos tipos de cânceres, como, por exemplo, o câncer de cólon, útero, boca, pele, estômago, garganta, próstata, pulmões e mucosas.

Essa qualidade pode ser atribuída à sua capacidade de inibir as células que apresentam um padrão anormal de crescimento, uma vez que essas possuem grande potencial para desenvolver doenças graves futuramente.

  • Combate o envelhecimento da pele

Através do combate dos chamados radicais livres, o betacaroteno consegue manter a saúde da pele em dia, ajudando também a manter os níveis de colágeno suficientes para manter uma pele mais firme e livre de rugas e marcas de expressão.

Além disso, o nutriente pode melhorar a produção de melanina, que é a substância responsável por atribuir a cor de nossa pele e proteger o tecido epitelial dos temidos e perigosos raios solares.

  • Melhora e aumenta o efeito bronzeado da pele

Devido à sua ação direta na produção de melanina, o consumo regular de alimentos que possuem bons níveis de betacaroteno ajuda a obter um bronzeado mais uniforme, duradouro, sem que para isso você precise ficar muito tempo em exposição à luz solar.

  • Contribui para a saúde dos olhos

O betacaroteno é conhecido por proteger a córnea e outras estruturas que fazem parte do sistema ocular. Além disso, sua ação antioxidante ajuda a prevenir o aparecimento de doenças como a catarata e conjuntivite.

  • Mantém os ossos mais saudáveis

Além de auxiliar na fixação de minerais, como o cálcio, para manter os ossos mais fortes e saudáveis, o betacaroteno ajuda muito na fase de crescimento.

Qual é a quantidade necessária de betacaroteno para o nosso organismo?

Atingir a porcentagem de betacaroteno necessária para manter a nossa saúde não é uma tarefa difícil. Isso porque a grande maioria dos alimentos, como uma porção de cenoura, já possui até mais do que a quantidade recomendada.

Sendo assim, para se manter com os níveis da substância em dia, basta apenas consumir os alimentos que citamos acima.

Como a deficiência de betacaroteno pode trazer prejuízos para a sua saúde?

A deficiência desse nutriente, embora possa soar incomum, atinge uma boa parcela da população, devido a fatores demográficos, dificuldades socioeconômicas, entre outros.

Neste caso, a ausência do consumo de betacaroteno pode ocasionar problemas de saúde sérios, como cegueira, enfraquecimento dos ossos, unhas e cabelos, além do aumento na suscetibilidade de desenvolver doenças, uma vez que há deficiência no combate das mesmas pelo sistema imunológico.

Você sabia que o betacaroteno podia trazer todos esses benefícios para a sua saúde, sendo considerado um nutriente praticamente essencial? Além disso, seu consumo é muito fácil, uma vez que pode ser facilmente encontrado em diversos alimentos.