Benefícios da Farinha de Coco para a saúde

Se você ouviu falar da farinha de coco e quer saber um pouco mais sobre as propriedades deste alimento e os seus benefícios para o nosso organismo, com toda certeza está no local certo.

Esta variação do coco, pode auxiliar a sua saúde, e até mesmo o seu processo de emagrecimento.

O que é farinha de coco

A farinha de coco é uma variação alimentícia da fruta que, quando transformada em farinha, pode ser facilmente adicionada em muitos outros tipos de alimentos, melhorando o nosso consumo.

A farinha de coco é também mais fácil de ser armazenada, o que nos ajuda a ter o alimento diariamente em nossa dieta.

Benefícios da farinha de coco

A farinha de coco, quando bem consumida, é capaz de trazer diversos tipos de benefícios para o nosso organismo, como:

  • Ser um auxílio na perda de peso, já que possui muitas fibras e ajuda a controlar os índices de glicose do nosso organismo.
  • Ajudar a prevenir o diabetes, ou mesmo reduzir alguns de seus efeitos no nosso organismo, caso a pessoa já seja portadora da condição.
  • Melhorar a digestão e, consequentemente, o melhor funcionamento do nosso intestino, evitando assim a constipação e melhorando o processo de absorção dos nutrientes dos alimentos.
  • Dar um apoio na melhoria da nossa imunidade, ajudando a combater as bactérias ruins, que podem fazer mal ao nosso organismo e à nossa saúde.
  • Atuar na redução e controle do colesterol.

Dentre tantos outros benefícios, sendo que o consumo da farinha de coco deve ser feito nas quantidades corretas.

É importante também cuidar de outras áreas da sua rotina, para que os benefícios da farinha de coco sejam alcançados, como alimentar-se bem e fazer exercícios físicos regulares.

Propriedades da farinha de coco

A farinha de coco possui muitas fibras e gorduras, o que faz deste um alimento muito poderoso para melhorar a sua saúde, ajudando a deixar o seu organismo mais forte e resistente.

É também cheia de ácidos graxos, componente que ajuda muito no combate a inflamações e infecções, além de ser um importante aliado no aumento da nossa imunidade.

Para que serve a farinha de coco

A farinha de coco é um excelente alimento para ser incluído na nossa dieta cotidiana.

E como o coco não contém glúten, a farinha de coco é uma ótima opção para celíacos, de maneira que eles possam consumir diversos tipos de pratos, preparados com este alimento.

Ela pode ajudar a melhorar o seu cardápio diário, trazendo mais nutrientes para o seu consumo e complementando os alimentos que você já utiliza todos os dias.

Como fazer farinha de coco

A farinha de coco é comercializada em diversos tipos de estabelecimentos, desde supermercados, feiras, até lojas especializadas em produtos naturais. Porém, você pode fabricá-la em casa se assim desejar.

Para tanto, pegue um pouco da polpa do coco seco, pique em pedaços e espalhe numa forma untada, levando ao forno pré-aquecido em 200º por cerca de 5 minutos.

Depois deste tempo, a polpa já vai esfarelar como uma farinha, e aí você vai dar uma mexida, espalhar novamente e devolver ao forno por mais 5 minutos.

Deixe a mistura esfriar e coloque-a em um pote de vidro previamente esterilizado, armazenando a sua farinha de coco em um local seco e arejado, longe de luz e de umidade.

E pronto, você já pode começar a incluí-la em sua alimentação diária, aproveitando-se dos muitos benefícios que ela traz para o nosso organismo.

Farinha de coco emagrece

A farinha de coco tem sido muito buscada por quem deseja emagrecer ou mesmo manter o peso que atingiu. E ela é sim um alimento capaz de ajudar nesses propósitos.

Isto porque a farinha de coco ajuda na sensação de saciedade, e quando nos sentimos desta forma, temos uma tendência a consumir menos alimentos.

Mas é claro que emagrecer depende não somente do consumo de algo, mas também da prática de atividades físicas com regularidade, além do correto consumo de outros alimentos, onde o excesso é sempre muito prejudicial.

E, é claro, de lembrar-se do consumo diário de água mantendo-se bem hidratado, bem como de ter o controle de suas sensações e sentimentos, além de buscar dormir bem todas as noites.

Como consumir farinha de coco

Você pode adicionar a farinha de coco na preparação de diversos pratos do seu dia a dia, como pães, bolos, tortas, biscoitos e bolachas, e assim por diante.

Ou mesmo pode incluir um pouco dela junto do consumo de outros alimentos, como nos sucos e vitaminas, na sua granola diária, acompanhando frutas, ou mesmo no seu iogurte.

Basta que você faça uma busca na internet para que encontre diversas receitas simples e práticas que irão te ajudar a incluir a farinha de coco no seu cardápio.

Nutrientes da farinha de coco

A farinha de coco, assim como o seu fruto, possui diversos nutrientes, que são extremamente benéficos para o nosso organismo quando consumidos nas quantidades corretas.

Dentre os nutrientes presentes na farinha de coco, temos:

  • Fibras.
  • Gorduras.
  • Minerais diversos, como cálcio e manganês.
  • Carboidratos.

E mesmo contendo gorduras, as presentes no coco e na farinha de coco são muito benéficas para o nosso organismo, por isso podem ser consumidas sem problemas.

É por causa dessas gorduras que do coco sai um óleo tão versátil e poderoso, utilizado para diversas finalidades.

Conclusão

A farinha de coco é, com toda certeza, um excelente alimento, utilizado para melhorar ou mesmo complementar a nossa dieta, trazendo variedade para o cardápio que organizamos no dia a dia.

É claro que o consumo dela precisa ser monitorado, pois o excesso pode aumentar a gordura corporal e o colesterol.

Por isso, se você deseja incluir a farinha de coco em sua dieta, converse com um nutricionista, para que saiba as quantidades certas e consiga assim aproveitar bem todos os benefícios que a farinha de coco pode nos trazer.