Benefícios da Farinha de Berinjela para a saúde

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre a farinha de berinjela, ressaltando diversas de suas qualidades, e os muitos benefícios que ela pode trazer para a nossa saúde, quando consumida corretamente.

A berinjela em si já é muito conhecida, mesmo não sendo do gosto de todos. Porém, ela é um alimento muito versátil, sendo inclusive uma ótima escolha para quem quer consumir certos pratos e manter-se na dieta.

Por isso, a berinjela é muito utilizada na produção de lasanhas, substituindo a massa, ou mesmo como um complemento das saladas, deixando-as saborosas e muito nutritivas.

Mas a farinha de berinjela ainda é um pouco desconhecida, sendo uma opção muito versátil para incluir o alimento mais vezes em nossa dieta, aproveitando os seus benefícios para nos ajudar no ganho de saúde e no emagrecimento.

O que é farinha de berinjela

A farinha de berinjela é um composto feito a partir do fruto da berinjela, sendo utilizado para complementar a alimentação, ou como substituta na preparação de diversos pratos alimentícios de nosso dia a dia.

É considerada extremamente benéfica para saúde, ajudando a combater diversos males e sendo um importante auxílio para a perda ou a manutenção do peso.

Benefícios da farinha de berinjela

Dentre os benefícios mais importantes da farinha de berinjela, podemos destacar:

  • Ajuda a prevenir doenças e condições envolvendo o coração e o pulmão;
  • Ajuda na redução da gordura do corpo;
  • Ajuda na redução do colesterol;
  • Auxilia na perca de peso, pois ela traz a sensação de saciedade, o que faz com que a pessoa se alimente menos;
  • Auxilia a controlar o desejo pelo consumo de doces e açúcares em geral;
  • Auxilia no aumento da imunidade;
  • É bom para pessoas que possuem diabetes, já que ajuda a controlar a insulina no organismo;
  • Melhora as funções intestinais.

É claro que estes benefícios aparecem quando consumimos a farinha de berinjela em quantidades corretas, além de associar o seu consumo a outras atividades saudáveis, como exercícios, boa alimentação e boas noites de sono.

Propriedades da farinha de berinjela

A farinha de berinjela, assim como o seu fruto, possui diversas propriedades nutricionais, como niacina, uma vitamina que nos ajuda a manter nossa energia diariamente.

E também muitas fibras, que é o que mais compõe este alimento. Por isso é importante beber muita água diariamente a partir do momento que incluir a farinha de berinjela na dieta cotidiana.

E mesmo quando se transforma a berinjela em farinha, suas propriedades não são muito diminuídas ou perdidas, mantendo os benefícios que este alimento pode trazer para nós.

Para que serve a farinha de berinjela

A farinha de berinjela pode ser utilizada como um complemento da sua alimentação diária, de maneira a ajudar no desenvolvimento da boa saúde ou na perda de peso.

Ou mesmo pode substituir alguns alimentos que compõem os pratos que você mais cozinha todos os dias, de maneira que os benefícios que ela fornece para a sua saúde sejam assim alcançados.

Como fazer farinha de berinjela

Para fazer a farinha de berinjela, você deverá escolher algumas berinjelas, limpá-las e cortá-las em cubos, mantendo a casca. Depois, você vai dispô-las numa forma untada, espalhando-as bem, para então levá-las ao forno pré-aquecido em 200º.

Deixe no forno por mais ou menos 2 horas, ou até que os cubinhos fiquem bem crocantes. Depois, é só bater no liquidificador ou processá-la, até que ela vire um pó.

Guarde em um pote de vidro esterilizado e bem vedado, longe de qualquer fonte de luz ou calor. Na verdade, o melhor local para guardar a farinha é num pote de vidro dentro da sua geladeira.

Farinha de berinjela emagrece

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fizeram diversos testes com a berinjela e conseguiram determinar que ela auxilia sim no processo de emagrecimento.

Por isso, acredita-se que a farinha de berinjela tenha resultados semelhantes, considerando que o processo de desidratá-la e transformá-la em farinha não muda muito suas propriedades e nutrientes.

Mas, como citamos acima, para atingir este objetivo, é necessário que o consumo da farinha de berinjela seja feito nas quantidades diárias corretas, além de realizar outras ações.

Como consumir farinha de berinjela

A farinha de berinjela pode ser adicionada no seu cardápio ao incluí-la junto com frutas, principalmente as cítricas, como laranja, limão e mexerica. Você pode fazer sucos, ou adicionar um pouco da farinha no seu iogurte com frutas.

Ela pode ainda ser adicionada nas receitas de sopas, cuscuz, no seu arroz, ou mesmo no meio da mistura de bolos, pães e tortas.

Lembrando que, ao incluí-la na sua dieta, você deve também aumentar o consumo de água, pois a farinha de berinjela contém muita fibra, e o consumo dela sem a correta hidratação pode levar a constipar o seu intestino.

Por isso, é recomendado que se beba entre 1,5 litro e 2 litros de água por dia quando se inclui a farinha de berinjela na dieta.

Nutrientes da farinha de berinjela

A farinha de berinjela possui diversos nutrientes, que nos ajudam a atingir os benefícios que citamos acima. Os principais são:

  • Carboidratos.
  • Gorduras.
  • Fibras.
  • Proteínas.
  • Vitaminas, como a B3 e a C.

É importante ressaltar que os níveis de gordura presentes na farinha de berinjela são extremamente baixos se comparados com outros tipos de alimento, e que ela é rica principalmente em fibras.

Conclusão

Como você pode perceber, a inclusão da farinha de berinjela pode trazer muitos benefícios para o nosso organismo, nos ajudando a melhorar e a manter nosso nível de saúde.

Basta se lembrar de não consumi-la demais, e se tiver dúvidas em relação ao quanto incluí-la na dieta, basta verificar com seu nutricionista, de maneira a aproveitar bem todos os benefícios que a farinha de berinjela pode nos proporcionar.