Benefícios do Vinagre de Maçã para a saúde

Feito a partir da fermentação do estrato ou suco da maçã, o vinagre de maçã é muito procurado por ser conhecido como milagroso em diversos aspectos.

Muitos acreditam que ele auxilie no emagrecimento, faça bem para o cabelo e até mesmo cure o refluxo. Porém, não existem pesquisas que comprovem tais propriedades.

Utilizado no mundo inteiro como condimento e conservante de alimentos, o vinagre de maçã possui efeitos semelhantes aos da fruta em sua forma normal. E assim como qualquer outro alimento, não faz nenhum milagre, mas pode, sim, ser benéfico para nossa saúde.

O vinagre de maçã também é conhecido pelo nome “vinagre de cidra” e possui características que nos permitem utilizá-lo para limpar superfícies com mais facilidade.

Benefícios do vinagre de maçã

Os benefícios do vinagre de maçã ainda estão sendo estudados. Até o momento, o que podemos afirmar é que;

  • O vinagre de maçã pode auxiliar na regulação da glicose sanguínea;
  • Pode estimular o apetite;
  • Auxilia no controle da pressão arterial;
  • Pode ajudar nos processos de digestão.

Propriedades do vinagre de maçã

Mesmo tendo suas propriedades em relação com o setor alimentício ainda sendo estudadas, o vinagre de maçã possui outras características que podem ser úteis no nosso dia a dia. Um bom exemplo destas utilidades seriam as suas capacidades de auxiliar em processos de limpeza caseiros, como:

  • Quando unido a um pouco de água, o vinagre de maçã pode evitar que as formas fiquem pretas durante o processo de banho maria.
  • Ao usarmos o vinagre de maçã em panelas de alumínio ou inox, podemos deixá-las limpa com mais facilidade. Para isso, adicione um pouco de água na panela, juntamente com 4 colheres de sopa de vinagre de maçã e leve-a ao fogo.
  • O vinagre de maçã pode também ser útil para a remoção de gordura de fogões e frigideiras. Para que tal processo ocorra, coloque algumas gotas de vinagre e um poco de água nos utensílios e deixe-os de molho por cerca de 15 minutos.

Nutrientes do vinagre de maçã

Advindo do suco de maçã concentrado, o vinagre de maçã possui os seguintes nutrientes:

  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Potássio;

É importante ressaltarmos que grande parte da sua composição é água e que os nutrientes apresentados acima estão presentes em uma quantidade muito pequena.

Como fazer vinagre de maçã

Fazer o vinagre de maçã caseiro é muito simples, porém, pode levar alguns dias. Para realizarmos tal processo, precisaremos apenas dos seguintes ingredientes:

  • 6 maçãs grandes;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 2 litros de água.

Passo a passo para fazermos o vinagre de maçã:

  1. Separar a água que iremos utilizar e então retirar o cloro de sua composição. Para realizar tal tarefa, basta deixarmos a água em um recipiente aberto por cerca de 24 horas.
  2. Em um pote de vidro ou cerâmica, preferencialmente que contenha uma “boca” mais larga, misture a água, o açúcar e a maçã em pedaços. É importante que deixemos o pote destampado.
  3. Mantenha a mistura desta maneira por alguns dias, misturando-a de tempos em tempos (movimento importante para prevenir que apareçam mofos na nossa receita).
  4. Em certo momento, a solução começará a borbulhar, então, podemos passar a mexê-la com menor frequência, sendo uma vez ao dia o suficiente.
  5. O processo de fermentação dura cerca de uma semana. Entretanto, é importante que o líquido já tenho parado de borbulhar, caso contrário, indica-se que espere mais um dia. Após este período, podemos coar a receita.
  6. O vinagre de maçã pode durar meses, entretanto, é importante que seja armazenado da forma correta. Procure deixá-lo longe de locais quentes e úmidos.

Vinagre de maçã ajuda a emagrecer?

Segundo a literatura estudada por nutricionistas atualmente, não existem comprovações de que o vinagre de maçã auxilie no processo de emagrecimento.

Tal suposição é feita a partir do fato de que o vinagre de maçã apresenta os ácidos málico, a pectina e alguns outros compostos que fazem bem para o nosso organismo. Entretanto, tais compostos estão presentes da mesma forma em uma maçã em seu formato original.

Vale ressaltar que é consenso entre todos os nutricionistas que nenhum alimento sendo usado de forma isolada é capaz de emagrecer ou engordar. A alimentação deve ser vista como um todo e ter como principal foco o consumo de alimentos ricos em nutrientes para a nossa saúde.

Como consumir o vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ser consumido de diversas formas, dentre elas:

  • Em saladas, como tempero;
  • Misturado com ingredientes como orégano, ele pode se tornar um ótimo molho para carnes;
  • Pode ser colocado no arroz para deixá-lo com o aspecto “soltinho”. Basta acrescentar cerca de uma colher de sopa do ingrediente na água durante o cozimento.