Benefícios do Araçá para a saúde

O Araçá é uma pequena fruta de formato arredondado, com sementes e de cores variadas dependendo da espécie, podendo ter tons amarelados, esverdeados ou até mesmo alaranjados.

É conhecida cientificamente como Psidium, pertencente à família das Myrtaceae, originada na região sudeste da África.

Suas flores têm cinco pétalas brancas e perfumadas, e seu arbusto possui cerca de cinco metros de altura. Seus frutos são procurados por pássaros e morcegos frugíferos e suas flores são procuradas por abelhas nativas, assim contribuindo para a sua preservação.

araçá benefícios

Sua planta prefere lugares mais iluminados, úmidos e de altitude elevada, mas também é resistente a geadas. No Brasil, o araçá é mais comum ser encontrado desde a Bahia até Rio Grande do Sul.

A fruta araçá tem um sabor semelhante ao da goiaba. Esta fruta é rica em Vitaminas A, B e C, Carboidratos e Proteínas.

A frutificação do araçá ocorre principalmente no verão e na primavera. O araçazeiro possui a capacidade de atrair a fauna por seu rápido crescimento. Isso pode trazer benefícios para áreas degradadas, proporcionando a recuperação das matas.

As raízes e o óleo retirado das folhas do araçá podem trazer muitos benefícios. Funcionam como antidiarreico e antibiótico.

A fruta araçá possui pouca acidez e um cheiro mais acentuado em relação à goiaba. Há várias espécies de araçazeiros que dão saborosas frutas, que podem ser comidas nas bagas e já maduras.

Apesar de sua acidez, é mais comum que o araçá seja consumido em forma de doces, bebidas e sorvetes, por sua polpa ser considerada muito suculenta e saborosa.

Assim como diversas árvores e plantas, as folhas do araçá são muito bem aproveitadas para a medicina brasileira.

A fruta possui muitos benefícios para a nossa saúde e podem ser facilmente adicionados na dieta do nosso dia a dia.

Ela é muito conhecida no Brasil por ser uma fruta nativa, saborosa e muito conhecida, estando presente em variados ecossistemas brasileiros como na Amazônia, no Pantanal, no Cerrado, nos Pampas Gaúchos e na Mata Atlântica.

É indicado que o araçá seja consumido pouco tempo após a colheita ou a compra, pois, além de ser uma fruta muito frágil, torna-se rapidamente perecível.

Agora que você conheceu um pouco sobre a fruta araçá e para que ela serve, continue lendo para que conheça sobre seus grandes benefícios, como aplicá-la na alimentação do seu dia a dia e, até mesmo, como usá-la para cura!

Benefícios do Araçá

O araçá possui alto teor de Vitamina C, totalizando em cerca de três ou quatro vezes o que proporcionam as laranjas, além de possuir também atividades antioxidantes.

Vitaminas A e B também podem ser encontradas na fruta, além dos seus carboidratos, proteínas e antioxidantes. Por possuir essas características, o araçá é fortemente indicado para tratamentos de gripes, resfriados, infecções, prisão de ventre e ansiedade.

E seus benefícios não param por aí! A fruta ainda é rica em Cálcio, Ferro e Fósforo. Sendo assim, contém nutrientes o suficiente para tratamentos de saúde.

Possui óleos essenciais com atividades antimicrobianas, antocianinas e carotenoides. Além de mucilaginosa e adstringente, como a fruta possui diversos minerais, pode ser usada para combater doenças como diarreia e doenças inflamatórias.

A planta do araçá pode ser muito resistente a pragas e doenças. Ela é capaz de reforçar o sistema imunológico, prevenindo doenças, além de ser usada como tratamento da osteoporose e também como propriedades terapêuticas.

Composta por água, vitaminas, sais minerais, ácido, açúcar, celulose, ferro, cálcio, fibra e muitos outros nutrientes, os benefícios do araçá nos proporciona muito mais saúde e qualidade de vida.

araçá propriedades

A fruta é indicada para prevenção à osteoporose, combate ao excesso de ácido úrico, anemia e prisão de ventre. Tem também a sua composição de antocianinas e fenol com atividades potentes de antioxidantes.

Há algumas espécies de plantas do araçá, cuja as cascas podem ser usadas para estancar hemorragias em geral. Araçá-de-Coroa é uma delas.

A fruta araçá, rica em fibra dietética, é muito eficaz em problemas cardíacos e altos níveis de açúcar e colesterol no sangue, além de ser um excelente digestivo.

Existem diversas espécies de araçás, sendo as mais comuns: araçá amarelo, araçá vermelho, araçá goiaba, araçá roxo e muitos outros.

Deficiência de vitamina A pode resultar em cegueira noturna e uma visão mais fraca. O araçá contém uma boa dose de vitamina A, portanto, consumi-la regularmente pode  ajudar a melhorar a visão e sua saúde.

A fruta também é capaz de ajudar na prevenção de formação de catarata e na melhora da saúde geral de seus olhos.

Os benefícios do araçá não são incríveis? Conhecendo um pouco sobre o araçá e para que serve, vamos conhecer alguns tipos.

Tipos de Araçá

Há variadas espécies de araçás que se destacam por seus sabores adocicados e, outros, amargos. Atualmente, algumas espécies se destacam, conhecidas cientificamente como Psidium Cattleyanum, Psidium Guineense e Psidium Longipetiolatum.

Seja a árvore de araçá chamada popularmente de araçazeiro, são conhecidas pelas características dos seus frutos, com alto teor de vitamina C, sabor exótico e tendo uma ótima aceitação pelos seus consumidores.

A árvore do araçá também se destaca pelo aproveitamento da sua madeira, sendo utilizadas também suas cascas e folhas na medicina. Podem ser árvores ou arbustos, podendo medir cerca de cinco metros de altura.

As espécies de araçá são facilmente confundidas umas com as outras, por algumas possuírem dois ou mais nomes.

Algumas espécies das mais conhecidas por seus benefícios são:

Araçá Amarelo: o mais tradicional dos araçás. A propagação se dá em sementes como as outras espécies, mas suas mudas também podem ser plantadas quando em cerca de 45cm, tendo porte arbustivo como mais comum. Como o nome já diz, sua cor é amarela quando bem madura.

Araçá Goiaba: é semelhante ao araçá amarelo, conhecido também como goiabeira. Possui sabor bem doce quando maduro.

Araçá Vermelho: muitas vezes chamado também de araçá rosa. Possui o sabor mais acidulado da espécie.

Araçá Roxo: fruta ainda não popularmente cultivada, sendo encontrada em seu habitat natural. Sua polpa é a mais suculenta da espécie, contendo também um sabor ácido. Contém substâncias laxantes que regulam o intestino

Como consumir Araçá

A fruta Araçá é principalmente consumida na natureza, diretamente das bagas. Podem ser ingeridas em formas de sucos, doces e geleias.

Para preparar geleia de araçá, basta você bater o araçá no liquidificador, sem água. Após ter formado uma pasta, você despeja em uma panela e leve ao fogo preferencialmente médio.

araçá

Adoce ao seu gosto e deixe fervendo entre uma e duas horas, mexendo de vez em quando, até que pegue forma de caramelo.

Depois de pronta, deixe descansar e guarde em embalagens bem fechadas e em um lugar fresco. Você pode preparar uma geleia de araçá combinando com outras frutas também!

Basta tirar as cascas e os caroços dependendo da fruta, lavar bem e adicionar ao liquidificador junto ao araçá. Adoce a gosto e siga os mesmos procedimentos.

Você também pode usufruir do araçá para fazer um delicioso suco! Basta apenas colocar a polpa do araçá no liquidificador, adicionar água, adoçar a gosto e bater por uns 30 segundos e está pronto! Você pode beber em temperatura ambiente ou gelado.

Para usufruir de todos os benefícios do suco, é recomendável ingeri-lo pelo menos duas ou três vezes por semana. O suco também ajuda a repor os sais minerais.

Claro que não podemos deixar de falar do chá de araçá. O chá pode ser feito adicionando água fervente sobre uns 3 brotos com algumas folhas. Você pode medir com a quantidade de xícaras dentro de uma panela.

Considerações sobre o Araçá

O araçá pode ser encontrado em lojas de alimentos naturais, feiras ou até na internet. Fique atento para que a fruta esteja em bom estado e bem embalada.

O araçá, por ser uma fruta frágil e rapidamente perecível, precisa ser manuseado com cuidado. Lave-o bem com água corrente e mantenha-o em ambiente limpo, para que não haja problemas com o consumo.

Entre as propriedades do araçá, ela possui ação calmante, diurética e anti-inflamatória, sendo usada para combater as inflamações bucais e gastrointestinais, urogenitais e intestinais. A infusão de folhas e brotos é indicada, como as goiabas, para tratar diarreias e hemorragias.

É aconselhável ou até mesmo indispensável contar com o acompanhamento médico para o consumo de araçá em caso de pessoas que já sofram alguns problemas de saúde.

É importante realizar exames e averiguar a circunstância, seja do chá de araçá ou qualquer meio de consumo.

A combinação da fruta araçá pode ser feita com diversos hábitos saudáveis, como beber bastante água diariamente, ter boas noites de sono, consumir alimentos orgânicos e sem agrotóxicos.

Potencializando os efeitos do araçá também pode ser muito eficaz! Desde que sempre tome os cuidados necessários e faça ao menos uma consulta médica. Tudo para que te proporcione ainda mais saúde e qualidade de vida!

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Feijoa

Benefícios e Propriedades da Pitanga

Benefícios e Propriedades da Mangaba

Benefícios e Propriedades da Acerola

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades do Pequi

Benefícios e Propriedades da Graviola