Benefícios do Pequi para a saúde

Pequi, cujo nome vem do Tupi, é uma fruta popular do cerrado brasileiro e amplamente utilizada na culinária do norte de Minas Gerais, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O tamanho corresponde ao de uma maçã, a casca é de cor verde e o fruto tem uma polpa macia e amarela.

Pequi fruta

A fruta dispõe de quantidades significativas de vitaminas A e C, logo, contemplam propriedades essenciais para o organismo. A vitamina C, além de ajudar no sistema imunológico, aprimora a absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal.

pequi benefícios

Árvore de pequi

O pequizeiro é uma árvore que pode chegar até doze metros de altura e pode ser classificada como frutífera e oleaginosa. O caroço é revestido por uma polpa amarelo-claro, comestível e macia, envolta por uma camada de espinhos. A germinação do pequi pode demorar até doze meses, no entanto, menos da metade dos caroços germinam.

Levemente pesada e resistente, a madeira da árvore é própria para construção civil e naval. As cascas do pequi têm ação febrífuga e o óleo extraído da polpa é rico em vitamina A e E.

O óleo extraído da semente é indicado para combater resfriados e bronquite e também está disponível no formato de cápsulas.

Pequi espinho

A camada de espinhos tem uma função essencial para os frutos. Tendo em vista que, na natureza, há diversos consumidores naturais, como ratos do campo, capivaras e antas, por exemplo, a procura seria tão intensa que não haveria manutenção da espécie. Nessa perspectiva, entende-se que essa proteção foi surgindo conforme a evolução da espécie para garantir a proteção da semente.

Devido a isso, essa fruta também é conhecida por “pele espinhenta”.

Propriedades do pequi

O pequi possui propriedades como:

  1. Cicatrizante;
  2. Digestiva; e
  3. Anti-inflamatória.

Benefícios do pequi

  1. Protege a saúde ocular

Considerando que o pequi é uma fonte de vitamina A rica em carotenoides, ele atua como antioxidante, sobretudo nos olhos. Essa ação impede a degeneração macular e até mesmo a catarata, que são causadas pelos radicais livres.

Os carotenoides presentes são o caroteno, licopeno e luteína, essa última, por sua vez, atua na estrutura ocular.

  1. Prevenção do câncer

Pesquisas apontam que uma dieta abundante em antioxidantes, como o pequi, ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer. Isso se dá devido ao combate aos radicais livres, compostos que podem desencadear processos de degeneração dos tecidos do corpo.

pequi propriedades

  1. Redução de lesões em atletas

As propriedades anti-inflamatórias do pequi vão de encontro aos objetivos dos praticantes assíduos de atividades físicas. Foi feito um estudo em que atletas deviam se alimentar de grandes quantidades de pequi. O resultado mostrou que que houve uma considerável redução da inflamação nas articulações e na musculatura.

  1. Combate ao envelhecimento precoce

Os radicais-livres também são responsáveis pelo envelhecimento da pele. Diante disso, consumir alimentos como o pequi, rico em antioxidantes, melhora a elasticidade da pele.

Benefícios do óleo de pequi

  1. Alívio de dores musculares

Estudos feitos recentemente apontam que o óleo extraído do pequi pode diminuir as dores nas articulações e nas costas. Para as pessoas que possuem um ritmo intenso de atividades físicas, utilizar esse óleo pode ser uma boa saída após os treinos.

  1. Otimiza o processo digestivo

Cabe mencionar que o óleo de pequi é composto por fibras. Tal nutriente é conhecido por melhorar o trato intestinal, que inclui diminuição da prisão de ventre, cólicas e a diarreia. Ademais, as fibras contribuem no processo de eliminação do colesterol ruim do organismo e bem à saúde cardíaca.

  1. Abundância em vitamina A

A vitamina A é um nutriente que auxilia o sistema imunológico, ampara a visão quando a luz está fraca e atua no desenvolvimento do tecido epitelial.

  1. Atua como anti-inflamatório

Um dos grandes benefícios do óleo de pequi é o combate às inflamações. É importante mencionar que uma das consequências da inflamação no organismo é o estreitamento de coágulos sanguíneos, que, por sua vez, pode agravar os problemas cardíacos.

Contraindicações do pequi

Não há contraindicações quanto ao consumo dessa fruta. Entretanto, devido ao seu alto valor calórico e também do óleo, pessoas que estão no processo de emagrecimento devem ingeri-la com moderação.

Faz-se importante destacar que não há estudos no que tange à quantidade recomendada dessa fruta diariamente. Contudo, como trata-se de um alimento calórico, indica-se que o consumo seja feito moderadamente.

Fruta pequi como comer

O pequi tem duas partes que são próprias para consumo: a polpa, que envolve a casca, e a castanha dentro do caroço.

A fruta, que pode ser consumida com as mãos, também pode ser usada em receitas.

Caso queira consumir a castanha, é preciso aguardar a semente do pequi secar por uns dois dias e torrá-la posteriormente. Embora seja benéfico para a saúde, é pouco utilizada em receitas.

A polpa é amplamente utilizada, especialmente no preparo de saladas, arroz, frango e peixe.

Receitas com pequi

Veja a seguir algumas receitas selecionadas com pequi:

Pequi com arroz

Essa receita de arroz com pequi é fácil de se fazer. Além da praticidade, é um ótimo prato para almoçar com a família.

Ingredientes

– 1 xícara (chá) de arroz

– 3 xícaras (chá) de água

– 1 colher (chá) de azeite e/ou óleo

– 10 a 15 pequis

– Alho picado (a gosto)

– Cebola (a gosto)

– Salsinha picada (a gosto)

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o azeite e/ou óleo e refogue a cebola. Coloque o alho, deixe dourar e acrescente o arroz. Coloque a água, que deverá estar quente, e os pequis. Espere cozinhar.

Caso queira, jogue a salsinha por cima e sirva. Essa porção rende para quatro pessoas.

Não esqueça que a polpa deve ser mordida superficialmente, visto que os espinhos podem machucar a gengiva e são difíceis de serem retirados.

Pequi com frango

A receita que mostraremos a seguir é típica do cerrado brasileiro.

Ingredientes

– 15 a 20 pequis

– 1 frango

– 2 tomates

– 1 pimentão

– 3 colheres (sopa) de óleo

– 4 colheres (sopa) de vinagre

– 1 colher (sopa) de sal

– Alho (a gosto)

– Colorau (a gosto)

– Cebola (a gosto)

– Pimenta (a gosto)

Modo de preparo

Corte o frango em pedaços e lave com o vinagre diluído em ½ copo de água. Ao perceber que ele não está mais escorregadio, molhe em água corrente. Tempere à maneira que quiser e deixe descansar por cerca de quinze minutos.

Após esquentar o óleo em uma panela, adicione o alho amassado e o colorau. Deixe dourar. Adicione o pequi já limpo e o frango em pedaços. Refogue. Acrescente a cebola, pimentão e o tomate cortados em cubos.

A água deverá ser adicionada aos poucos. Um caldo grosso irá se formar. Adicione sal a gosto.

Sirva com arroz branco ou integral e salada.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Mangaba

Benefícios e Propriedades da Pitanga

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades da Acerola

Benefícios e Propriedades do Abacate