Benefícios da Feijoa para a saúde

Com nome científico de Acca sellowiana, a feijoa tem formato redondo a oblongo, casca grossa, lisa ou rugosa, de cor verde acinzentado ou verde oliva. Tem a polpa branca e gelatinosa.

É uma fruta com um sabor doce e um pouco ácida, mas muito agradável e exala um perfume encantador. O sabor pode lembrar o abacaxi e o morango. A feijoa é uma fruta nativa do sul do Brasil, mas foi espalhada por diversos países da Europa, da Ásia e da América Latina, além de ser muito conhecida na Nova Zelândia. A Feijoa, ou Goiaba Serrana, tem grandes propriedades terapêuticas, pois é rica em vitaminas e sais minerais.

feijoa benefícios

O fruto recebeu o nome de goiabeira-serrana ou goiaba da serra, por ser parecida com a goiaba comum apenas em sua parte externa. Com a polpa da feijoa, é possível produzir geleias, gelatinas e sucos. Além disso, as flores são usadas para decorar saladas, bolos e pratos.

Durante algum tempo, a fruta serviu de alimento para alguns grupos étnicos da região sul do Brasil, de onde a fruta é nativa. A parte da planta que é mais utilizada pelas pessoas é o fruto, que pode ser consumido in natura ou processado de diversas formas. Em alguns locais onde a feijoa não consegue se tornar própria para o consumo, a parte que é aproveitada são as flores. Na Nova Zelândia, por exemplo, existem treze produtos derivados da feijoa, tais como: espumantes, sucos puros, molhos e geleias.

A feijoa é encontrada com maior frequência em áreas com altitude superior a 1.000 metros, junto com a formação de bosques e matas de araucárias.

Propriedades da Feijoa

A feijoa contém diversas vitaminas, tais como vitamina C, que é muito importante para fortalecer o sistema imunológico e ajudar a prevenir algumas infecções respiratórias sazonais; vitamina D; vitaminas do complexo B; ácido fólico e alguns minerais, como iodo, fósforo, potássio, cálcio, magnésio.

Muito popular na Nova Zelândia, a fruta fez parte de alguns estudos na Universidade de Auckland. Os pesquisadores identificaram a presença de antioxidantes. Essas substâncias combatem radicais livres, o que ajuda no controle e na prevenção de fatores associados ao envelhecimento. Os antioxidantes, por auxiliarem o sistema imunológico, apresentam ação antimicrobiana, aumentando o combate a bactérias e vírus.

feijoa propriedades

Um estudo feito no Japão afirmou que a feijoa pode combater alguns tipos de câncer e, também, prevenir doenças autoimunes em decorrência da presença de polifenóis na fruta.

Benefícios da Feijoa

1.Feijoa para gestantes

A feijoa é considerada uma fruta saudável para mulheres grávidas. É rica em ácido fólico, que é bastante importante para gestantes, pois auxilia na formação neural do feto, e também pode proteger contra a anemia. Dois problemas que podem ser aliviados com o consumo regular da feijoa é a fadiga e a vertigem, que estão associadas à anemia, pois a feijoa é rica em ferro e sais minerais, fundamentais no período de gestação.

2.Feijoa para problemas intestinais

A feijoa é boa para diminuir a constipação, pois tem um conteúdo fibroso que é utilizado no alívio de algumas doenças intestinais. A fruta alivia a constipação e também pode garantir que você não sofra de flatulência.

3.Feijoa para o metabolismo

A feijoa contém uma quantidade alta de iodo e é altamente recomendada para quem sofre com a deficiência dessa substância. Para pessoas com hipotireoidismo, a fruta pode ser bastante interessante, pois a deficiência de iodo pode levar a uma desaceleração do metabolismo. A baixa quantidade dessa sal mineral no organismo pode provocar ganho excessivo de peso, pele seca, fraqueza, maior sensibilidade ao frio, constipação e depressão.

4.Feijoa para a memória

Se for consumida regularmente, a feijoa pode ajudar na estimulação cerebral e retardar o aparecimento de doenças degenerativas da cognição, associadas ao declínio da atividade neuronal, como a demência e a doença de Alzheimer. A fruta é bastante indicada para idosos que foram diagnosticados com um estágio inicial de demência e, também, para estágios iniciais ou avançados da doença de Alzheimer.

5.Feijoa contra os Radicais Livres

 A feijoa protege o organismo contra os radicais livres. A fruta é rica em vitaminas essenciais e em antioxidantes, que normalmente podem reduzir o estresse oxidativo. Essa ação resulta em menor incidência de danos provocados pelos radicais livres. Esses danos são conhecidos por provocarem o envelhecimento prematuro.

6.Feijoa para prevenir o resfriado

O consumo regular da fruta feijoa ajuda a prevenir os famosos resfriados, pois a fruta pode aumentar a imunidade. Contém uma grande quantidade de vitamina C, que, em uma boa quantidade, previne o resfriado e algumas outras doenças comuns.

7.Feijoa pode ajudar a prevenir o câncer

O fruto melhora os níveis de oxigênio presentes nas células e ajuda a combater alguns efeitos negativos relacionados ao estresse. Essa melhora nos níveis de oxigênio provoca a redução da incidência de danos causados pelos radicais livres. Assim, acaba reduzindo o risco de câncer.

feijoa

8.Feijoa para uma pele mais lisa e macia

A indústria de cosméticos começou a usar o extrato da fruta em muitos produtos, tais como: máscaras, cremes, batons e sprays. Essa utilização ocorre devido ao alto nível de nutrientes presentes na feijoa. A polpa, juntamente com as sementes desta fruta, pode servir como um esfoliante natural para o rosto e para o corpo, deixando, assim, a pele mais lisa, fina e macia.

9.Feijoa para ajudar na redução dos sintomas dos Transtornos Depressivos

A fruta é composta por vitaminas extremamente necessárias para o funcionamento do corpo e, também, por muitos nutrientes vitais. Um estudo recente sugeriu que consumir três porções da fruta feijoa ou de seus derivados regularmente pode reduzir o risco de depressão. Tudo isso se deve à presença de alguns compostos que servem como anti-inflamatório e antioxidante, assim como resveratrol. Portanto, ajuda a melhorar a memória e diminui os níveis de estresse e também de ansiedade.

Como plantar Feijoa

A feijoa deve ser plantada em um local com bom solo, preferencialmente, com incidência solar direta. Adapta-se, normalmente, a diferentes tipos de solo, desde que o solo seja bastante arejado e drenado. A germinação acontece entre 1 e 4 meses. A feijoa germina facilmente a partir das sementes plantadas em um solo arejado e com terra de boa qualidade. Basta abrir pequenos buracos de 10 centímetros em um solo rico em vitaminas e depois colocar as sementes dentro e cobrir. A feijoa só vai começar a dar frutos a partir do quarto ano; antes disso, ela só poderá oferecer flores com um aroma bem agradável e com uma cor chamativa.

Flores da Feijoa

As flores da feijoa têm pétalas vermelhas e carnudas. As pétalas podem ser usadas em saladas. Como são muito saborosas, são apreciadas por algumas aves, como o Sanhaço-cinzento e a Saíra-preciosa. As flores vistosas são muito usadas para decoração de festas, recepções, reuniões, casamentos e para ornamentação.

Árvore da Feijoa ou Goiaba Serrana

A feijoa é um arvoredo frutífero, também conhecido como arbusto. Árvore nativa das regiões de terras altas no sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A feijoa é da mesma família da Pitanga e da Jabuticaba. A árvore tem o tronco ramificado e a casca é cinzenta. Pode atingir de 2 a 5 metros de altura. A copa da árvore é densa. As folhas são opostas, na parte superior a folha é verde e na parte inferior a folha é pálida. Floresce no verão, despontando flores vermelhas. As flores podem estar sozinhas ou em cachos.

Os frutos, normalmente, amadurecem no outono. Para saber se o fruto já pode ser colhido, deve-se passar diariamente para ver se ele está macio e se solta facilmente do ramo. A feijoa, depois de colhida, deve ser consumida em até duas semanas. Os frutos são repletos de sementes, semelhantes às de goiaba. Tanto o fruto quanto as flores podem ser consumidos.

Diferentes usos da Feijoa no dia a dia

Feijoa na culinária

  1. Sorvete de Feijoa
  2. Geléia de Feijoa
  3. Espumante de Feijoa
  4. Suco de Feijoa
  5. Licor de Feijoa
  6. Chá de feijoa

Feijoa na Medicina

A feijoa contém uma alta concentração de iodo. Portanto, a fruta é utilizada na medicina profilática para prevenir doenças nas glândulas da tireóide. A fruta também é utilizada em chás com a mesma finalidade.

Feijoa na cosmetologia

A feijoa tem ação antioxidante e, por essa razão, é usada em produtos anti- envelhecimento e anti-idade. Propriedades da feijoa estão presentes em cremes, máscaras e outros meios.

Malefícios da Feijoa

A feijoa contém uma grande quantidade de iodo e de sacarose. Por isso, pessoas que sofrem com o aumento da função da glândula tireóide (hipertireoidismo) e pessoas com diabetes, devem comer a fruta com moderação.

Curiosidades sobre a fruta Feijoa

  1. A feijoa quando está madura tem a cor verde.
  2.  O sabor da feijoa se torna mais atrativo em regiões com baixa temperatura.
  3. A fruta também é consumida por animais.
  4. A feijoa é facilmente encontrada em pontos de venda na Colômbia, pois é um produto muito importante para a economia do país.
  5. No Brasil, mais na Serra Gaúcha, a feijoa é conhecida como goiaba abacaxi, goiaba do mato, goiaba da serra entre outros nomes.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Goaiaba

Benefícios e Propriedades da Pitanga

Benefícios e Propriedades da Pitaya

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades da Graviola

Benefícios e Propriedades do Rambutão

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades do Marmelo

Benefícios e Propriedades do Caqui