Benefícios da Seriguela para a saúde – Quais as suas propriedades?
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
A seriguela (siriguela ou ciriguela) é uma fruta originária da América Central muito apreciada no nordeste brasileiro e ainda pouco conhecida e consumida em outras regiões do país. Aos poucos, a fruta começa a despertar a atenção daqueles que buscam uma alimentação mais saudável, já que possui uma composição nutricional rica, tem um baixo teor calórico e é rica em fibras. A fruta seriguela pode ser consumida in natura, inclusive com casca, ou usada no preparo de sucos, doces de compota, geleias, sorvetes etc.
A seriguela tem formato ovoide, com uma cor que vai do amarelo ao vermelho. Apresenta casca lisa e fina, tem polpa amarela de aroma bastante agradável e sabor doce. Seu caroço é branco e proporcionalmente grande ao tamanho do fruto.
Além de ser um energético saudável, a seriguela (como outras frutas) é fonte de sais minerais e vitaminas essenciais para a manutenção da saúde física e mental. Por isso, incluir a seriguela na dieta é uma forma natural, barata e gostosa de evitar doenças.
Uma característica da seriguela é ser uma fruta altamente perecível, devendo, portanto, ser consumida logo após seu amadurecimento. Devido a este fato, o uso da seriguela na fabricação de doces (artesanais ou industrializados) é uma alternativa para um melhor aproveitamento de sua produção.
A seriguela também é conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho, ciroela e ciruela-mexicana.
Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns sobre a fruta seriguela e a árvore que a produz, a serigueleira. Falaremos também sobre os benefícios da seriguela para a saúde e ensinaremos algumas receitas de doces, além de um saboroso e nutritivo suco da fruta.
Seriguela ou Siriguela?
Seriguela, siriguela ou ciriguela, afinal, qual a grafia correta do nome dessa fruta? A maioria dos dicionários e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras registram a forma ciriguela. Essa grafia deriva da palavra ciruela, como a fruta era chamada pelos colonizadores espanhóis (embora, na verdade, ciruela em espanhol signifique “ameixa”). Entretanto, é muito frequente encontrar as formas seriguela ou siriguela nos mais variados textos em língua portuguesa.
Em espanhol, a seriguela se chama jocote, nome oriundo da palavra xocotl, que significa “fruta” em náuatle (língua pré-hispânica ainda falada em algumas regiões do México e América Central).
Seriguela época
É possível colher a seriguela de dezembro a março. Sua safra costuma proporcionar grandes quantidades de frutos.
Seriguela árvore
O pé de seriguela, a serigueleira, cujo nome científico é Spondias purpurea L., teve origem na América Central e se adaptou bem às condições do clima de alguns países da América do Sul, como é o caso do Brasil.
A seriguela árvore tem porte pequeno, não ultrapassando em geral os 7 metros de comprimento. Durante os períodos de seca, as folhas do pé de seriguela caem, ocorrendo em seguida à época da floração.
Seriguela: como plantar
O plantio da seriguela pode ser feito através de sementes ou mudas. Como as sementes demoram muito para germinar e correm um grande risco de apodrecer, a melhor opção é plantá-la a partir de mudas (estacas), comprando-as prontas ou fazendo-as a partir de galhos.
Para fazer a muda de seriguela, utiliza-se galhos com aproximadamente 2 centímetros de grossura por 40 a 50 centímetros de comprimento. Deve-se retirar as folhas do galho, para que a planta não sofra desidratação por meio da transpiração folhar.
Os galhos devem ser plantados em terra adubada com esterco curtido e calcário, no local definitivo ou provisório de cultivo. Quando folhas novas começarem a nascer, significa que as mudas já podem ser transferidas para o local definitivo onde viverão. Escolher um local com boa incidência de raios solares é fundamental para a saúde da planta.
A seriguela começa a produzir frutos de 3 a 4 anos após seu plantio.
Seriguela engorda?
A seriguela não engorda, por seu baixo valor calórico e bom percentual de fibras. Na verdade, é uma fruta que pode e deve estar presente em dietas de emagrecimento.
Seriguela calorias
Conforme já exposto, a seriguela é uma fruta de baixo valor calórico. 100 gramas de seriguela contém em média 76 calorias.
Composição nutricional da seriguela
Cada 100 g de seriguela contém:
- Proteínas 1,4 g
- Lipídios 0,4 g
- Carboidrato 18, 9 g
- Fibra alimentar 3,9 g
- Cálcio 27 mg
- Magnésio 18 mg
- Manganês 0,06 mg
- Fósforo 19 mg
- Ferro 0,4 mg
- Sódio 2 mg
- Potássio 248 mg
- Cobre 0,12 mg
- Zinco 0,5 mg
- Tiamina 0,14 mg
- Vitamina C 27 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO, 2006).
Benefícios da Seriguela
Entre os benefícios da seriguela para a saúde, podemos citar:
1.Melhora o funcionamento do intestino – Por ser rica em fibras, a seriguela previne a prisão de ventre, principalmente quando a fruta é consumida com casca.
2.Tem propriedades diuréticas – Ao otimizar a eliminação de líquidos pelo organismo, o consumo da seriguela favorece a eliminação de toxinas e reduz o inchaço abdominal.
3.Ajuda a reduzir as taxas de colesterol – Efeito explicado pela grande concentração de fibras existente na seriguela.
4.Energético natural – Fonte de carboidratos, a seriguela fornece energia extra para a prática de atividades físicas, além de auxiliar em casos de fadiga e sonolência.
5.Indicada para o alívio de espasmos – Os minerais e vitaminas presentes na seriguela ajudam a evitar as cãibras musculares.
6.Auxilia no tratamento da diarreia – As fibras presentes na seriguela melhoram a absorção de água pelo intestino e aumentam o volume do bolo fecal, regularizando a frequência das evacuações.
7.Fortalece o sistema imunológico – Com uma boa quantidade de vitamina C em sua composição, a seriguela ajuda a tornar o organismo mais resistente contra infecções por vírus e bactérias.
8.Ajuda a tratar quadros de anemia – Como é fonte de Ferro, Cálcio e Fósforo, o consumo da seriguela é altamente indicado para pessoas que apresentam anemia.
Suco de seriguela
O suco de seriguela é muito saboroso e fácil de preparar. E para quem não encontra a fruta in natura em sua região, a alternativa é usar a polpa congelada da seriguela, que pode ser encontrada em grandes redes de supermercado e lojas especializadas em produtos naturais.
Receita de suco de seriguela (com a fruta)
Para preparar um refrescante suco de seriguela da fruta, são necessários os seguintes ingredientes: 400 gramas de seriguelas bem maduras, 1 litro de água e açúcar à gosto (refinado ou mascavo) para adoçar.
Primeiro, higienizar as seriguelas e bater no liquidificador (sem retirar as cascas) com um pouco de água). Coar a mistura, acrescentar o restante da água e adoçar. Servir bem gelado.
No caso de se optar pela polpa congelada, é só bater diretamente com a água e adoçar.
Seriguela: receitas
Além de ser uma delícia para comer ao natural ou fazer sucos, a seriguela é protagonista em várias receitas irresistíveis. Confira.
Doce de seriguela
Para preparar o doce de seriguela, você precisará de: 1 quilo de seriguela, 2 xícaras de açúcar e 1 litro de água.
Após higienizar as seriguelas, levá-las ao fogo médio com toda a água e cozinhar até que os caroços comecem a se soltar das frutinhas. Desligar o fogo, deixar a mistura esfriar e retirar somente as sementes das seriguelas. Bater a polpa (já sem os caroços) no liquidificador, até que se forme uma massa homogênea. Reservar essa massa resultante.
Em uma panela de fundo grosso, derreter as 2 xícaras de açúcar, sem deixar ficar escuro. Acrescentar a massa de seriguela batida ao açúcar derretido, mexendo sem parar até começar a ferver. Desligar o fogo e deixar o doce esfriar. Servir em temperatura ambiente ou gelado.
Geleia de seriguela
Ingredientes para a geleia de seriguela: 900 gramas de seriguelas maduras, 1 maça picada em pedaços pequenos, 250 gramas de açúcar.
Preparo: Higienizar as seriguelas e coloca-las em uma panela de fundo grosso junto com a maçã picada, acrescentar água suficiente para cobri-las. Cozinhar em fogo médio até que os caroços das seriguelas comecem a se soltar. Desligar o fogo e esperar até a mistura esfriar. Com a mistura fria, passá-la por uma peneira, retirando as sementes. Acrescentar as 250 gramas de açúcar à mistura peneirada e cozinhar, mexendo pausadamente, até adquirir o ponto de geleia (para verificar se está no ponto, coloque um pouco da mistura em um prato de vidro e confira a textura).
Sorvete de seriguela caseiro
Para fazer um delicioso sorvete caseiro de seriguela, os ingredientes são: 1 xícara e ½ de polpa de seriguela, 1 colher (sopa) de suco de limão, 1 lata de creme de leite e 1 lata de leite condensado.
Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Transferir a mistura para um refratário, cobrir com filme plástico e levar ao congelador por, no mínimo, 4 horas. Após esse tempo, retirar do congelador e bater novamente. Levar de volta ao congelador até endurecer e pronto, é só servir.
Como vimos, a seriguela é uma fruta que traz muitos benefícios para a saúde, ajudando a prevenir e tratar uma série de problemas. Infelizmente, ela ainda não é encontrada com facilidade em muitos locais do Brasil, mas com a difusão das informações sobre suas propriedades benéficas, o interesse em sua comercialização só tende a crescer. Como isso, produtores e consumidores se beneficiarão.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades do Cajá
Benefícios e Propriedades do Umbu
Benefícios e Propriedades da Pitanga
Benefícios e Propriedades do Jambo
Benefícios e Propriedades da Jabuticaba
Benefícios e Propriedades do Sapoti
Benefícios e Propriedades da Mangaba
Benefícios e Propriedades da Acerola
Benefícios e Propriedades do Abiu
Benefícios e Propriedades do Caimito
Benefícios e Propriedades do Araçá
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.