Benefícios do Caimito para a saúde

O Caimito é uma fruta de origem tropical pertencente à família Sapotaceae. É originada do Caribe, também podendo ser encontrada em Cuba, América do Sul, América Central e Antilhas.

O caimito é conhecido como Chrysophyllum Caimito ou Pouteria Caimito, cientificamente. Pouteria caimito é mais originado de Abieiro. É conhecido no Brasil também como Abiu Roxo e Aguaí.

caimito propriedades

Possui uma coloração chamativa e forte. Pode ter cor roxa, amarela, verde ou um pouco azulada. É uma fruta bem doce, suculenta e não acidulada. Seu tamanho pode ser de 1 à 3cm.

As frutas são globosas e em bagas. Sua polpa pode ser muito suculenta e conter algumas sementes. São rapidamente perecíveis em climas quentes.

O caimito, sendo muito saboroso e saudável, também tem alguns outros deliciosos métodos de consumo que, às vezes, vão até mesmo além de seus benefícios se consumido in natura.

O caimito pode ser consumido direto da natureza ou em sucos e geleias, o que o tornou muito popular e consumido no Brasil.

Suas árvores entraram e começaram a se propagar pela Amazônia. Adaptaram-se rapidamente ao clima e foram se espalhando por toda a região.

Também se encontram por toda a região América Tropical, graças à ajuda dos pássaros e outros animais. Tornaram-se bastante populares em áreas urbanas por sua incrível beleza e suas árvores podem proporcionar grandes sombras.

A árvore do caimito possui casca marrom, contendo um líquido branco pegajoso. Sua altura pode atingir cerca de incríveis 20 metros de comprimento. Suas folhas podem conter a cor verde em um dos lados e amarelada no outro.

A folhagem da árvore de caimito são ovais e lisas, podendo ser mais brilhante em um dos lados e conter pelos na parte inferior. Quando totalmente expostas à luz forte do sol, são capazes de brilhar e criar um efeito muito lindo à nossa vista.

Sua propagação, seja Abieiro ou Caimiteiro, é feita principalmente em solos bastante férteis, drenados expostos à luz solar. Prefere climas tropicais, podendo se adaptar a regiões mais frias.

Além de diversos benefícios que iremos observar, a fruta caimito também pode ser usada para meios medicinais, em especial suas folhas, que são usadas principalmente em cicatrizes e feridas.

Vejamos agora, todos os benefícios dessa deliciosa fruta!

Benefícios do Caimito

Como benefícios da fruta caimito, ela possui diversos nutrientes como: Água, Proteínas, Gordura, Cálcio, Fósforo, Ferro, Vitamina A, Vitaminas do complexo B e Vitamina C.

O caimito pode ser uma poderosa aliada da sua saúde e qualidade de vida. Seus nutrientes e benefícios podem servir não só para uma alimentação saudável, como também para diversos tipos de doenças ou lesões. Isso pode ser notado tanto da fruta como de sua planta.

Entre os benefícios do caimito, a fruta pode melhorar seu sistema imunológico, além de auxiliar na eliminação de toxinas.

Pode prevenir gripes e resfriados, por fortalecer o seu sistema imunológico e evitar a fraqueza corporal, que um dos principais sintomas da gripe.

A fruta também previne a formação de tumores e ajuda a fortalecer as cartilagens para promover síntese de colágeno no corpo, prevenindo o enfraquecimento das articulações.

Por evitar o acúmulo de gorduras e da fome intensa, o caimito ajuda a emagrecer. Isso o torna forte aliado para quem deseja perder peso e queimas aquelas gorduras localizadas.

O caimito também auxilia ao acelerar a recuperação muscular em praticantes de atividades físicas ou até mesmo em trabalhadores que praticam serviços árduos, pois auxilia na recuperação e hipertrofia muscular.

Além disso, a fruta pode evitar e combater fortes marcas que surgem na pele mesmo em pequenas ou médias lesões.

Como se já não fosse o suficiente, a fruta caimito ainda pode estimular a memória, a concentração e o raciocínio.

Em relação às folhas, elas são altamente recomendadas para tratar febre e diarreia além de adstringentes.

Tipos de Caimitos

Caimito Rambutão: Uma fruta que pode ter coloração vermelha e amarela. Possui notáveis saliências peludas e, às vezes, espinhosas, dando uma aparência bonita para uns e inibitivo para outros. Tem sabor doce e um pouco ácido. Proporciona nutrientes importantes para a saúde geral do corpo, como: proteína, fibra, vitamina C, cálcio, ácido fólico, fósforo, entre outros.

Caimito Mamey: É de origem da América Central. Sua casca é grossa e possui coloração marrom. Quando madura, deve ter coloração rosada no bico da casca e a polpa já alaranjada. Pode pesar cerca de 800g e ter tamanho por cerca de 15cm. Possui diversas vitaminas e propriedades para a saúde do nosso corpo, como:  potássio, ferro, cálcio, fósforo, zinco, magnésio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, entre outros.

Caimito Roxo: Também conhecido como Abiu Roxo, é um fruto esférico que pode medir cerca de 6cm, com uma casca fina e de coloração roxa. Sua polpa é considerada bem doce e saborosa. Conforme vai chegando no centro da fruta, vai ficando cada vez mais translúcida. Ajuda a tratar febre e diarreia. Possui nutrientes muito importantes, como: sais minerais, vitamina A, vitamina B, vitamina C, clorofila, entre outros. Seu óleo ajuda a tratar sintomas como dores de ouvido, infecções e feridas na pele.

Folha de Caimito

A folha de caimito pode ser muito poderosa se usada com maestria. Ela possui muitos nutrientes e métodos de consumo para tratamentos naturais e saudáveis. Observe algumas das excelentes receitas com a folha de caimito e suas propriedades:

Folha de caimito para problemas respiratórios: Ferva mais ou menos 1L de água por 15 minutos junto com a casca e algumas folhas de caimito. Após os 15 minutos, retire do fogo e espere esfriar. Tome uma xícara por dia. Caso esteja expelindo catarro e mucos, é aconselhável já ingerir pelo menos uma xícara a cada 4 horas. Ser quiser adoçar, faça com uma colher de chá de mel para cada 200ml.

Folha de caimito para diabetes: Ferva 1L de água para 15 folhas de caimito, 30 folhas para 2L e assim por diante, dependendo da quantidade que você deseja preparar. Deixe fervendo até a água ficar no mesmo nível que estão as folhas. Após isso, deixe esfriar e filtre todo o líquido antes de ingerir.

Folha de caimito para diarreias: Ferva 1L de água com algumas cascas e folhas de caimito. Deixe esfriar e coa a infusão. Ingerir uma xícara a cada 4 horas.

Folha de caimito para acnes e feridas na pele: Ferva 1L de água com cerca de 10 folhas de caimito, até que a água fique ao mesmo nível das folhas. Coe toda a infusão e use para lavar a área desejada. Opte por lavar várias vezes ao dia para que cure mais rapidamente.

Folha de caimito para sangramento de feridas ou sangramento retal: Lave com bem as folhas de caimito com água corrente e aplique na área afetada. Deixe agir entre 10 e 15 min. Após isso, lave a área com água fria.

Observações sobre o Caimito

Qualquer método de consumo de caimito não é recomendado para crianças menores de três anos e mulheres grávidas ou amamentando. As pesquisas ainda não comprovaram segurança durante a gravidez ou a lactação.

Pessoas e especialmente crianças que sofram de alguma doença, o consumo de caimito também não é comprovado ser seguro nessas circunstâncias. É aconselhável sempre consultar um médico para evitar sérias irritações ou outros problemas que podem se tornar graves. Quaisquer contraindicações de caimito fornecidas pelos médicos devem ser consideradas.

A fruta caimito, quando cortada transversalmente pela metade, é notável um desenho que se parece com uma estrela. Por isso, em inglês, o caimito é conhecido como Star Apple.

Alguns dizem que o caimito é originado também do Oeste da Índia, mas pesquisas ainda não comprovaram certeza. Portanto, é mais certo ter sido originada também em Cuba e no Haiti.

O caimiteiro é uma árvore linda, originada da família Sapotaceae, que é uma família botânica composta por incríveis 600 espécies de árvores, com frutos, bagas e folhas boas para o consumo.

Essa magnífica árvore tropical é frequentemente cultivada como ornamental, por conter o seu maravilhoso aspecto. Se adapta melhor em regiões tropicais, produzindo uma quantidade maior de frutos que em regiões subtropicais.

Para a plantação de caimito, é necessário que se tenha um grande espaçamento, por volta de 8×8, com no mínimo 60cm de profundidade e em solo bem fértil.

Seu cultivo não necessita de cuidados especiais, mas é aconselhável cobrir bem a superfície com grama cortada e eliminar as ervas daninhas que sufocam a planta. Recomenda-se podá-la em períodos de inverno para eliminar os brotos e ramos em excesso na base.

Há muitos que defendem o incentivo da plantação de caimito, mesmo que apenas para servir de árvores estéticas e ornamentais. A SCP (Secretaria de Cultura da Paraíba), por um grande exemplo, teve de tomar algumas providências até ter a iniciativa de passar a vender e distribuir mudas e sementes de caimiteiro a quem estivesse disposto a cultivá-los.

Como pode-se perceber, os benefícios das propriedades do caimito são vários, desde a raiz até o fruto. Então, o consumo e o cultivo desta nutritiva fruta são altamente recomendáveis, seja para a nossa saúde ou bem estar, desde que tenha alguns cuidados necessários.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades do Abiu

Benefícios e Propriedades do Rambutão

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades do Jambo

Benefícios e Propriedades da Jaca

Benefícios e Propriedades da Siriguela

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades do Mamoncillo

Benefícios e Propriedades da Fruta-pão

Benefícios e Propriedades do Cajá

Benefícios e Propriedades da Jabuticaba

Benefícios e Propriedades do Araçá