Benefícios do Mamoncillo para a saúde

O Mamoncillo é uma fruta da família Sapidaceae. Sua espécie ocupa vastas áreas da América Central, Colômbia e Caraíbas. Pode ser encontrado também no Caribe.

A fruta mamoncillo contém variados nomes, sendo este o mais conhecido. É uma fruta da árvore da especie Melicoccus Bijugatus. É normalmente consumida in natura.

A fruta é globosa e com polpa de cor amarelada. Possui sabor bastante acidulado e adstringente, porém muito agradável. Suas cascas são bem quebradiças e fáceis de se remover.

Foi cultivada ocasionalmente em regiões tropicais do Brasil, em pomares domésticos, ornamentais e em árvore de sombra.

benefícios do mamoncillo

Em seu habitat natural, sua árvore poder chegar a cerca de 22 metros. Possui copa com flores de cor branca e um aroma bem cheiroso. Sua frutificação ocorre especialmente no verão.

A árvore com o nome científico de Melicoccus Bijugatus possui frutos pequenos que crescem em cachos grandes, com formato em glóbulos, de coloração verde e possuindo uma pele fina e rígida.

Segundo pesquisadores, a fruta Mamoncillo pode conter dois aminoácidos que podem diminuir rapidamente o nível açúcar no sangue. Essas investigações ocorreram nos anos 1950, quando procuravam centrar na descoberta desses tipos de elementos para tratamento de diabetes.

Portanto, desde então, o mamoncillo foi se tornando bastante popular por causa da sua quantidade de benefícios e propriedades.

A fruta ainda traz benefícios oferecidos para a saúde, incluindo a capacidade de baixar a pressão arterial, melhorar o sistema imunológico, melhorar o sistema da digestão, entre outros.

Também pode se considerar a atribuição do mamoncillo às propriedades medicinais, sendo o propósito dos estudos por sua capacidade de agir contra o câncer, impedindo a proliferação de células cancerígenas.

Em certos lugares, inclusive onde se originou, a fruta mamoncillo se encontra em diversos pratos nacionais. Pratos exóticos e saborosos são sempre bem falados pelos turistas.

Conheça agora ainda mais sobre a excelente fruta mamoncillo, suas propriedades e benefícios.

Benefícios do Mamoncillo

A fruta mamoncillo é muito rica em vitaminas B1, B3, B6 e B12, além de diversos sais minerais e aminoácidos.

As folhas da árvore de mamoncillo também podem ser consumidas para meios medicinais. Ao ingeri-las, distúrbios nervosos podem ser amenizados, além de ajudarem a tratar infecções e dores de garganta.

Até mesmo as sementes do mamoncillo podem ser usadas para razões medicinais. Elas podem ser torradas, moídas, tratadas e misturadas com mel e outras substâncias que podem muito bem ser usufruídas para o controle de diarreias e dores estomacais.

Entre as propriedades do mamoncillo, podemos citar que são seus nutrientes inibem células cancerígenas, não deixando que elas se espalhem.

Essa fruta também pode ser fundamental para o seu bem-estar no dia a dia, ajudando a tratar distúrbios como a insônia. O mamoncillo conta com uma quantia considerável de aminoácidos essenciais para a recuperação do sistema nervoso, fazendo também com que você tenha melhores noites de sono.

mamoncillo fruta

Entre suas grandes propriedades medicinais, também podemos citar a sua eficácia na cura de infecções urinárias. Além de combater gripes e resfriados, melhorando a imunidade, ela ainda auxilia no tratamento de doenças nos rins.

Como se não fosse o bastante, ela ainda é capaz de curar infecções nos brônquios, ajudando no tratamento de epilépticos e diminuindo a febre alta. O mamoncillo também pode impedir que a proliferação de vírus e bactérias aconteçam no nosso corpo.

E graças ao seu ácido orgânico, ela ainda tem capacidade de proteger mulheres grávidas, deixando-as imune a sintomas graves ou possíveis bactérias. Outro dos vários benefícios da fruta mamoncillo é o fato de poder proporcionar o relaxamento do corpo e da mente.

Em seus países tropicais e de origem, a fruta foi bastante recomendada em meios medicinais para instabilidade de humor e de ansiedade. Suas fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes podem auxiliar a normalizar os níveis de neurotransmissores. Podendo eliminar ou amenizar ansiedade e drásticas mudanças de humor inexplicáveis, a fruta também é bastante usada para mulheres em períodos de menstruação, pela capacidade de acalmar certos efeitos colaterais nervosos e psicológicos.

É muito importante que as pessoas possam ser capazes de reduzir a tensão do dia a dia e o estresse acumulado. Portanto, é importante saber que a fruta mamoncillo seria uma ótima aliada para essas ocasiões. Por sua rica quantidade de ferro, fósforo e vitaminas, podemos considerar que o fruto seja também um excelente condutor de força para o nosso sistema imunológico.

Além disso, entre os destaques do mamoncillo está o fato de auxiliar os fumantes a pararem de fumar, contendo substâncias que os ajudam a largar o vício. Ao possuir uma fonte em quantidade considerável de cálcio, a fruta mamoncillo tem capacidade de melhorar a força, a resistência e a durabilidade dos ossos conforme vamos envelhecendo.

Sabemos a importância da presença de cálcio em nossas dietas, portanto, é fundamental o mantermos regularmente. Com isso, também é possível a prevenção de osteoporose, entre outras fraquezas relacionadas à nossa saúde. Além disso, promove auxílio de melhor ingestão de nutrientes importante, como podemos citar, o ferro.

E mais, as propriedades do mamoncillo ajudam na perda de peso. Você pode tranquilamente acrescentar a fruta em suas dietas por sua baixa quantidade de calorias e gorduras. Além do mais, sua fibra dietética presente irá auxiliar o corpo a se sentir suficientemente saciado. Isso reduz as chances de você querer ingerir alimentos fora da sua dieta, como lanches gordurosos e etc.

Vejamos a seguir mais características da fruta mamoncillo e seus métodos de consumo!

Como consumir Mamoncillo

A fruta mamoncillo pode ser consumida in natura, diretamente dos cachos. Basta você remover suas cascas e ingeri-lo.

Você também pode usá-lo para complementar saladas e doces, cortando em pedaços ou deixando em conserva e um recipiente de vidro.

O mamoncillo pode ser usado também para sucos e doces exóticos. Você pode triturar a fruta e, em seguida, bater no liquidificador, dependendo do que quiser preparar.

mamoncillo

Onde comprar Mamoncillo no Brasil

Você encontra a fruta em diversas lojas de alimentos naturais e também online. Em feiras e supermercados pode ser bastante raro dependendo da sua região. Do Nordeste a fruta se torna mais acessível.

Como plantar Mamoncillo?

Se você deseja plantar um pé de mamoncillo, seja com a muda ou com as sementes, é preciso considerar alguns cuidados e observações.

Ela sempre deve ser cultivada em solos bem drenados e férteis. Os climas podem ser tanto tropicais quanto subtropicais. Também é importante que as adubações estejam regulamentadas para que seu crescimento seja rápido e sadio.

Sua planta de ciclo perene pode crescer cerca de 10 metros em pomares domésticos. Possui suas copas frondosas com flores de cor branca e aroma bem perfumado.

Se a plantação for com mudas, elas devem ter cerca de 25cm. A partir disso, sua produção pode acontecer em aproximadamente 4 anos.

Considerações sobre o Mamoncillo

Em seus países de origem, as sementes de mamoncillo também podem ser utilizadas. Elas são usadas para eliminar vermes e parasitas. Além disso, também são misturadas, para o preparo de chá, juntamente com as folhas da sua árvore. Dizem que ajuda a amenizar dores estomacais e azias.

Na Colômbia, além de consumirem a fruta em refrescos e sucos, também são utilizadas como matéria-prima para a confecção de refrigerantes.

Em países da América Central, a fruta mamoncillo pode ser também muito utilizada para exterminar pulgas, piolhos, entre outros insetos e morcegos. É espremida a polpa em um recipiente e respingada em frestas de portas e janelas.

Uma importante observação que devemos sempre lembrar é que a fruta mamoncillo, antes de amadurecer, pode conter sua polpa tóxica.

Então, é muito importante verificar se a fruta está bem madura, para que sua polpa esteja segura para o consumo.

Mamoncillo é Pitomba?

Pertencente à família Myrtaceae, a pitomba é encontrada na Mata Atlântica e na região da Amazônia. Ela também é conhecida como olho-de-boi, pitomba-da-mata e caruiri.

É uma fruta muito cultivada no Nordeste. Suas árvores, que chegam até 15 metros, podem ser úteis para recuperação de áreas degradadas e alimentação de variadas espécies de aves.

Entretanto, por mais que a fruta pitomba seja muito parecida com o mamoncillo, tanto pela aparência quanto pelas propriedades, elas não são a mesma fruta. Portanto, mamoncillo não é pitomba.

Uma outra curiosidade é que o nome mamoncillo em português pode ser conhecido e considerado pelo nome de Lima-Espanhola. Em alguns lugares, também podem ser chamados de Pitomba das Guianas, mas não se deve confundir com a original fruta Pitomba.

Existe Mamoncillo em cápsulas?

Ainda não foi comprovada a existência ou a segurança ao consumo de mamoncillo em cápsulas, porém, é algo que ainda está sendo estudado.

É provável que as mamoncillo cápsulas possam ter os mesmos benefícios da fruta, mas que também contenha algumas contraindicações, como não ser recomendável para crianças e mulheres grávidas ou amamentando.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Siriguela

Benefícios e Propriedades do Jambo

Benefícios e Propriedades do Caimito

Benefícios e Propriedades do Cajá

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades da Fruta-pão

Benefícios e Propriedades da Lichia