Benefícios da Nectarina para a saúde
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
A Nectarina é uma fruta que tem a casca lisa e cultivadas nas mesmas condições em que crescem os pêssegos.
Nectarina fruta
Essa fruta costuma ser doce, de formato oval ou redondo e com uma polpa suculenta, de cor amarela, branca ou avermelhada. Acredita-se que, devido a todas essas características, o nome da fruta seja oriundo do termo “néctar”.
Nectarina origem
A nectarina é uma planta originária da China e que, devido aos testes humanos, é resultado de uma mutação do pêssego.
Nectarina árvore
A árvore da nectarina, que é de pequeno porte, possui folhas longas, estreitas e se desenvolvem melhor em áreas de climas quentes e secos, com solo arenoso e bem drenado.
Essa fruta é produzida nas regiões sudeste e sul, sobretudo nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.
A época de colheita compreende os meses entre setembro e novembro.
Propriedades da Nectarina
A nectarina é uma fruta que contempla um elevado teor de vitaminas, como A, fundamental na conservação da saúde da pele, B3, que atua no processo de formação do DNA, C e potássio. Além disso, é uma ampla fonte de fibras alimentares.
Cabe ressaltar que a vitamina C contemplada na nectarina é extremamente importante para a saúde, haja vista que ela atua na saúde óssea, dentes, gengivas e protege o organismo contra infecções.
Na nectarina, também é possível encontrar antioxidantes, que por sua vez protegem as células do nosso corpo contra os efeitos prejudiciais da ação dos radicais livres.
Benefícios da nectarina
- Efeito refrescante: como a nectarina possui um elevado teor de água, além de possuir o efeito refrescante, ajuda os rins a eliminar líquidos.
- Ajuda a perder peso: tendo em vista o baixo teor de calorias, essa fruta é indicada pelos nutricionistas para mantes ou perder peso.
- Regula a flora intestinal: devido à grande quantidade de fibras, a nectarina é indicada para pessoas que sofrem de constipação.
- Auxilia na formação dentária: a nectarina contém um mineral chamado fósforo, que auxilia no funcionamento de células e tecidos. Ademais, atua na formação da arcada dentária e no metabolismo.
Como comer a nectarina?
As nectarinas são colhidas maduras e firmes. No entanto, precisam de alguns dias para completar a fase do amadurecimento e então tornam-se ideais para o consumo.
Essa fruta pode ser consumida in natura, utilizada como ingrediente de sobremesas, tortas, bolos, sorvetes, mousse e no preparo de compotas.
Nectarina engorda?
Embora o teor de alguns nutrientes entre os diferentes tipos de nectarina sofra variação, as calorias são praticamente as mesmas.
Elas são pouco calóricas, logo, tornam-se uma ótima opção de alimento quando aparece repentinamente uma vontade de comer doces. Elas são bem adocicadas, entretanto, contém menos calorias do que um brigadeiro, por exemplo.
Observe a seguir as calorias da nectarina fresca:
– 1 nectarina média: 40 calorias
– 1 nectarina grande: 53 calorias
– ½ xícara picada: 31 calorias
– 1 xícara picada: 62 calorias
– 100 gramas: 44 calorias
Com base no quadro acima, pode-se observar que a nectarina não engorda. Ao contrário, pode funcionar como alimento em substituição doce.
Caso queira consumir uma nectarina no café da manhã, corte-a e coloque sobre seu cereal favorito. Se quiser, adicione iogurte natural desnatado. Outra sugestão de sobremesa de nectarina é comê-la junto com uma colher de chia e uma pitada de canela em pó.
Essa fruta também combina com pratos salgados, haja vista que combiná-la com filé de peixe ou filé de frango grelhado seja uma boa opção para as pessoas que estão fazendo dieta.
Nectarina e pêssego
Sabe-se que a nectarina é um pêssego que sofreu mutação genética. Ademais, tem uma cor mais vibrante e, geralmente, é menor. Oposto ao que algumas pessoas pensam, a nectarina não consiste em um cruzamento entre pêssego e ameixa.
Talvez a confusão principal entre o pêssego e a nectarina aconteça devido à aparência delas. O pêssego é caracterizado pela casca aveludada e tonalidade amarelada, ao passo que a nectarina parece ser uma combinação do pêssego e da ameixa.
A nectarina pode ser uma fruta ainda mais nutritiva que o pêssego, visto que possui uma maior concentração de vitamina C, o dobro de vitamina A e uma incidência maior de potássio.
Ainda nesse sentido, a nectarina possui um sabor mais adocicado e uma casca mais fina. Entre seus benefícios, destacamos o fortalecimento do sistema imunológico e o funcionamento regular do intestino.
Nectarina como plantar
A nectarina é bem adaptada ao clima temperado brasileiro e a colheita é feita em novembro e a safra vai de outubro a janeiro.
O plantio de nectarinas se adapta bem em áreas com espaço enxuto e não necessita de técnicas complicadas. Com base em opiniões de agrônomos e produtores, o cultivo de nectarinas deve ser feito em chácaras e pomares. Entretanto, independentemente do local escolhido para o plantio, o preparo e adubação devem ser feitos conforme as análises e condições do solo.
O solo deverá ser quebradiço e profundo e a colheita deverá ser feita dois anos após o seu plantio.
Sabe-se que, na composição da nectarina, são encontrados diversos nutrientes que fazem a diferença na saúde dos indivíduos. Como a fruta é rica em niacina, ferro e pectina, os níveis de colesterol do sangue tendem a ser mais controlados.
Cabe destacar que a nectarina está sujeita ao ataque de doenças, como ferrugem e bacteriose. Sendo assim, como a maioria das doenças é causada por fungos, sugere-se que fungicidas sejam usados para cada caso.
Os principais insetos que causam prejuízos ao plantio são as moscas das frutas e o pulgão. Entretanto, o controle com inseticidas é recomendado somente em último caso. Há meios eficazes para afastar as pragas, como o ensacamento dos frutos e armadilhas, como as do tipo delta, por exemplo. Garrafas plásticas com furos na parte superior também podem ser usadas.
Embora essa árvore inicie a produção dois anos após o plantio, mudas de boa qualidade dão frutos em doze meses. Visando evitar danos nas frutas, sugere-se o uso de uma colher e sacolas revestidas de tecidos macios e com fundo aberto.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades do Pêssego
Benefícios e Propriedades do Damasco
Benefícios e Propriedades da Ameixa
Benefícios e Propriedades do Marmelo
Benefícios e Propriedades do Caqui
Benefícios e Propriedades da Pera
Benefícios e Propriedades do Quiuí
Benefícios e Propriedades da Tangerina
Benefícios e Propriedades da Cereja
Benefícios e Propriedades da Romã
Benefícios e Propriedades do Melão
Benefícios e Propriedades da Toranja
Benefícios e Propriedades da Lichia
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.