Benefícios da Cereja para a saúde

A cereja é uma fruta nativa de regiões da Europa Oriental e da Ásia Menor. É o fruto da cerejeira, que deve ser cultivado em regiões com temperaturas baixas. Bem pequena, a fruta mede, aproximadamente, 2 cm. É redonda e pode ter três cores: vermelha, roxa e preta. É uma fruta muito suculenta e macia.

A cereja pertencente à família Rosaceae. Alguns frutos familiares são o Damasco, a Ameixa e o Pêssego. Existem dois principais tipos de cereja: a cereja doce e a cereja azeda.

No Brasil, a fruta é sempre importada na forma industrializada; por isso, o valor para compra se torna um pouco elevado. É usada na preparação de compotas, conservas, bebidas como o cherry. A cereja tem propriedade refrescante e diurética in natura. É usada também na decoração de bolos, sorvetes e doces.

cereja propriedades

Propriedades da Cereja

A cereja é repleta de nutrientes importantes para o organismo, tais como Betacaroteno, ácido fólico, cálcio, magnésio, Vitamina C, fósforo, manganês, cobre, flavonoides e potássio, que é um mineral que ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial. Tem baixa caloria e pouco sódio.

Benefícios da Cereja para a saúde

1.Benefícios da cereja na perda de peso

A cereja é uma fruta rica em fibras, o que ajuda a pessoa que a consumiu a se sentir satisfeita por um longo tempo. Outro ponto positivo é a quantidade de calorias que a cereja possui: aproximadamente 5 por unidade ou 95 por xícara, claro, sempre levando em conta o tamanho do fruto e sempre sem caroço.

2.Cereja contra a insônia, neurose e dores na cabeça

Na composição da cereja são encontrados alguns tipos de antioxidantes, entre eles a melatonina, que possui um efeito calmante, relaxando o sistema nervoso e assim aliviando os problemas relacionados com a neurose e com a dor na cabeça. Possui também cianidina, antocianina e quercetina, que é um dos antioxidantes mais potentes. O suco da cereja faz com que a pessoa tenha um melhor aproveitamento do sono e, consequentemente, a diminuição da insônia.

3.Cereja contra o envelhecimento e contra o câncer

As cerejas possuem uma boa quantidade de antioxidante que atuam contra os radicais livres, combatendo, assim, o envelhecimento e o avanço de doenças neurológicas e algumas condições de pré-diabetes, assim como alguns cânceres, como o de pele.

cereja

4.Cereja contra artrite, fibromialgia e gota

Foram feitas algumas pesquisas que mostram a atuação da cereja como anti-inflamatório natural, combatendo a gota, a fibromialgia e algumas lesões. A gota ocorre quando processos metabólicos que controlam a quantidade de ácido úrico no sangue estão falhando e, assim, formam-se cristais de ácido úrico nas articulações. Dessa forma surgem as dores e as inflamações.

5.Redução da gordura presente no abdômen

Em algumas pesquisas usando animais, observou-se que os que têm uma dieta rica em pó de cereja acumularam menos gordura e ganharam menos peso, comparados com os animais que não consumiram o pó. Também tiveram menos inflamações.

6.Contra a dor muscular

Notou-se que os atletas que consumiram o suco de cereja antes ou durante uma competição de longa distância apresentaram menos dores e menos inchaço do que aqueles que não ingeriram a fruta. Isso se deu às propriedades presentes na cereja, ou seja, os anti-inflamatórios e os antioxidantes auxiliam no dano muscular e nas dores provocadas por exercícios.

7.Maior proteção para o coração

A cereja auxilia na ativação dos receptores de peroxissoma nos tecidos do corpo. Alguns desses receptores ajudam a reduzir o risco de doenças no coração.

Também, as cerejas têm taxas elevadas de potássio, que auxilia na regulação da pressão sanguínea e do ritmo cardíaco e, assim, reduz o risco de hipertensão. 

8.Cereja contra a diabetes

A fruta contém um índice glicêmico baixo quando é comparado com o de algumas outras frutas que as pessoas com diabetes normalmente devem evitar. A cereja fresca tem o índice glicêmico de apenas 22, o que faz com que a fruta seja a mais indicada para indivíduos que sofrem com essa doença.

9.Evita o Alzheimer

Por causa da grande quantidade de  antioxidantes presentes na cereja, ela é considerada um remédio natural para a memória. Essa consideração foi feita pela Associação do Alzheimer.

Árvore Cerejeira

O clima ideal para a árvore cerejeira é o frio, chuvoso e úmido, com o verão não muito quente. A propagação se dá por enxertia.

Cerejeira-ornamental

A cerejeira ornamental é uma árvore de porte médio que serve para decoração, sendo muito utilizada no paisagismo. O tronco é simples e curto, dispondo de uma casca rugosa, com a cor marrom claro. A árvore pode chegar de 4 a 10 metros de altura, e a copa pode ser densa ou pouco densa.

As folhas são ovaladas, começam verdes, mudam para o amarelo, depois para o vermelho e normalmente, antes de cair, são rosas. As flores desabrocham no fim do inverno e começam unidas em grupos de duas a cinco.

As cerejeiras costumam atrair muitos pássaros. Sua árvore tem uma beleza incomparável, que vai mudando conforme a estação do ano. Ela se destaca mais quando é encontrada em grupos, ao longo de ruas ou avenidas e em bosques ou praças. A cerejeira não requer podas.

A cerejeira ornamental é um símbolo do Japão, que anualmente atrai milhares de pessoas para contemplar a sua beleza. Suas folhas, quando maduras, servem para fazer chá.

cereja benefícios

Tipos de Cereja

Bigarreau Tardif de Vignola

Essa variedade tem origem Italiana, sendo uma árvore de porte médio e muito firme. As cerejas são grandes e firmes, dificilmente racham, têm a cor roxo escuro e demoram para amadurecer.

Burlat

A polpa dessa variedade de cereja é de cor vermelho intenso, tem um tamanho médio e é um pouco enrugada. As folhas são verdes e bem compridas. É de maturação precoce.

Heldenfingen

As folhas são da cor verde escuro, são serrilhadas e menos largas na sua base, mas pontiagudas. Possui um sabor menos intenso do que a variedade anterior, e é pouco firme. A maturação é tardia.

Napoleon

Folhas, compridas, alongadas, serrilhadas, pontiagudas. A cereja tem uma cor característica, sendo um pouco alaranjada e parecendo uma mistura entre vermelho e o amarelo. Seu tamanho é um pouco maior que o das duas variedades anteriores. A maturação é tardia.

 Sam

As folhas são verdes com pontas finas. A cereja tem a cor roxo escuro e é de tamanho médio. Seu formato é semelhante ao de um coração, é sumarenta e tem um sabor um pouco ácido. A maturação é tardia.

Schneider

É uma espécie originária da Alemanha, por isso esse nome. É uma árvore vigorosa, um pouco torta, mas que tem uma ótima produtividade. A cereja tem a parte externa mais grossa e uma coloração púrpura. A maturação também é tardia.

Stark Ardy Giant

É uma árvore bem resistente e tem uma boa produção. É originária dos Estados unidos. Tem o fruto com a parte externa grossa de polpa firme e com a cor roxa bem escura. Normalmente não racha. Tem a maturação em tempo médio.

Stella

Essa espécie é bem diferente, pois a cor varia bastante, passando pelo laranja, pelo vermelho, até chegar na cor roxa. A maturação é tardia.

Diferentes usos da Cereja no dia a dia

Cereja na culinária

  1. Sorvete de Cereja
  2. Geléia de Cereja
  3. Espumante de Cereja
  4. Licor de Cereja
  5. Iogurte de Cereja
  6. Molho de Cereja

Cereja na cosmetologia

Na cosmetologia, a baga da cereja é utilizada em máscaras faciais, pois a fruta tem efeito clareador e melhora a elasticidade da pele.

Malefícios da Cereja

A cereja tem efeito laxante, portanto, se consumida em excesso, pode provocar diarreia. Também é rica em tanino e, se for consumida em excesso e com bastante frequência, pode provocar alguns problemas estomacais.

Curiosidades sobre a fruta Cereja

  1. A Turquia e os Estados Unidos são os maiores produtores de cereja no mundo.
  2. O óleo extraído da semente da cereja tem duas propriedades: eliminar cálculos renais e ajudar a eliminar verrugas.
  3. As árvores que não produzem o fruto normalmente são cultivadas para decoração de ruas, avenidas e praças no Japão.
  4. Na Índia, a flor de cerejeira é considerada sagrada. Existe uma lenda na Índia que diz que, nas casas que existem a  flor de cerejeira, nada falta.

Simbologia

Na cultura japonesa, a Flor de Sakura, como é conhecida, é associada ao samurai, cuja vida era tão efêmera quanto a flor que se desprendia da árvore.

O fruto significa sensualidade, justo por ser vermelho e suculento.

O suco da cereja é chamado de “o primeiro gosto do amor”, pois tem sabor e cor bem intensos.

Já como tatuagem, a cereja representa castidade e pureza.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades do Mirtilo

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades da Uva

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades da Melancia

Benefícios e Propriedades do Damasco

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades da Romã

Benefícios e Propriedades do Tomate

Benefícios e Propriedades da Amora

Benefícios e Propriedades da Ameixa

Benefícios e Propriedades da Amêndoa