Benefícios do Kiwi para a saúde – Conheça algumas propriedades

O kiwi ou quiuí (Actinidia deliciosa) é uma fruta verde e doce, de origem chinesa e com casca com uma espécie de “pelos”, que são responsáveis pela contra pragas e insetos no geral. Para quem não sabe, ele é muito benéfico para a saúde, tendo em sua composição bastante vitamina C, inclusive bem mais do que em uma laranja. Também é rico em fibras, que ajudam na absorção de nutrientes e auxilia na perda de peso, já que elas são digestivas.

quiui

Essa fruta tem sido mais consumida no Brasil nos últimos anos, pois a divulgação dos seus benefícios hoje são mais vastas. De forma geral, as pessoas vêm apreciando esse fruto oriental de sabor peculiar, dotado de uma beleza que chama a atenção. Neste artigo, iremos trazer as informações relevantes sobre essa fruta saborosa e nutritiva, como cultivá-la em casa e formas de consumi-la.

benefícios do quiui

Vantagens do consumo

Como foi dito antes, os benefícios do kiwi são inúmeros, pois a fruta é muito rica em vitaminas e fibras. Vamos listar alguns dos mais estudados pelos cientistas e nutricionistas:

Aumento da imunidade: A fruta Kiwi tem muita vitamina C, que é ótima para a imunidade. Quem nunca ouviu falar que a laranja previne a gripe devido à essa vitamina? Pois bem, o mesmo acontece com o fruto chinês, com a vantagem de contar com maiores concentrações dessa vitamina. Além disso, ele tem um efeito anti-oxidante que ajuda também a melhor o sistema imunológico.

Ajuda na digestão: No kiwi benefícios não faltam e um deles está na alta concentração de fibras. Elas são ótimas para manter a saúde digestiva e melhorar a absorção dos nutrientes. É uma maneira de ajudar o corpo a se livrar das toxinas, ajudando, inclusive, no emagrecimento.

propriedades do quiui

Prevenção de doenças cardiovasculares: Inúmeros estudos afirmam que as propriedades do kiwi ajudam muito a coagulação sanguínea, que é causa de infartos. Muitos especialistas recomendam o uso de pelo menos duas frutas no dia para quem tem problemas deste tipo.

– Pode ser consumido por diabéticos: Ele possui baixo índice glicêmico, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas seu gosto é agradável apesar disso, se tornando uma fruta ideal para quem precisa evitar o açúcar.

Prevenção de doenças como câncer: O kiwi está associado à prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer, por ter muita vitamina A, que ajuda o organismo a se recuperar de emoções ruins, como o estresse. Esse estresse é o causador de vários tipos de câncer e a fruta pode auxiliar muito na diminuição dele, pois age diretamente com os radicais livres, anti-oxidando o corpo.

Protege na saúde dos músculos: Quem treina pesado ou até mesmo quem deseja ter um corpo saudável precisa apostar em alimentos que tragam a saúde muscular, não é mesmo? Uma boa aposta está no kiwi, que tem a ação oxidante, citada neste artigo, que ajuda nessa tarefa.

Auxilia na perda de peso: Podemos afirmar que o kiwi é uma fruta que tem na sua composição carboidratos simples e inteligentes. Eles são ótimos para o emagrecimento, pois não permitem que a insulina seja liberada de forma exagerada, o que traz atrasos na perda de peso. Para quem está em uma dieta com essa finalidade, a recomendação é ingerir duas frutas por dia, em meio as refeições, substituindo os cafés da tarde e do meio da manhã.

Protege o DNA: Recentemente, foi feito um estudo realizado por Collins, Horska e Hotten que demonstrou que os antioxidantes presentes no Kiwi ajudam a proteger o DNA e as células de forma geral. Essa proteção também auxilia na prevenção do câncer.

Como ingerir?

Muitas são as formas de preparo da fruta. Logo abaixo, iremos citar as principais:

Coma como se fosse uma maçã: Lave a fruta e morda-a como uma maçã, sem dispensar a casca, pois ela é muito nutritiva e contém vitaminas concentradas. Além disso, muitas pessoas consideram o fruto completo muito saboroso.

quiui benefícios

Corte no meio e coma o miolo de colher: Pra quem não gosta da casca, essa é uma forma de consumir as propriedades da fruta, sem desperdício.

Faça um suco: Corte a fruta em fatias e bata no liquidificador, adicionando açúcar ou adoçante. É fácil de fazer e fica realmente saboroso.

Corte em rodelas e adicione uma cobertura: Pode ser chantilly, calda de chocolate, morango, etc. Nesse caso, as calorias aumentam, mas acaba sendo uma sobremesa nutritiva e bonita para servir aos convidados, por exemplo.

Faça uma geleia de kiwi: essa é uma forma de variar no consumo da fruta, colocando em pães, torradas e bolachas. Veja o passo a passo:

Ingredientes:

* Um pote de conversa

* Três kiwis

* Suco de limão

* Suco de abacaxi

* Suco de maça

Como fazer: bata tudo no liquidificador e leve à geladeira. Fica muito saboroso!

– Adicione kiwi ao seu bolo favorito: Agora é a hora de inovar. Aquele bolo de laranja pode levar um kiwi na mistura, que o deixará muito nutritivo e saboroso. Ele pode, também, estar presente na calda.

Matérias relacionadas:

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades da Melancia

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades da Uva

Benefícios e Propriedades da Pitaia

Benefícios e Propriedades da Romã

Benefícios e Propriedades da Cereja

Benefícios e Propriedades do Mirtilo

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades do Lichia

Benefícios e Propriedades do Melão

Benefícios e Propriedades do Caqui