Benefícios do Ugli para a saúde

O ugli (Citrus reticulata x Citrus paradisi), que foi chamado inicialmente de tangelo, é uma fruta cítrica de origem jamaicana. A palavra “ugly” significa feio em inglês e, devido ao aspecto um tanto quanto peculiar, o nome foi alterado.

Benefícios do Ugli para a saúde

Na língua portuguesa, esse nome é conhecido como laranja ugli.

No que se refere ao valor nutricional, pode-se dizer que ele se aproxima da laranja. A laranja produz mais calorias por porção, no entanto, contém mais fibras e açúcares. Ademais, a fruta possui vitaminas do complexo B, que ajudam no tratamento de doenças bucais.

Fruta ugli

A árvore pode atingir entre 15 e 20 metros. No que se refere à casca, além de ser grossa, pode ser encontrada na coloração verde, laranja, amarelo e amarelo-esverdeado. A polpa é alaranjada e pode medir entre dez e quinze centímetros de diâmetro.

Benefícios do ugli

Observe a seguir alguns benefícios do ugli:

1. Ajuda na perda de peso

Como essa fruta possui baixa caloria e não contém carboidratos ou gordura, é aconselhável que pessoas que queiram perder peso acrescentem o ugli na dieta, bem como a prática de atividades físicas.

Adicionalmente, essa fruta conta com uma quantidade considerável de fibras. Sendo assim, o ugli promoverá uma sensação de saciedade por mais tempo.

2. Atua no sistema imunológico

Bem como ocorre na maioria das frutas cítricas, essa fruta é uma ótima fonte de antioxidantes e vitamina C. Vale mencionar que os antioxidantes são nutrientes importantes, visto que eles atuam contra os radicais livres em excesso.

3. Proporciona benefícios ao coração

O ugli atua na saúde coronária, visto que possui alta carga antioxidante. Essa fruta possui pectina, que atua na redução dos níveis de colesterol. Quando introduzidos na dieta do indivíduo, somados à prática constante de atividades físicas, pode ser de grande ajuda na recuperação muscular pós treinos.

Propriedades do ugli

Observe a seguir algumas propriedades do ugli:

1. Fortalecimento do sistema imunológico

O ugli possui vitamina C, um dos antioxidantes mais poderosos. Além de livrar o organismo do excesso de radicais livres, ajuda a proliferação de doenças infecciosas. Além disso, a fruta pode afastar doenças como gripe e resfriado, por exemplo.

2. Diminui a incidência de câimbras

É sabido que o cálcio e o potássio são nutrientes intrinsecamente ligados à manutenção da saúde óssea. Dessa maneira, o consumo regular dessa fruta é aconselhável para evitar doenças ósseas, como a osteoporose, por exemplo. Como o potássio equilibra a quantidade e circulação de líquidos, o ugli ajuda a prevenir dores musculares e câimbras. Logo, o consumo de ugli é muito aconselhável para pessoas que praticam esporte.

3. Auxilia no trato intestinal

As fibras presentes nessa frutam atuam no funcionamento regular do intestino. Além disso, podem ajudar no tratamento da prisão de ventre.

4. Protege a saúde do coração

Um dos grandes benefícios dessa fruta é a manutenção da saúde coronária, haja vista que diminui o colesterol ruim e aumenta o bom.

Ainda nesse cenário, a fruta pode ser consumida no intuito de combater a diabetes, pois possui baixo índice glicêmico e equilibra a taxa de açúcar na corrente sanguínea.

5. Evita o envelhecimento precoce

A vitamina C é um nutriente de suma importância para a pele, haja vista que estimula a produção de colágeno, responsável pela elasticidade da pele. Lembre-se de sempre usar o protetor solar.

Onde comprar a fruta ugli

O ugli pode ser encontrado em grandes redes de supermercados, mercados municipais e hortifrutigranjeiros entre os meses de dezembro e abril. Ademais, é possível encontrar em sites de vendas.

Para obter êxito na compra, sugere-se que sejam adquiridos frutos que estejam umedecidos e que afundem um pouco. Evite comprar frutas que estejam amassadas. 

Preço da laranja ugli

Independentemente do meio escolhido para adquirir o ugli, ele custará caro. Isso se dá porque é uma fruta exótica, logo, não há produção no país.

No que tange ao armazenamento, o ideal é que ela seja deixada sob temperatura ambiente, que poderá durar até uma semana. Caso queira deixá-la na geladeira, o tempo e vida útil poderá ser de até duas semanas.

Embora possa parecer um pouco difícil encontrar essa fruta e os valores um pouco exorbitantes, os benefícios e sabor ímpar compensam o dinheiro investido. Além disso, o consumo regular, somado a hábitos saudáveis, deixarão o organismo funcionando adequadamente.

Como consumir ugli

Caso queira preservar as propriedades nutricionais, sugere-se que seja consumido in natura. Para tanto, corte ao meio e coma a polpa com o auxílio de uma colher.

Ainda nessa perspectiva, é possível utilizar o ugli de diversas maneiras. O suco de ugli é uma boa pedida para o verão, sobretudo quando misturado com laranja. Caso não queira adoção com açúcar, o mel é uma boa opção ou açúcar mascavo.

Acrescenta-se que, no geral, o ugli é doce. Sendo assim, não é preciso adicionar açúcares ou adoçantes.

Ugli fruit em português

O ugli é uma combinação das frutas: laranja, toranja e tangerina de origem jamaicana. Essa fruta é produzida apenas na Jamaica e exportada para o restante do mundo.

O consumo dessa fruta não possui efeitos colaterais.

Receita com ugli

Observe a seguir uma receita com ugli:

Mousse de laranja com ugli

Para preparar essa receita, você deverá reservar:

  • 1 copo de água quente;
  • 1 copo de água gelada;
  • 1 copo de suco de ugli;
  • 1 lata de creme de leite;
  • Gelatina sem sabor; e
  • Adoce a gosto (açúcar ou adoçante)

Para preparar a calda, você deverá separar:

  • 1 xícara de suco de ugli; e
  • 2 colheres (sopa) de mel.

Modo de preparo

Coloque a água gelada no pó de gelatina, mexa até dissolver e aguarde alguns minutos. Aqueça a gelatina dissolvida em fogo brando e misture com alguns intervalos. Coloque a gelatina com o suco, o creme de leite, o açúcar e/ou adoçante no liquidificador e bata até que estejam consistentes e homogêneos.

Feito isso, leve o creme para a geladeira. Coloque os ingredientes no fogo até que fique espesso.

Por fim, sirva o mousse junto com a calda.