Benefícios do Suco de Fruta para a saúde

O suco de fruta, sumo, refresco ou néctar é uma bebida constituída a partir da extração do líquido de uma determina fruta ou fruto. Os sucos, no geral, também podem ser adquiridos por meio do processamento de qualquer alimento, como vegetais, folhas, talos e raízes. Normalmente, os sucos são consumidos com água, mas também podem ser produzidos concentrados ou com leites.

benefícios do suco de fruta

Para escolher a melhor técnica para se confeccionar o suco, deve-se levar em conta o conteúdo de líquido da fruta. Frutas como a laranja e o limão, basta espremer o fruto e saborear a bebida. Contudo, frutas que possuem menos suco, como mangas, maçãs e uvas, devem ser processadas em um liquidificador a fim de se obter o líquido. Frutas que naturalmente são duras, também devem ser processadas com água para se obter o suco, como é o caso do coco.

Além de se bater as frutas ou se espremer, para se obter o suco ainda pode-se utilizar as seguintes técnicas: pasteurização, liofilização, condensação, resfriamento, congelamento ou a combinação de dois ou mais destes processos.

Benefícios do suco de fruta

Como falado acima, o suco de fruta pode ser feito de qualquer fruta que possua líquido. Assim, os benefícios e propriedades dependerão da fruta utilizada. Falaremos agora um pouquinho sobre os benefícios e propriedades dos sucos mais populares no Brasil.

  1. Suco de limão: Este suco é rico em bioflavonóides, que possuem a propriedade de liberar toxinas do organismo. Ele ainda possui alto teor cítrico responsável por limpar o estômago, deixando-o mais saudável. Além disso, possui muita vitamina C, essencial para a beleza da pele.
  2. Suco de maçã: Esse suco é famoso por seu poder de rejuvenescimento. Como a maçã possui muitos antioxidantes e vitaminas, gera o rejuvenescimento da pele, tecidos e cabelos. Ademais, ela possui pectina, que tem capacidade de eliminar toxinas do corpo. Por possuir muitas fibras, ela ainda auxilia nos movimentos peristálticos do intestino, ajudando na evacuação. O potássio e o cálcio dessa fruta também auxiliam no funcionamento dos rins e previnem a osteoporose.
  3. Suco de melancia: A melancia é riquíssima em frutose, minerais e vitaminas, sendo um ótimo tônico e hidratante para o corpo. Ela possui muita vitamina A, potássio e zinco. Também possui capacidade de promover a drenagem linfática do corpo, fortalecer o organismo, limpar os canais urogenitais, rins e bexiga. Da sua casca, também pode-se fazer suco. Essa casca possui substâncias que retiram as impurezas do corpo, melhorando a oxigenação dos tecidos.
  4. Suco de morango: O morango é uma fruta rica em potássio e ferro, que auxiliam no bom funcionamento do coração e sangue. O sódio desta fruta fortalece o cérebro e mantém as glândulas saudáveis.
  5. Suco de pera: A pera possui muita vitamina B1 (tiamina) que ajuda na saúde do coração e músculos. Ela também possui vitamina C e sais minerais, como o fósforo, o potássio e o cálcio. Assim como a maçã, a pera também possui pectina, auxiliando na digestão.
  6. Suco de uva: A uva é rica em potássio, que estimula o funcionamento dos rins e regula os batimentos cardíacos. Ela também possui muito ferro que auxilia no sistema imunológico e constrói a hemoglobina do sangue, evitando anemias. Rica em antioxidantes, evita o envelhecimento precoce e auxilia nos movimentos do intestino, limpa o fígado e elimina o ácido úrico do organismo.
  7. Suco de laranja: Como todos sabem, a laranja é riquíssima em vitamina C, contudo, ela também possui muitos outros nutrientes, como as vitaminas do complexo B, bioflavonóides, potássio, zinco, fósforo e glicose. Ela aumenta as defesas do organismo, limpa o sangue e hidrata o corpo.
  8. Suco de abacaxi: O abacaxi é uma ótima fonte de sais minerais, como o potássio, o sódio, o fósforo, o magnésio, o enxofre, o cálcio e o ferro. Esse suco também é riquíssimo nas vitaminas A, as do complexo B e C. Ademais, ela possui bromelina que auxilia na digestão.

Propriedades do suco de fruta

Assim como os benefícios, as propriedades do suco dependerão do tipo de fruta que utilizada para produção do suco. A maioria dos sucos contribui para a saúde cardiovascular, melhora a capacidade física, ajuda a baixar a pressão arterial, auxilia a dormir bem e ter mais energia durante o dia. Abaixo separamos alguns sucos e suas principais propriedades.

suco de fruta benefícios
  1. Suco de laranja: Aumenta a imunidade do organismo, combatendo gripes e resfriados.
  2. Suco de abacaxi: Auxilia nos processos digestivos e é um diurético natural.
  3. Suco de mamão: Também auxilia na digestão, combate infecções intestinais e é um antibactericida natural.
  4. Suco de manga: Previne o envelhecimento precoce da pele.
  5. Suco de morango: É um adstringente natural, branqueador dos dentes e diurético. Também estimula o metabolismo e auxilia na digestão.
  6. Suco de maracujá: Possui propriedades calmantes e estimula a digestão.
  7. Suco de acerola: Previne gripes, resfriados e melhora a pele.
  8. Suco de melancia: Hidrata o corpo, auxilia no funcionamento dos rins e é um diurético natural.

Nutrientes do suco de fruta

Como os sucos de fruta são feitos a partir de frutas, são riquíssimos em nutrientes. Cada fruta específica terá nutrientes diferentes com propriedades e benefícios diferentes para o organismo. Contudo, os sucos não devem ser vistos como remédios. Eles auxiliam a prevenir e combater inúmeras doenças, mas não devem ser o único tratamento realizado.

O suco também não deve ser a fonte primária de uma alimentação. Ele deve ser incluído como reforço à alimentação. Os sucos, em sua essência, são pobres em proteínas que são primordiais para a saúde do corpo.

A maioria dos sucos é riquíssima de minerais, vitaminas e carboidratos. Também são ótimos hidrantes e isotônicos naturais.

Como o suco de fruta já está processado (as fibras das frutas já estão rompidas), elimina a etapa digestiva, oferecendo ao corpo maior facilidade de absorção dos nutrientes. Contudo, essa facilidade também ajuda o corpo a absorver mais rápido o açúcar, provocando picos de insulina. A falta de fibras também prejudica o bom funcionamento do intestino.

Para o melhor aproveitamento dos nutrientes, deve-se tomar o suco assim que fica pronto para não perder suas vitaminas e minerais. Também não devem ser armazenados na geladeira. O consumo de suco de fruta recomendado pelos nutricionistas é de um a dois copos por dia. Mais do que isso pode causar disfunções no corpo.   

Sucos de fruta e o emagrecimento

Como falado anteriormente, os sucos possuem rápida absorção e não são muito indicados para quem quer emagrecer. Os sucos possuem muitos carboidratos e causam picos de insulina, atrapalhando o emagrecimento.

O recomendado é comer a fruta in natura, pois, além de se aproveitar suas fibras, ainda obriga o organismo a liberar lentamente o açúcar no sangue. Uma exceção a esta regra é o suco de limão, que possui pouquíssimo carboidrato e pode ser consumido à vontade.

Tipos de sucos de fruta

Como falado no início do artigo, existe o suco, o néctar e o refresco. Cada tipo possui uma diferença que explicaremos agora.

O suco é a forma mais concentrada, deve ser produzida 100% de fruta. Se tiver açúcar, não deve passar de 10% de sua composição e deve estar indicado no rótulo que é um suco de fruta adoçado. Nesta modalidade, não podem ser adicionados corantes ou conservantes.

O néctar é uma variedade que possui menos concentração de polpa de fruta em relação ao suco. Nos néctares, a concentração da fruta deve variar entre 20% a 30%. Pode-se adicionar corantes e conservantes. E o refresco é uma bebida de fruta diluída em água, não pode ser gaseificada ou fermentada. O teor de fruta varia entre 2% a 10%, pode-se adicionar açúcar, corantes e conservantes.