Benefícios da Semente de Jaca para a saúde

Sabemos que o consumo de frutas traz diversos benefícios à saúde, mas existem algumas que não são tão usuais na nossa dieta quanto outras. Entre elas estão o figo, a romã, o kiwi e a jaca – o assunto desse texto. A fruta é bastante comum no território brasileiro, mas ainda sofre certo preconceito em virtude do seu aroma forte e da sua viscosidade que, em algumas pessoas, tira o apetite.

A jaca está sendo apontada por estudiosos da Universidade de Ciência da Agricultura de Bangalore, na Índia, como uma possível alternativa para a nossa alimentação em virtude dos desafios atuais que estão sendo causados pelas mudanças climáticas. A fruta cresce facilmente e é resistente a altas temperaturas, seca e pragas, além de possuir uma grande quantidade de nutrientes. Aproximadamente doze gomos da jaca são suficientes para alimentar uma pessoa por cerca de metade de um dia.

A jaca

Considerada a maior de todas as frutas cultivadas, a jaca é nativa da Ásia – Filipinas, Índia, Indonésia, Malásia e Tailândia, e comum em regiões tropicais. A jaqueira é capaz de produzir até 100 frutos por ano, sendo que o peso de cada jaca pode variar de três até 37 quilos.

A jaca é classificada em duas variedades, feita conforme a consistência da polpa dos seus frutos, a dura e a mole. A primeira apresenta polpa firme e frutos grandes, enquanto que a jaca mole possui frutos pequenos, macios e doces. Entre os componentes da fruta estão as vitaminas A, C e do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fibras, carboidratos, magnésio e fósforo.

Consumo da fruta

O consumo mais comum da jaca é in natura, mas ela também pode ser consumida fresca, em compotas, saladas de frutas, geléias ou cristalizadas. Há também quem consuma “carne de jaca”, que é o fruto verde e cozido. Ele é feito pelos vegetarianos e veganos, para substituir a carne.

A maior parte das pessoas descarta, mas o caroço de jaca também é comestível, pois são bastante nutritivos. Eles possuem 22% de amido e 3% de fibra alimentar e podem ser consumidos torrados, assados, cozidos ou na forma de farinha.

Benefícios do consumo da jaca e das suas sementes

A jaca possui componentes com efeitos funcionais e propriedades medicinais, entre eles estão os seus antioxidantes que agem neutralizando os radicais livres e prevenindo diferentes doenças. O fruto possui ainda fitonutrientes, capazes de combater os cânceres de cólon e de pulmão, além da perda da massa óssea, do envelhecimento muscular, pressão alta e úlceras.

O potássio e a niacina, também presentes no fruto, são responsáveis por otimizar a parte óssea e melhorar as funções musculas e nervosa, além de serem necessários para o metabolismo energético, nervoso e a síntese de determinados hormônios. Já a vitamina C é um antioxidante conhecido que age protegendo o corpo de radicais livres e fortalecendo o sistema imunológico.

Além da polpa da jaca, o seu caroço também traz diversos benefícios para a nossa saúde em virtude dos seus nutrientes. Conheça as principais propriedades da semente de jaca:

  • Prevenção e ajuda no tratamento da anemia

A semente de jaca é composta por uma grande quantidade de ferro e esse é um mineral muito importante para combater a anemia ferropriva.

  • Auxílio no crescimento dos fio de cabelo

Ao ajudar a melhorar a circulação sanguínea, a semente de jaca também auxilia no crescimento dos fios de cabelo. Isso ocorre porque o sangue passa a circular mais rápido e, com isso, mais nutrientes circulam pelo corpo em menos tempo. Dessa forma, os fios ficam mais saudáveis e hidratados, o que resulta no seu crescimento.

  • Auxílio na cicatrização de feridas

Uma das substâncias encontradas na semente de jaca é a KM+, um potente cicatrizante que é bastante indicado para casos de queimaduras. Ele é uma proteína que faz parte do grupo das leptinas.

  • Aumento da imunidade de bebês

Outra substância presente nas sementes de jaca é a jacalina. Ela já foi isolada em laboratório e demonstra se comportar como uma espécie de reagente bioquímico no leite materno, sendo, portanto, considerado fundamental para garantir que o sistema imunológico dos bebês funcionem bem.

  • Auxílio na hipertrofia muscular

As proteínas encontradas na semente de jacá ajudam na construção muscular dos praticantes de musculação e as suas proteínas ajudam no processo de emagrecimento e na diminuição da gordura localizada. Sendo assim, é possível afirmar que o caroço de jaca emagrece.

Dicas de como consumir a semente de jaca

Depois de conhecer alguns benefícios e propriedades medicinais da semente de jaca, você pode estar se questionando como poderá consumir o caroço, não é mesmo?! Como ele é grande e consistente, não é um tipo de semente que pode ser ingerida facilmente, sem passar por algum tipo de processo antes.

Uma das formais mais conhecidas de comer o caroço de jaca é os torrando no forno. Depois disso, é possível triturá-los e obter uma farinha, que poderá ser usada para fazer pães, farofas, biscoitos ou bolos. A farinha também pode ser usada para incrementar saladas ou como uma substituta da farinha de mandioca ou de trigo.

Outra forma de consumo é o caroço de jaca cozido. Apesar de não ser tão comum quanto a farinha, os caroços podem ser cozidos em uma panela com água e sal até ficarem moles. Depois, basta esperar eles ficarem frios para descascar e consumi-los. É possível temperar os caroços com azeite e outros temperos de preferência.

Receitas com caroço de jaca:

Bolo de caroço de jaca cozido

Os ingredientes para a receita são três ovos, uma colher de sopa de fermento em pó, três colheres de sopa de manteiga ou margarina, uma xícara de chá de leite de coco, duas xícaras de chá de açúcar, duas xícaras de chá de massa de caroço de jaca cozidos e uma xícara de chá de farinha de trigo.

Para fazer o bolo de caroço de jaca cozido, primeiro bata a manteiga com o açúcar até formar uma espécie de creme. Em seguida, vá juntando aos poucos o leite de coco e a massa de caroço de jaca ao creme. Depois, inclua também a farinha de trigo já misturada com o fermento.

Por último, acrescente os ovos batidos, sendo que as claras precisam ser batidas anteriormente separadas, em ponto de neve. Misture tudo muito bem e despeje em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinho de trigo. Leve ao forno pré-aquecido e só desenforme depois de assado quando estiver frio.

Salada de frango defumado com caroço de jaca

Os ingredientes para a salada de frango defumado com caroço de jaca são uma cenoura ralada, um frango defumando, de seis a 10 caroços de jaca, duas maças vermelhas com cascas cortadas em cubos, 100g de uvas passas, 50 de salsão cortado, uma cebola cortada em cubos, 50g de cebolinha cortada e meio limão. Para fazer o molho da sala será preciso um pote de iogurte natural, 20g de orégano, 50g de mostarda, um limão, 10ml de azeite extra virgem e sal a gosto.

Para fazer a salada, primeiro separe os caroços de jaca e os coloque em uma panela com água cobrindo-os. Adicione sal a gosto e cozinhe até notar que eles estão macios. Depois, tire as peles e os corte em lâminas. Desfie o frango e misture em uma vasilha com as uvas passas, o salsão, a cenoura ralada, a cebola, as maças em cubo e os caroços de jaca.

Reserve e vá preparar o molho. Para fazê-lo, misture em um recipiente o azeite, o iogurte natural, a mostarda, o orégano e o limão. Tempere com sal a gosto e sirva junto com a salada feita com frango.

Farofa de caroço de jaca

Para preparar a farofa de caroço de jaca será necessário uma jaca de tamanho médio, um gomo de linguiça calabresa picado sem pele, 200g de bacon defumado sem pele, uma colher de sopa de alho amassado com sal e cheiro verde a gosto.

O primeiro passo para fazer a farofa é separar o caroço da fruta, lava-lo e colocá-lo em uma panela de pressão por cerca de 30 minutos para cozinhas. Depois de pronto, deixe esfriar por alguns minutos e descasque os caroços. Coloque-os em um triturador e triture-os até o ponto de farofa.

Em seguida, despeje os caroços triturados em uma panela grande e os deixe torrar. Após, coloque-os em uma vasilha a parte e reserve. Na mesma panela utilizada para torrar os caroços, frite o bacon com o alho e a linguiça. Depois de fritos, acrescente a farofa na panela e o cheiro verde e misture bem. Em seguida, coloque a mistura em uma travessa de vidro e sirva à mesa.