Benefícios da Salada para a saúde

A salada é um prato feito com hortaliças, legumes crus ou cozidos com algum tipo de proteína, temperada com sal, azeite, vinagre ou outros molhos, mas sempre servida fria. Os primeiros relatos do consumo de salada são da civilização persa, por volta do ano 600 a.C. Este tipo de prato também fez parte da cultura egípcia em seu período tardio.

benefícios da salada

A etimologia da palavra salada respalda-se na terminologia latina herbasalata que os romanos utilizavam para chamar a maneira de se consumir vegetais crus temperados com água e sal.

Atualmente, a salada é símbolo de saúde, sendo um prato refrescante e protagonista de inícios de almoços e jantares. Como a salada é um prato muito versátil, permite a seu cozinheiro transbordar criatividade, combinando sabores e aromas das mais variadas maneiras. Existem receitas clássicas de salada, como as da salada Ceaser ou da salada de maionese; mas o mais comum é soltar a criatividade e utilizar alimentos que agradem o paladar.

Benefícios da salada

A salada é uma mistura de vários alimentos. Seus benefícios dependerão do que você escolher para compor este prato. Dessa maneira, as propriedades da salada também variam conforme a escolha dos alimentos.

Agora, daremos dicas do que colocar no prato para os mais diversos benefícios. Assim, ficará mais fácil escolher os alimentos.

Cada um dos alimentos citados funcionará de forma diferente no organismo para prevenir ou ajudar alguma função do corpo. O pulo do gato é não ficar adstrito a um alimento, mas, sim, variar estes alimentos ao longo da semana.

Para se proteger contra o envelhecimento, utilize:

  • Abacate: Como é rico em ácido fólico e gordura, retarda a velhice. Ademais, ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim e promove maior tempo de saciedade, auxiliando no emagrecimento.
  • Couve: Como é uma excelente fonte de cálcio, protege a saúde óssea. Ele é um ótimo substituto para dietas com restrição ao leite. Além do cálcio, possui também betacaroteno, ferro e potássio que protegem a pele dos radicais livres.
  • Azeite de oliva: É rico em gordura boa e age como antioxidante para o corpo. Evita inflamações articulares e promove a hidratação da pele e cabelo.
  • Gengibre: Possui gingerol, que elimina as toxinas do corpo, além de ser antibactericida e antifúngico.
  • Cenoura: Contém muito betacaroteno, vitamina C e K, sendo ótimo para os olhos, cabelos e unhas. A vitamina C também evita o envelhecimento precoce da pele.

Para diminuir o estresse e a depressão utilize

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  • Rúcula: Este alimento é fonte de potássio, vitamina A, C e ômega-3, que auxiliam no tratamento da depressão e auxiliam a reduzir os níveis de estresse.
  • Pepino: Ajuda a controlar o colesterol e é um ótimo diurético para o corpo.
  • Suco de limão: Rico em vitamina C, auxilia a combater radicais livres gerados pelo estresse, aliviando os sintomas do cansaço. Também é fonte de cálcio, potássio e vitaminas do complexo B.
  • Vinagre de maçã: Possui lítio, que auxilia a regular o humor. Também possui efeitos positivos para o cabelo e unhas.
  • Palmito: É fonte de vitamina B6 e C, que são responsáveis pela qualidade do sono e regulação dos níveis de serotonina no organismo.

Para fortalecer o sistema digestivo

  • Alface: Possui cálcio e fósforo que, além de aumentarem a imunidade do corpo, aliviam os ácidos do estomago, fortalecendo o sistema digestivo.
  • Beterraba: Contém muitas fibras solúveis, que são importantíssimas para o trânsito intestinal.
  • Açafrão: Possui ação anti-inflamatória, sendo um excelente tempero para saladas.
  • Brócolis: Com muito ferro e magnésio, possui propriedades que combatem a acidez do estomago.
  • Endívia:  É riquíssimo em vitaminas do complexo B, além de conter ferro e manganês que protegem o corpo de doenças digestivas.

Para ajudar a hidratar o corpo

  • Acelga: Possui muito magnésio e antioxidantes que, além de hidratarem o corpo, protegem o coração, ossos e promovem o crescimento do cabelo.
  • Folha de mostarda: Possui vitamina A, E, C, potássio e fósforo, protegem o fígado e hidratam a pele.
  • Espinafre: Possui muita água, além de ferro que promovem a hidratação do corpo e fortalecimento do sistema imunológico.

Para saúde do cérebro

  • Tomate: Este alimento possui licopeno que ajuda a combater os efeitos do Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de proteger contra doenças como o câncer.
  • Salvia: Auxilia a desenvolver neurotransmissores relacionados ao aprendizado e à memória.
  • Semente de linhaça: É rica em ácido-linolênico que protege o cérebro de doenças.

A salada também previne pressão alta, por não possuir muita gordura. Também ajuda a controlar a diabetes pois possui baixa quantidade de açúcar. 

Como fazer salada

As saladas são fontes de fibras, minerais e vitaminas. Sendo uma ótima opção para quem está tentando mudar a alimentação, procurando uma forma de se alimentar melhor.

Para se montar uma salada saudável, deve-se levar em conta algumas características que já expomos acima e levar em consideração a variedade e proporção entre alguns alimentos. É muito importante sempre haver algum tipo de proteína, um de hortaliça, um de grão, um de raízes, um de legume e um fruto. Quanto mais variada sua salada, mais benefícios ela terá.

Deve-se ter em mente um molho para salada, podendo ser azeite ou vinagre. Existem molhos prontos, mas muitas vezes são extremamente gordurosos e cheios de aditivos químicos que não fazem bem ao corpo.

Como compor a sua salada

Uma dúvida muito recorrente é como comer a salada. Este prato, como já falado, pode ser composto de uma enorme combinação de alimentos. Normalmente, uma salada de legumes e verduras é composta por folhas verdes, legumes, verduras e algum tipo de proteína. Mas o que pode ser colocado em uma salada? A resposta é simples: Tudo! Tudo que desejar pode ser colocado em uma salada. É um dos pratos mais versáteis da culinária, englobando um número irrestrito de ingredientes. A combinação destes ingredientes dependerá do paladar do consumidor, mas não há regras para a sua montagem.

Além das saladas tradicionais salgadas, temos a salada de frutas, que é doce e muito consumida no verão como sobremesa. A salada de frutas é composta por frutas, sendo as mais utilizadas a laranja, o abacaxi, a maçã, o mamão e o melão. Também pode-se colocar outras frutas como uva, melancia, morango e pera.

Tabela nutricional da salada

É difícil estabelecer uma tabela nutricional fixa para salada. Cada combinação de ingredientes gera uma diferente tabela nutricional com diferentes propriedades e benefícios. Os nutrientes da salada também variaram conforme os ingredientes que forem utilizados. Por este motivo deve-se planejar muito bem este prato para que seja nutricionalmente rica.

A salada é um grande aliado à dieta. Além de possuir muitos nutrientes, possui baixa quantidade de calorias e promove por maior tempo à saciedade. O recomendado é sempre variar os elementos da salada. Sempre que possível deve-se combinar diferentes alimentos com propriedades diferentes para enriquecer a salada com o maior número de nutrientes.