Benefícios do Alpiste para a saúde

O Alpiste é uma semente muito conhecida por servir como alimento para passarinhos. Mas você sabia que ele também pode fazer parte da alimentação humana? E o mais incrível: traz diversos benefícios para a saúde!

Ele é rico em vários tipos de vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo, além de ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Seu consumo pode ajudar na prevenção e no tratamento de diversas doenças, principalmente as do estômago e do fígado. Ele pode ainda ser um excelente aliado para quem deseja perder peso.

Além de utilizá-lo puro, também é possível consumi-lo de outras formas. Uma das mais populares é o leite, que é muito prático e fácil de se fazer em casa, sendo também recomendado para quem não gosta do sabor e da textura das sementes puras.

Neste artigo você irá conhecer todas as suas propriedades, recomendações e possíveis efeitos colaterais do consumo do alpiste. Irá também aprender como fazer e consumir o leite, aproveitando assim todos os seus benefícios da melhor maneira possível.

Alpiste para humanos

Alpiste para passarinho? É assim que ele é popularmente conhecido. No entanto, há alguns anos os estudos têm comprovado que ele pode, e deve, fazer parte da alimentação humana. Por conta disso, cada vez mais os profissionais da nutrição vêm recomendando esse alimento aos seus pacientes.

E não é a toa. Ele é rico em vitaminas, enzimas e nutrientes essências para o bom funcionamento do nosso organismo. Além de tudo, ele possui um preço bastante acessível e é muito fácil de ser encontrado. Vamos conhecer quais são os seus benefícios?

Benefícios do alpiste

Este é um alimento extremamente rico e com grande valor nutritivo. Quando consumido regularmente, ele pode trazer muitos benefícios para nossa saúde e bem estar, auxiliando na prevenção e no tratamento de diversas doenças. Vamos descobrir a seguir quais são os seus principais benefícios:

  • Atua na regulação dos níveis de colesterol no sangue;
  • Auxilia no tratamento da diabetes;
  • Ajuda a desinflamar o fígado e tratar casos de doenças como a cirrose;
  • Auxilia na eliminação de gordura do corpo, tanto das artérias quanto a gordura dos famosos “pneuzinhos”.
  • Ajuda no tratamento de doenças do estômago, como a gastrite e a úlcera;
  • Elimina o excesso de líquidos do organismo, evitando a retenção e ajudando o corpo a desinchar. E isso também ajuda os rins a trabalharem melhor.

Propriedades do alpiste

Antioxidante, anti-inflamatório, diurético, são muitas as propriedades que essa pequena semente possui. Vamos conhecer a seguir um pouco mais sobre cada uma delas e de que forma elas atuam em nosso corpo e em nossa saúde!

  • Antioxidante: uma das mais apreciadas propriedades do alpiste é o seu poder antioxidante, por conta da grande quantidade de Vitamina E que ele possui. Isso ajuda a renovar as células e a prevenir o envelhecimento precoce, melhorando a aparência da pele, do cabelo e do corpo de modo geral.
  • Anti-inflamatório: essa propriedade é a responsável por fazer com que essa semente seja uma excelente aliada no tratamento de problemas do fígado, pois ajuda a desinflamá-lo e a melhorar o seu funcionamento.
  • Diurético: por conta de sua capacidade diurética, esse alimento é muito indicado para pessoas que já possuem ou têm tendência a apresentar problemas nos rins. O consumo dessa semente faz com que o corpo consiga eliminar líquidos com mais facilidade, evitando assim a retenção e o incômodo por ela causado.
  • Como auxiliar no tratamento da diabetes: Atua no fígado, eliminando as toxinas. Ele ajuda também a melhorar o funcionamento dos rins e do fígado.
  • Rico em lípase: essa é uma enzima que tem a capacidade de ajudar a eliminar gordura de diversas partes do corpo, inclusive das artérias e das veias. Por conta disso, ele acaba se tornando um excelente aliado no combate a doenças como hipertensão e obesidade.

Alpiste emagrece?

Quando falamos em alimentação saudável, logo nos vem à cabeça o emagrecimento. Mas afinal, será que além de trazer diversos benefícios para a saúde e auxiliar no tratamento de doenças, o alpiste também ajuda na perda de peso? A resposta é sim! E isso acontece por três motivos:

  • O primeiro é que essa semente é extremamente rica em fibras. As fibras são muito importantes para quem deseja eliminar os quilinhos a mais. Isso porque elas aceleram o trânsito intestinal, melhorando a absorção de nutrientes e acabando com a incômoda barriguinha.
  • Outro motivo pelo qual esse alimento ajuda a emagrecer é o seu poder diurético, do qual já falamos acima. Isso faz com que o corpo deixe de reter líquidos, ajudando a desinchar.
  • O terceiro motivo são as enzimas que ajudam o corpo a eliminar a gordura que está estocada.

Composição nutricional do alpiste

Já sabemos que o alpiste possui muitas propriedades e benefícios para a saúde. Porém, é importante conhecer também a sua tabela nutricional, para poder inseri-lo na dieta de forma adequada.

A seguir, está a tabela nutricional correspondente a uma porção de 10 gramas dessa semente:

  • Calorias: 21 kcal
  • Carboidratos: 5,5 g
  • Proteínas: 1,4 g
  • Cálcio: 5 mg
  • Fósforo: 30 mg
  • Gorduras totais: 0,2 g

Como consumir alpiste

Muitas pessoas têm bastante dúvidas acerca de como incluir essa semente tão poderosa em sua dieta, já que ela é comumente ligada à dieta dos passarinhos. Na realidade, existem diversas maneiras de se fazer isso, pois trata-se de um alimento bastante versátil e que pode ser preparado e consumido de diferentes maneiras.

Uma dessas maneiras é acrescentar as sementes a pães, bolos, tortas, dentre outros. Basta adicionar uma porção enquanto estiver preparando a massa, aumentando assim a quantidade de fibras da receita e garantindo todos os benefícios que ela pode oferecer.

Outra maneira é fazendo o chá de alpiste. Basta ferver 500ml de água com 1 colher de semente, deixar abafar por 10 minutos e coar. Lembrando que o consumo deve ser imediato para que a bebida não acabe perdendo nenhum de seus benefícios.

Existe ainda a opção de fazer o leite dessa semente, que é a forma mais popular como ela é consumida por seres humanos. Esse leite pode ser feito em casa, é altamente nutritivo e benéfico para a saúde. Vamos falar um pouco mais dele, seu modo de preparo, seus benefícios e suas contraindicações a seguir:                                                                              

Leite de alpiste

Esse leite é uma maneira prática e fácil de aproveitar todos os benefícios que esse alimento pode trazer para o organismo. Muitas pessoas não gostam do sabor da semente pura, e nesses casos ele também se torna uma boa opção.

Propriedades

  • Anti-inflamatório, auxiliando no tratamento de diversas doenças;
  • Fonte de vitaminas do complexo B;
  • Antioxidante;
  • Rico em proteínas.

Como fazer

Esse leite não se encontra pronto no mercado para vender. Ele deve ser preparado em casa, utilizando as sementes. No entanto, esse preparo é bastante simples e prático, e qualquer pessoa consegue fazer.

Confira a seguir a receita:

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de alpiste
  • 2 copos (200ml cada) de água mineral ou filtrada

Modo de preparo

  • Primeiro, pegue as 5 colheres de sementes e coloque-as de molho em um dos copos com água, por pelo menos 8 horas. Caso vá consumi-lo pela manhã, você pode fazer isso antes de dormir.
  • Descarte a água na qual o alpiste ficou de molho e coloque as sementes no liquidificador com um novo copo de água.
  • Bata até que se transforme em uma mistura espumosa e uniforme.
  • Consuma imediatamente e sem adoçar.

Como tomar

O recomendado é que esse leite seja tomado duas vezes por dia, preferencialmente antes de dormir e logo pela manhã, ainda em jejum. Você deve ingerir um copo de 200ml por vez.

Outro detalhe extremamente importante é tomá-lo puro. Evite qualquer outra mistura, principalmente o açúcar. Caso contrário, ele pode perder todas as suas propriedades e benefícios.

Leite de alpiste efeitos colaterais

Apesar de ser saudável e nutritivo, podendo trazer diversos benefícios para a saúde, essa bebida também pode apresentar alguns efeitos colaterais. Portanto, é importante estar atento e interromper o consumo diante de qualquer sinal.

Leite de alpiste contra indicações

Mesmo sendo rico em vitaminas e nutrientes, o leite de alpiste também possui algumas contraindicações, e não deve ser consumido por todo mundo.

As pessoas que possuem a síndrome do colón irritável devem evitá-lo. Isso porque, devido a algumas substâncias que possui, sua ingestão pode provocar crises.

Caso você seja portador dessa síndrome ou de qualquer outro problema de saúde relacionado, não tome esse leite sem antes consultar o seu médico.

Onde comprar alpiste para consumo humano

Antigamente, essa semente era utilizada somente na alimentação das aves, o que tornava muito mais difícil encontrá-la. No entanto, hoje em dia ela está se popularizando bastante para o consumo humano.

Atualmente, é muito fácil encontrá-la à venda, mesmo em cidades pequenas. Você pode comprá-la nos seguintes locais:

  • Lojas especializadas de produtos naturais e saudáveis;
  • Supermercados;
  • Mercados municipais, dentre outros.

No entanto, procure comprar num local de confiança, no qual a origem dos produtos seja certificada. Assim, você estará garantindo que está comprando um alimento de qualidade.

O alpiste pode trazer muitos benefícios para a sua saúde e o seu bem-estar. Inclua-o hoje mesmo em sua alimentação!