Benefícios do Feijão Guandu para a saúde

Na natureza, é possível encontrar diversas espécies de feijão, dos mais variados formatos, cores e sabores. Um deles é o feijão Guandu, sobre o qual iremos falar neste artigo.

Esse feijão é bastante versátil, sendo utilizado de diversas formas. Um de seus usos mais comum é na melhoria e recuperação de solos, pois possui raízes compridas e é bastante resistente aos mais diversos tipos de climas e estações. Porém, também pode ser utilizado na alimentação, tanto de animais quanto de seres humanos, embora essa segunda opção ainda seja menos frequente aqui em nosso País.

Esse uso em dietas é muito recomendado pelo fato de esse ser um grão bastante nutritivo, rico em diversos minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, ele possui propriedades que ajudam a combater e prevenir diversos tipos de doenças, e é rico em proteínas e fibras.

O guandu possui um sabor forte e característico, que pode acabar não agradando algumas pessoas. No entanto, quando preparado da maneira correta e com um bom tempero, ele pode ficar bem saboroso. Além disso, suas folhas podem ser aproveitadas na forma de chá.

A seguir, você irá conferir todas as propriedades e benefícios que o consumo desse feijão pode trazer para a sua saúde. Verá também quais são as formas de prepará-lo, onde comprar e muito mais.

Propriedades do guandu

Esse grão é conhecido por ser bastante nutritivo e cheio de propriedades benéficas para a saúde. Vamos conhecer algumas delas:

Rico em Ferro: uma de suas principais propriedades é que ele é rico em ferro, um mineral de extrema importância para a saúde, cuja falta pode causar problemas como a anemia.

Fonte de Magnésio, Fósforo e Potássio: esses são outros encontrados nesse feijão. Eles atuam em diversos órgãos e funções diferentes, ajudando na prevenção e no tratamento de doenças. O Potássio, por exemplo, é muito importante para o controle da pressão arterial e para a saúde do coração.

Possui altos níveis de cálcio: o cálcio é um mineral essencial para a saúde dos ossos e também dos dentes. Por isso, o consumo regular do guandu pode ajudar a fortalecer os dentes e a prevenir doenças como a osteoporose.

Fonte de proteínas: esse é um tipo de feijão que possui uma grande quantidade de proteínas, que são essenciais para a regeneração das células e dos tecidos, além da manutenção do nosso corpo de maneira geral.

Vitamina C: dentre outras, essa vitamina também está presentes no guandu. Elas contribuem com nossa saúde de diversas maneiras, e uma delas é aumentando a imunidade e prevenindo gripes e resfriados.

Rico em fibras: essa é uma característica bastante comum dos mais diversos tipos de feijão. As fibras são muito importantes em diversos aspectos. Elas ajudam a melhorar os processos digestivos e trazem saciedade, promovendo a saúde e o bem estar.

A seguir, iremos conhecer um pouco mais dos principais benefícios do Guandu e de como ele pode auxiliar na prevenção e no combate a doenças e também na melhora de nossa saúde.

Benefícios do guandu         

No tópico anterior, vimos algumas das propriedades presentes nesse feijão. Agora, veremos de que forma elas atuam em nosso organismo.

Auxilia no ganho de músculos

Para quem pratica atividades físicas, principalmente o levantamento de peso, o consumo do guandu é bastante recomendado. Isso porque esse grão, assim como outras espécies de feijão, é rico em proteínas. Esse é um macronutriente essencial para estimular e aumentar os efeitos da musculação, especialmente quando consumido após a atividade física.

Ajuda a cicatrização

As proteínas são responsáveis por ajudarem na reposição de todas as células do corpo, inclusive dos tecidos. Por isso, o consumo desse grão pode ajudar na cicatrização de ferimentos.

Previne a anemia

O consumo regular dessa espécie de feijão também pode torná-lo um grande aliado no combate à anemia. Ele é rico em ferro, ajudando a repor as necessidades desse mineral sem o uso de medicamentos.

Indicado para dietas vegetarianas

Assim como as demais leguminosas, o guandu também é um excelente alimento para ser utilizado por pessoas que seguem dietas vegetarianas. Essas dietas, por não terem proteínas de origem animal, precisam de boas fontes vegetais.

Guandu controla a hipertensão

A pressão alta é um problema grave que pode levar a consequências mais graves, como um infarto. Por isso, preveni-la e tratá-la o quanto antes é o mais recomendado, e isso pode ser feito consumindo os alimentos certos. Este é um desses alimentos.

O Potássio, um mineral que está presente em grandes quantidades no grão, é o motivo. Ele atua como vasodilatador, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a pressão arterial.

Atua na saúde do sistema cardíaco

Como dito acima, o consumo desse grão, por conta do Potássio, diminui os níveis de pressão arterial e melhora a circulação sanguínea. Consequentemente, melhora-se a saúde do coração.

Aumenta a imunidade

O sistema imunológico é o responsável por proteger nosso corpo de infecções e fortalecer nosso organismo, deixando-o mais resistente a doenças. A vitamina C, presente em grandes quantidades nessa espécie de feijão, contribui para aumentar essa imunidade.

Melhora os processos digestivos

Além de boas proteínas e carboidratos, esse feijão também é rico em fibras digestivas. Essas fibras são muito importantes para os processos do sistema digestivo, ajudando a regular o funcionamento do intestino. Por conta disso, ajuda a prevenir e tratar cólica, constipação, diarreia, gases, dentre outros problemas. E ajuda também a melhorar a absorção de nutrientes, fazendo com que o corpo aproveite da melhor forma as vitaminas e minerais presentes nos alimentos ingeridos.

Proporciona energia rápida

Outra propriedade interessante desse feijão é que ele se transforma rapidamente em energia quando chega ao organismo. Por conta disso, seu consumo é bastante indicado para pessoas que praticam exercícios físicos ou para aquelas que necessitam de muita energia em seu trabalho e dia a dia.

Guandu feijão: auxilia o emagrecimento

O guandu é o tipo de alimento ideal para pessoas que estão tentando perder peso, pois ele possui uma quantia relativamente baixa de calorias e gorduras. Além disso, por ser rico em fibras, ajuda a matar a fome e manter a saciedade por mais tempo, fazendo com que a pessoa coma menos e, consequentemente, emagreça de forma saudável.

Ajuda a tratar o diabetes

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) constataram, através de pesquisas de laboratório feitas com ratos, que o consumo desse feijão pode auxiliar no tratamento do diabetes. Depois de muitos anos de pesquisa, eles chegaram à conclusão de que, os animais que haviam sido regularmente alimentados com o guandu, tiveram uma redução bastante significativa em suas taxas de glicose.

O guandu possui contra-indicações?

Com tantos benefícios, será que esse feijão tão nutritivo possui alguma contra-indicação? De modo geral, podemos dizer que não, pois trata-se de um alimento totalmente natural e cheio de propriedades benéficas para a saúde. No entanto, caso deseje inclui-lo em sua alimentação, a recomendação é sempre procurar um nutricionista, pois só ele poderá determinar quais são as quantidades necessárias para suprir as suas necessidades nutricionais.

Receitas com guandu

Existem diversas maneiras de preparar esse grão. Vamos conhecer algumas delas a seguir:

Guandu comida: aqui no Brasil, esse é um tipo de feijão muito mais utilizado na recuperação de solos e na alimentação de animais do que nas dietas humanas. No entanto, em países como a Índia e Porto Rico, por exemplo, ele é bastante utilizado na culinária, principalmente em pratos vegetarianos.

Mas afinal, como ele deve ser preparado para que fique saboroso?

Como preparar?

Diferente da maioria dos tipos de feijões aos quais estamos acostumados, o guandu possui um sabor forte e característico. Portanto, seu preparo não é tão simples assim, e exige um pouco mais de habilidades. O segredo está em utilizar muito tempero, como sal, alho, cebola, pimenta, pimentão, ervas diversas, dentre outros.

É possível também inclui-lo em receitas e pratos do dia a dia, como arroz branco, torta de legumes, macarronada, ensopados, dentre outros.

Chá de folha de guandu

Além de consumir os grãos, também é possível utilizar as folhas dessa planta no preparo de chás medicinais. Eles são utilizados principalmente para auxiliar no tratamento de problemas de garganta, como inflamações, infecções e dores. Além disso, pode ajudar ainda no tratamento de tosses, bronquites, hemorragias e problemas de estômago

Onde comprar

Apesar de seu alto poder nutritivo e todos os benefícios que pode trazer para a saúde, o guandu ainda é pouco consumido e, portanto, não é tão fácil encontrá-lo à venda. Em alguns estados, principalmente no Nordeste, ele é mais popular e torna-se mais fácil achá-lo.

Alguns lugares onde você pode encontrar os grãos:

  • Feiras livres
  • Mercados municipais
  • Feiras de produtos orgânicos
  • Lojas de produtos naturais
  • Diretamente com pequenos produtores

Outra opção é plantá-lo em casa, pois essa é uma planta bastante fácil de ser mantida em qualquer lugar, já que ela é extremamente resistente e se adapta aos mais diversos tipos de climas. O guandu é um feijão muito nutritivo, cheio de vitaminas, minerais, proteínas e fibras, e que pode trazer muitos benefícios para a saúde quando consumido regularmente. Com certeza vale muito a pena conhecer, experimentar, descobrir novas formas de fazer e inclui-lo em sua alimentação!