Benefícios do Leite de Amêndoa para a saúde

Muitas pessoas, seja por conta de uma dieta vegana ou de intolerância à lactose, estão começando a buscar por opções de leites vegetais. Existem muitas, como o leite de aveia, de amendoim, de castanhas e também o leite de amêndoa, sobre o qual iremos falar neste artigo.

Benefícios do Leite de Amêndoa para a saúde

Esse leite, embora não seja a opção mais econômica de leite vegetal, é um das mais populares. Isso porque, além de possuir sabor e textura agradáveis, ele ainda é rico em nutrientes, bastante versátil, podendo ser consumido e utilizado de diversas maneiras.

Esse tipo de leite pode ser encontrado à venda, mas também pode ser feito em casa, sendo que costuma custar mais barato dessa segunda forma. Porém, para quem tem um dia a dia corrido, é uma boa opção comprá-lo pronto.

Neste artigo, iremos falar quais são as propriedades presentes nesse leite, quais os seus principais benefícios para a saúde, qual o seu valor nutricional, onde você pode adquiri-lo, como utilizá-lo e todas as informações necessárias para que você possa inclui-lo na sua dieta como uma opção saborosa e saudável ao leite de vaca.

Propriedades do leite de amêndoa

  • Rico em vitaminas A, D e B12;
  • Fonte de Fósforo, Potássio e Zinco;
  • Rico em antioxidantes;
  • Possui poucas calorias;
  • Boa opção para alérgicos ao leite e intolerantes à lactose;
  • Origem vegetal, ideal para dietas veganas.

Benefícios do leite de amêndoa

Como, afinal, essas propriedades atuam em nosso organismo? Vamos entender a seguir:

Benefícios do leite de amêndoa

1. Melhora a circulação sanguínea

Por ser rico em minerais como o Fósforo, o Potássio e o Zinco, e também em Vitamina D, esse leite é um excelente aliado na preservação da saúde do coração. Isso porque esses minerais são essenciais para promover uma boa circulação sanguínea.

2. Melhora a aparência da pele

Esse leite possui, dentre as suas propriedades, uma grande quantidade de Vitamina E. Essa Vitamina é uma grande aliada para quem deseja manter a aparência da pele mais jovem e saudável, ajudando a atenuar os efeitos do tempo, da poluição e de outras agressões que nossa pele sofre todos os dias.

3. Contribui com a visão

Outra Vitamina que encontramos em grandes quantidades no leite de amêndoa é a Vitamina A. Ela, dentre outras funções, ajuda a cuidar da saúde dos olhos, promovendo uma boa visão, retardando e ajudando a prevenir problemas que possam aparecer.

4. Fortalece os ossos

Muitas pessoas acreditam que precisam consumir laticínios e derivados para manter os ossos fortes e saudáveis. No entanto, o leite de amêndoa também cumpre muito bem essa função. Isso porque ele é rico tanto em cálcio quanto em Vitamina D, dois componentes que juntos auxiliam no fortalecimento dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose, por exemplo.

5. Aumenta a imunidade

Por conta de sua grande quantidade de nutrientes, esse leite se torna um grande aliado no fortalecimento do sistema imunológico. Essa é uma função extremamente importante, pois ajuda na prevenção de doenças, tornando nosso organismo mais forte e resistente a infecções e vírus.

6. Não contém lactose

Muitas pessoas, depois de adultas, descobrem-se intolerantes à lactose e precisam deixar de lado o hábito de consumir leite de vaca. Nesses casos, o leite de amêndoa torna-se um excelente substituto, pois possui sabor agradável e ainda é extremamente nutritivo.

A seguir, vamos conhecer quais são as quantidades de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras presentes nesse leite.

Leite de amêndoas valor nutricional

A seguir, confira a tabela nutricional completa para 100 gramas:

  • Leite de amêndoas calorias: 165
  • Gorduras totais: 2,6 g
  • Carboidratos: 2,7 g
  • Proteínas: 1,1 g
  • Fibra alimentar: 0,4 g

Como fazer leite de amêndoa

A versão caseira do leite de amêndoa é uma ótima opção para quem busca uma alimentação ainda mais saudável e natural. Ela pode ser feita de maneira bastante simples, rápida e prática, e ainda tem a vantagem de que você pode deixá-lo mais forte ou mais fraco, de acordo com o seu gosto. Além disso, essa é uma versão mais econômica do que o leite comprado pronto, que geralmente costuma ter um valor bem elevado.

Vale lembrar que, para conseguir comprar amêndoas por um valor mais baixo, é bom procurar em bancas de mercado municipal. Nesses locais, as oleaginosas costumam ser vendidas a granel, e por um preço mais em conta. Além disso, é possível observar a qualidade do produto.

Vamos à receita:

Ingredientes

  • 1 xícara de amêndoa crua
  • 4 xícaras de água

Modo de fazer

  • Lave bem as amêndoas e em seguida coloque-as de molho em uma vasilha funda com água até a borda. O ideal é que fiquem assim por pelo menos 12 horas. Você pode, por exemplo, deixar da noite para o dia.
  • Depois, escorra bem a água e tire a pele das amêndoas.
  • Bata no liquidificador com as 4 xícaras de água, até que as oleaginosas estejam completamente trituradas e se forme uma mistura homogênea.
  • Retire do liquidificador e coe em um pano de prato de algodão ou então em um coador próprio para leites vegetais.
  • Esse leite dura até três dias na geladeira.
  • Caso prefira um leite mais consistente, coloque menos água.

Além da versão líquida, existe também a versão do leite de amêndoa em pó. Vamos saber mais sobre ela no próximo tópico.

Leite de amêndoas em pó

Essa versão é mais difícil de encontrar à venda do que a versão líquida, pois são pouquíssimas marcas que a fabricam, devido a ser um processo bem mais complexo. Os leites vegetais em pó que são encontrados com mais facilidade e por preços mais acessíveis são o de arroz e o de soja.

Quanto ao de amêndoas, as opções encontradas geralmente são indicadas para alimentação infantil, mais precisamente para bebês intolerantes à lactose. Uma lata com 400g sai por cerca de 45 reais.

No entanto, essa não é a opção mais indicada para quem vai consumir diariamente. Afinal, além de ter um custo maior, alguns nutrientes ainda acabam sendo perdidos durante o processamento. Quanto mais natural for a versão escolhida, mais saudável e nutritiva ela será.

Leite de amêndoas é gostoso?

Uma das grandes dificuldades que as pessoas possuem ao consumir leites vegetais é quanto ao sabor, já que grande parte deles tem um gosto muito forte e não tão saboroso assim. Esse não é o caso do leite de amêndoa, e é por isso que ele é tão apreciado.

Esse leite é bastante agradável ao paladar e costuma agradar a maioria das pessoas. Ele combina bastante com receitas doces e também é bom para ser consumido puro.

Além da versão normal do leite industrializado, existem ainda algumas versões com sabor, como chocolate e baunilha. Essa é uma boa opção para oferecer às crianças.

Onde e como utilizar

Você pode utilizar o leite de amêndoa da mesma forma que se utiliza o leite de vaca. Ele fica bom principalmente em receitas doces, e também pode ser consumido puro. Vamos a alguns exemplos de utilização:

  • Em bolos;
  • Em biscoitos;
  • Em pães;
  • Em sobremesas;
  • Com cacau;
  • Leite de amêndoas com café;
  • Com mel;
  • Puro.

Agora que você já conhece todas as suas propriedades, benefícios e formas de consumir, fica a pergunta: onde, afinal, podemos encontrar esse tipo de leite para comprar? Vamos descobrir a seguir.

Leite de amêndoa comprar

Apesar de estarem se popularizando bastante, ainda não é tão fácil encontrar os leites vegetais para comprar, principalmente o de amêndoas. No entanto, cada vez mais estão surgindo lojas especializadas nesse tipo de produto onde você pode encontrá-los com facilidade.

Leite de amêndoas onde comprar

Eis alguns tipos de lugares que costumam vender esse leite:

  • Lojas de produtos naturais
  • Lojas de produtos veganos
  • Mercados municipais
  • Grandes redes de supermercados
  • Lojas virtuais

Caso more em cidade pequena ou deseje uma maior variedade de opções, as lojas virtuais são a melhor opção, pois nelas é possível encontrar uma infinidade de marcas, preços e até mesmo sabores.

Preço

Os preços desse leite vão variar bastante dependendo da marca, da loja e até mesmo do local onde você mora. Em lojas virtuais, por exemplo, é possível encontrar uma caixinha de um litro por cerca de 16 reais.

O que geralmente encarece esse produto é que a grande maioria é importada, já que ele não é tão comum no Brasil. Além disso, as versões orgânicas, apesar de serem ainda mais saudáveis, também costumam ter o preço ainda mais elevado. Apesar do valor alto, vale a pena investir para experimentar caso você esteja em busca de um bom leite vegetal.

Já se você fizer em casa, o preço do leite sai bem mais em conta. Portanto, caso você tenha tempo, é algo que vale a pena. Além do mais, a versão caseira será ainda mais pura e saudável.

O leite de amêndoa é uma opção extremamente saudável e saborosa para quem deseja ou precisa deixar de consumir o leite de vaca. Se for feito em casa, ele pode sair por um valor bastante acessível. Inclua hoje mesmo essa bebida tão nutritiva na dieta da sua família!