Benefícios do Pêssego para a saúde
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
O pêssego (Prunus Pérsica), embora possa ser encontrado durante todo o ano, é uma fruta típica do verão, abundante durante os meses de outubro, novembro e dezembro, logo, nessa época os preços estarão mais baratos.
Oriundo da China, é uma fruta popular ao redor do mundo não apenas devido ao seu sabor suave, mas também por causa de suas propriedades nutritivas, visto que é rico em cálcio e potássio.
A casaca, que é fina e aveludada, concentra maior parte de fibras e nutrientes do pêssego. Diante disso, sugere-se não descascá-lo antes de comer, mas que a lavagem seja adequada antes da ingestão.
Propriedades do pêssego
Essa fruta possui altos níveis de antioxidantes e é conhecida por fortalecer o sistema imunológico, haja vista a abundância em vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, é altamente indicada para as pessoas que querem emagrecer, uma vez que atua como diurético natural.
Cabe mencionar que frutas com nível de água elevado em sua composição promovem maior saciedade. Sendo assim, o pêssego combina seu alto teor de água com um gosto adocicado e proporciona uma sensação ainda maior de satisfação logo após ser consumido.
Benefícios do pêssego
- Controle do diabetes
Alguns tipos de antioxidantes são importantes aliados no controle do diabetes e da obesidade, como é o caso dos fitoquímicos, presentes no pêssego.
- Prevenção do câncer e outras doenças crônicas
Estudos feitos afirmam que o alto teor de antioxidantes dessa fruta ajuda a combater a formação de radicais livres que possam desencadear alguns tipos de câncer. Há dois tipos de antioxidantes encontrados na casca e polpa do pêssego: os ácidos clorogênico e neoclorogênico. Eles funcionam como inibidores de radicais livres, que podem favorecer outras doenças crônicas, como o Alzheimer, por exemplo.
- Saúde dos olhos
O pêssego contém betacaroteno, composto que aparece em pesquisas recentes associado à redução de catarata, uma doença ocular. Além disso, estudos feitos indicaram que o consumo de, ao menos três porções de frutas frescas diariamente, podem minimizar os riscos de degeneração macular relacionada à idade.
- Perda de peso
Tendo em vista que o pêssego apresenta poucas calorias, quase zero de gordura e uma quantidade significativa de água em sua composição, tornou-se um ótimo aliado na perda de peso.
- Ossos e dentes saudáveis
É sabido que fósforo e cálcio ajudam os dentes e ossos a ficarem mais fortes. Tendo em vista que o pêssego contém esses dois minerais, também é um ótimo preventivo de doenças como a descalcificação.
Vale acrescentar que minerais encontrados no pêssego, como ferro e flúor, são benéficos na prevenção de cáries e outros transtornos dentais.
- Auxilia na prisão de ventre
Um dos benefícios do pêssego é ajudar no bom funcionamento do intestino devido às suas propriedades laxantes. No organismo, precisa de uma grande quantidade de fibras e água para que o sistema digestivo funcione normalmente, e essa fruta é rica em ambos.
Pêssego em calda
Feitas as considerações acerca das propriedades e benefícios do pêssego, falaremos sobre o pêssego em calda.
O pêssego em calda não é recomendado para diabéticos, tendo em vista a adição de açúcar em sua composição. Contudo, a fruta contém baixo índice glicêmico que, somado a vitaminas e minerais contidos na fruta, é altamente benéfica no controle do diabetes.
Para preparar essa receita você deverá reservar:
– 1 kg de pêssego;
– ½ kg de açúcar;
– 1 litro de água.
O primeiro passo é lavar o pêssego em água corrente. A seguir, corte-os ao meio e tire o caroço. Descasque e em uma panela coloque o açúcar e a água.
Deixe ferver por uns cinco minutos. Logo após, coloque os pêssegos para cozinhar na calda por, no máximo, 30 minutos. Eles deverão ficar cozidos e firmes ao mesmo tempo.
Limpe o vidro e coloque os pêssegos com a calda.
Cultivo de pêssego
O pessegueiro, árvore da família das rosáceas e pode chegar até 8 metros de altura.
As covas devem ter 60 centímetros e devem ser estercadas e adubadas antes do plantio. O local a ser escolhido deverá ser onde a temperatura no verão é alta durante o dia e amena à noite, além de boa intensidade de luz, pouco vento e bom suprimento de água.
O plantio deverá ser alinhado em nível ou suavemente em desnível, visto que isso poderá acarretar benefícios para quando for irrigada e/ou infiltrada pela água das chuvas. Antes de cultivar, para impedir a erosão, levante uma leira com 20 centímetros de altura.
Sugere-se que as mudas apresentem de três a quatro brotações primárias e com o broto principal sem sinais de enrugamento e com gemas maduras. O ramo principal deverá ter entre 10 e 30 mm a 20 cm do enxerto.
A poda deverá ser feita no mês de junho nas regiões mais quentes e no final de junho, início de julho em regiões mais frias.
A colheita pode ser feita em cestas ou caixas plásticas tão logo a pele do pêssego alterar a coloração para amarelo-claro.
Pêssego engorda?
O pêssego apresenta um valor calórico muito baixo e, como é um diurético natural, é uma das frutas mais recomendadas pelo nutricionista. Ele pode ser inserido em diversas receitas, no entanto, para desfrutar dos seus benefícios em sua totalidade, sugere-se que seja ingerido cru ou incorporado às saladas de frutas.
Essa fruta engorda se for consumida em excesso, acrescida de açúcar ou de creme de leite e leite condensado. Em suma, o pêssego não engorda, mas é preciso atenção quanto à maneira que é consumida.
Como comer pêssego?
Os pêssegos podem ser consumidos de várias maneiras, bem como:
- Em vitaminas: vitaminas ficam mais apetitosas com um pêssego descascado, sobretudo no período matinal.
- Picados: podem ser adicionados a vários cereais e outras misturas, como granola e mingau de trigo.
- Pães, bolos e tortas: sejam verdes ou maduros, pêssegos são sempre uma ótima cobertura de bolos e tortas.
- Geleia: caso tenha muitos frutos, podem ser ótimas opções para cozinhar e transformar em geleia.
- Acompanhamento de carnes: pêssegos combinam com diversos tipos de carnes grelhadas e podem acompanhar porco, frango ou carne.
Artigos Relacionados
Benefícios e Propriedades do Limão
Benefícios e Propriedades da Maçã
Benefícios e Propriedades da Pera
Benefícios e Propriedades do Quiuí
Benefícios e Propriedades da Uva
Benefícios e Propriedades da Manga
Benefícios e Propriedades da Banana
Benefícios e Propriedades do Maracujá
Benefícios e Propriedades do Abacate
Benefícios e Propriedades do Damasco
Benefícios e Propriedades do Mirtilo
Benefícios e Propriedades da Cereja
Benefícios e Propriedades da Amêndoa
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.