Benefícios do Painço para a saúde

O Painço é um cereal rico em nutrientes. De origem asiática, é cultivado e consumido há milênios por povos do Sudeste Asiático e África onde é consumido como farinha e usado na preparação de pães.

benefícios do painço

No Brasil, o painço é comumente utilizado como alimento para pássaros, mas seu consumo humano ganhou fama graças às dietas macrobióticas, uma vez que ele funciona como um alcalinizador, ou seja, ajuda a neutralizar a acidez sanguínea (pH). Vale lembrar que o grão para aves não é o mesmo do que pode ser consumido pelos humanos.

Esse grão pertence à família das Poaceae e seu nome científico é Panicum miliaceum, que significa milho miúdo. Ele é rico em nutrientes, proteínas, vitaminas e poucas calorias. Pode ser facilmente incluído na dieta, painço cozido em sopas, saladas, como farinha e até substituir o arroz.

Dentre os benefícios do painço, ele pode ser considerado um alimento “especial para as mulheres”, já que possui triptofano, aminoácido precursor do neurotransmissor serotonina que proporciona calma, tranquilidade e prazer, e lignanas, fibras e antioxidantes. Todos esses componentes juntos favorecem para a diminuição dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), assim como menopausa e o controle do ciclo menstrual como um todo.

Outro grupo que se beneficia do painço são as pessoas alérgicas ou intolerantes a glúten, uma vez que o grão não contém a substância. Porém, deve-se ficar atento ao rótulo e ter cuidado onde encontrar painço, pois, às vezes, pode ter sido inserido algum outro cereal na mistura que possa conter glúten. É indicado também para os vegetarianos, já que possui um teor de proteína que supera o contido no feijão.

Painço onde comprar

O grão de painço que serve de comida para os passarinhos não é o mesmo que pode ser consumido pelos humanos, por isso deve-se ter cuidado onde comprar painço para consumo humano. Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, feiras de produtos orgânicos e mercados especializados.

O ideal é que ele seja comprado embalado e de acordo com todas as normas de higiene e segurança. O painço pode ser facilmente encontrado a granel, mas esse deve ser evitado pois pode conter mais impurezas. Certifique-se de que o cereal esteja com os grãos arredondados, rígidos e soltos, e que a coloração seja de tom amarelado.

Propriedades do painço

O Painço é um grão altamente nutritivo e de baixa caloria. Rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo como carboidratos, fibras, proteínas, minerais como o cálcio, ferro, manganês, magnésio, potássio e fósforo, vitaminas A, do complexo B, vitamina C, E, K e uma boa quantidade de aminoácidos. A cada 100 gramas do produto encontramos cerca de 110 calorias, 12,5 gramas de proteína, 31,8 gramas de carboidratos e 3,5 gramas de gorduras totais.

Os minerais como Cálcio, Manganês, Magnésio e Fósforo, são essenciais para a manutenção e saúde de ossos e tecidos. O fósforo, além de melhorar a saúde dos ossos, auxilia na concentração e dá energia. O painço é rico em magnésio, cerca de uma xícara desse grão confere 25% das nossas necessidades diárias em magnésio. O magnésio ajuda no sistema nervoso e no equilíbrio hormonal.

O painço ainda é rico em ATP, molécula de energia, sendo indicado para praticantes de atividades físicas e para combater o cansaço e a fadiga. Possui triptofano, precursor de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Sua alta quantidade de fibras, juntamente com a baixa quantidade de gorduras, regula a absorção de açucares pelo o organismo, fazendo com que seja feita de forma lenta, fornecendo energia de uma forma mais linear ao corpo. As fibras ainda regulam o transito intestinal e podem ser benéficas para pessoas com propensão à formação de cálculos renais, uma vez que evitam a absorção de oxalatos e sua consequente migração para a corrente sanguínea e deposição nos rins.

– Auxilia na perda de peso

O baixo teor calórico e o alto teor de fibras se faz benéfico o consumo do painço para emagrecer. As fibras promovem uma sensação de saciedade, fazendo com que se consuma menos alimentos e, assim, ingira-se menos calorias. Regula também o intestino, fazendo com que as evacuações sejam mais frequentes e obtendo uma maior eliminação de toxinas e controle da absorção de gorduras pelo intestino.

– Benéfico para a saúde dos ossos

O Painço é rico em minerais como Cálcio, Manganês, Magnésio e Fósforo, que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento de ossos e na prevenção de fraturas e da osteoporose.

 – Auxilia na redução do colesterol

Sabe-se que as fibras são benéficas também para a redução do colesterol pois regulam a absorção de gorduras e aumentam sua eliminação. Alem disso, o painço é fonte de dois aminoácidos, a lecitina e a metionina que também ajudam a reduzir o chamado colesterol “ruim”, o LDL.

– Previne a anemia

O Painço é fonte de ferro e vitamina C. O ferro é um constituinte da hemoglobina responsável por levar oxigênio a todos os tecidos do corpo, na sua falta, a pessoa se sente mais cansada e sem disposição, o que gera a anemia. A vitamina C presente no painço ajuda na absorção do ferro no corpo.

– Benéfico para diabéticos

O Painço tem um índice glicêmico muito baixo e alto teor de fibras, fazendo com que não haja um pico de glicemia no sangue. 

– Aumenta a produção de leite

O painço é benéfico para lactantes pois aumenta a produção de leite e fornece nutrientes importantes como aminoácidos essenciais, ferro, cálcio e vitamina C.

– Melhora o transito intestinal

Por ser rico em fibras, o consumo do painço melhora o transito intestinal e previne a constipação.

– Benéfico para os músculos

O Painço é rico em aminoácidos essenciais que são benéficos para o desenvolvimento musculares, na formação do sangue, ossos e demais tecidos.

Painço como consumir

A melhor forma de consumir o painço é cozido em água, assim como o arroz, assim preserva-se a maioria dos seus nutrientes e não acrescenta calorias. Após cozido, até que fique macio, em água ou caldo de sua preferência, o grão pode ser incluído em sopas, saladas e até substituir o arroz. Ele também pode ser utilizado como farinha e em massas e bolos.

Para quem não gosta de comer o painço com casca, pode-se deixá-lo de molho em água, isso também facilita seu cozimento. Após uns 15 minutos, a casca já fica macia e é facilmente separada. Para isso, transfira os grãos para uma sacola, jarra, ou qualquer recipiente fechado e balance até a casca se separar.

Receitas com painço

Como preparar o painço e substituir o arroz:

Ingredientes:

  • 1 xícara de painço em grãos
  • 2 a 3 xícaras de água
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Despeje os grãos de painço numa panela, de preferência antiaderente, e toste os grãos mexendo sempre para não queimar. Adicione sal a gosto e despeje a água. Deixe cozinhar e sirva.

Muffins de painço

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de arroz
  • 1/3 xícara de painço
  • 1 colher (chá) de fermente em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de sal marinho
  • 1 xícara de leite de soja
  • 1 ovo ligeiramente batido
  • 1/2 xícara de passas ou nozes (opcional)
  • 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem ou óleo de canola
  • 1/2 xícara de mel

Modo de preparo:

Misture a farinha de arroz, o painço, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misture o leite, o ovo, o óleo e o mel. Junte aos ingredientes secos e mexa até que a mistura torne-se homogêneo.

Unte as forminhas de muffin e divida a massa nas forminhas. Asse em forno pré-aquecido a 200º C por cerca de 15 min ou até que um palito inserido no meio de um muffin saia limpo.