Benefícios do Cuscuz para a saúde

Hoje, vamos falar um pouco mais do cuscuz, este alimento tão famoso em diversas regiões do mundo, fazendo parte da dieta diária de muitas pessoas.

Ele tem também virado um dos amigos das pessoas que querem perder tempo, considerando que suas porções são pouco calóricas, e que este alimento traz muito mais saciedade que outros, como o arroz.

Aqui, iremos te passar algumas informações essenciais sobre o cuscuz, de maneira que você decida se quer ou não incluir este alimento em sua dieta, aproveitando-se dos seus muitos benefícios.

O que é cuscuz

O cuscuz é uma espécie de farinha, utilizada na composição de diversos tipos de pratos alimentícios, estando presente na cultura da América do Norte e do Sul, além de diversas regiões da cultura árabe.

Ele é feito a partir da mistura de vários tipos de grãos, como arroz, trigo, milho, dentre outros.

Benefícios do cuscuz

O cuscuz, além de ser um alimento muito saboroso, traz diversos benefícios para a nossa saúde e o nosso organismo, como:

  • Ajuda a melhorar e regular a pressão arterial;
  • Ajuda no controle dos batimentos cardíacos e da respiração;
  • Aumenta o ganho de massa magra, essencial para quem quer emagrecer e tonificar o corpo;
  • Auxilia na cicatrização, acelerando o processo;
  • É fonte de energia, ajudando a desempenhar atividades mais desgastantes, como os exercícios físicos;
  • Melhora a constipação do intestino;
  • Possui nutrientes que ajudam na melhora da memória e da cognição.

Dentre tantos outros benefícios, que acontecem a partir da inclusão do cuscuz numa dieta balanceada, sem excessos ou exageros.

Propriedades do cuscuz

Segundo nutricionistas, o cuscuz de milho é fonte de diversos tipos de nutrientes para o nosso organismo, como:

  • Carboidratos
  • Ferro
  • Fibras
  • Magnésio
  • Proteínas
  • Vitaminas

Ele ainda é um alimento livre de glúten, podendo ser consumido normalmente pelas pessoas que são intolerantes a este componente.

Cuscuz amarelo

O cuscuz amarelo é o cuscuz de milho, um dos mais utilizados aqui no Brasil e também na cultura árabe.

Sendo feito de milho, o mesmo geralmente é amassado e misturado com água até chegar à consistência desejada, que geralmente é em pequenos flocos.

Cuscuz engorda

Qualquer alimento consumido em excesso pode levar ao ganho descontrolado de peso.

Porém, muitos estudos têm indicado que o consumo do cuscuz, em quantidades razoáveis, é um ótimo auxílio para quem está tentando emagrecer e controlar o peso, quando ele ajuda na sensação de saciedade, o vapor do cozimento aumenta o seu volume e o valor energético

Basta se lembrar de não adicionar muitos complementos a ele antes de consumi-lo, para que assim ele não fique muito calórico e possa auxiliar no emagrecimento.

Malefícios do cuscuz

Como dissemos acima, qualquer alimento consumido em excesso e sem orientação pode fazer mal para a nossa saúde, causando desequilíbrios e trazendo diversos tipos de problemas.

Em relação ao cuscuz, existe uma discussão entre especialistas da área da saúde e nutrição, onde alguns alegam que o cuscuz faz muito mal para pessoas com gastrite, contribuindo para o aumento de crises.

Enquanto outros especialistas afirmam que o cuscuz em si não faz mal para quem sofre de gastrite, apenas quando combinado com laticínios, como o leite.

Na dúvida, analise a reação do seu organismo, e converse com seu nutricionista.

Cuscuz integral

Atualmente, muitas pessoas estão criando o que eles chamam de cuscuz integral, que é a mistura do cuscuz com outros tipos de alimentos, como aveia e chia.

Este tipo de mistura serve para reduzir o valor calórico do alimento, transformando-o num item de consumo próprio para quem está de dieta, em busca de perder peso.

Complexos presentes no cuscuz

Um dos motivos pelos quais o cuscuz é considerado um alimento tão poderoso, associado à boa nutrição e ao auxílio no processo de emagrecimento, é por causa de seus complexos nutricionais.

Acredita-se que o cuscuz possui o que se chama de carboidratos complexos, que ajudam a liberar o açúcar de maneira mais moderada no nosso organismo, privilegiando a absorção.

Esses complexos também são cheios de vitaminas, como A e B1, responsáveis por auxiliar no sistema nervoso e na regeneração das células.

Combinados com o selênio e o potássio, também presentes na composição do cuscuz, temos benefícios antioxidantes.

Receitas com cuscuz

Prepare-o no vapor com a cuscuzeira (panela especial para prepara cuscuz), e depois use-o como base para fazer diversas receitas, que deixam o cuscuz ainda mais saboroso, podendo ser uma refeição completa ou mesmo no café da manhã.

  • Cuscuz de frango com passas e amêndoas use meio quilo de frango, 1 cebola, 2 dentes de alho, temperos diversos (como canela, cominho, açafrão, sal, pimenta), 50g de passas, 1 colher chá de mel, 150g de caldo de galinha, 200g de cuscuz, 400ml de água, 80g de amêndoas, raspas e suco de meio limão. Pique os ingredientes e tempere o frango com sal, pimenta, fritando-os por cerca de 3 minutos numa panela com azeite. Depois, adicione alho e cebola, juntamente com os demais temperos, deixando cozinhar por 5 minutos. Aí adicione o caldo de galinha, e deixe por mais 15 minutos. Toste as amêndoas numa panela separada, e num recipiente coloque o cuscuz com o limão, sal, pimenta e água quente, tapando e deixando cozinhar por 5 minutos. Ao final, junte as amêndoas e passas ao frango, e sirva quente junto com o cuscuz.
  • Cuscuz com leite de coco200g de farinha de milho em flocos pré-cozida, 1 colher de sopa de açúcar, 100ml de leite de coco. Misture a farinha com o açúcar regue essa mistura com o leite de coco diluído em 50ml de água. Deixe descansar por 5 minutos. Leve para a cuscuzeira, e deixe cozinhando por pelo menos 15 minutos em fogo médio. Depois é só servir.

Existem por aí diversas receitas para o preparo do cuscuz, considerando que ele vai bem com carnes, legumes e vegetais de todos os tipos.

Basta que você escolha a melhor opção, e busque prepará-las, de maneira a incluir este alimento em sua dieta.

Conclusão

Como você pode ver, o cuscuz é um alimento muito completo, rico em diversos nutrientes, podendo ajudar na correta nutrição do nosso organismo e no emagrecimento, quando necessário.

Por isso busque as receitas de cuscuz que te agradem e, assim, possa incluir este alimento em sua dieta.