Benefícios da Farinha de Amora para a saúde

Hoje, vamos te passar algumas informações importantes sobre a farinha de amora, esta variação da fruta que tem sido um sucesso, principalmente entre as pessoas que desejam melhorar sua dieta diária.

Ela também se tornou amiga das pessoas que estão no processo de emagrecimento, considerando que um dos seus maiores benefícios é o auxílio na retenção e eliminação da gordura dos alimentos, ajudando ainda na sensação de saciedade.

O que é farinha de amora

A farinha de amora é um novo composto que tem sido comercializado, de maneira a ser incluído na dieta cotidiana das pessoas, principalmente aquelas que desejam emagrecer, graças aos seus muitos benefícios.

A farinha de amora é obtida através de um processo amplo, que envolve desidratar a amora, e depois pegar as frutas desidratadas e moê-las até virarem a farinha.

Produzir a farinha de amora é uma forma de garantir que esta fruta, que é tão benéfica para o nosso organismo, seja consumida em nosso dia a dia.

Benefícios da farinha de amora

A farinha de amora apresenta para nós diversos tipos de benefícios, ajudando a melhorar nossa saúde quanto inserida corretamente em nossa dieta. Os principais benefícios que podemos destacar são:

  • Ajuda a impedir que o nosso organismo absorva gorduras, sendo as mesmas mais facilmente eliminadas;
  • Ajuda a prevenir o diabetes;
  • Ajuda na diminuição do colesterol;
  • Melhorias no intestino, impedindo a constipação;
  • Pode ser um grande auxílio para quem está no processo de emagrecimento;
  • Por ter componentes antioxidantes, ajuda a melhorar a circulação do sangue e do sistema cardiovascular;
  • Traz a sensação de saciedade.

Além, é claro, de outros que virão através da associação da farinha de amora com alguns cuidados realizados diariamente na sua saúde, como a prática de atividade física, ingestão de água e alimentação balanceada.

Propriedades da farinha de amora

A farinha de amora possui em suas propriedades diversos tipos de nutrientes, aptos a auxiliarem na obtenção dos vários benefícios que citamos acima. Dentre os principais podemos citar:

  • Antocianina
  • Cálcio
  • Ferro
  • Fibras solúveis
  • Fósforo
  • Magnésio
  • Potássio
  • Proteínas
  • Selênio
  • Vitaminas A, C e K
  • Zinco

Além de açúcares e carboidratos, que ajudam numa melhor nutrição do nosso organismo, quando a farinha de amora for consumida corretamente, associada a outros alimentos.

Para que serve a farinha de amora

A principal finalidade da farinha de amora é a de unificar os diversos benefícios da amora em si em um alimento mais fácil de ser transportado e comercializado, aumentando o acesso a eles.

Como a farinha de amora reúne diversas quantidades da fruta, ela consegue concentrar ainda mais os seus nutrientes, sendo este um excelente benefício vindo do seu consumo diário e consciente.

Farinha de amora emagrece

Estudos têm indicado que incluir a farinha de amora na dieta diária ajuda, sim, no processo de emagrecimento com saúde.

Isso porque a farinha aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa se alimente um pouco menos. E quando ela está no organismo, atua para travar um pouco a absorção de gordura, eliminando-a mais facilmente do nosso organismo.

Porém, é preciso lembrar que o consumo deve ser controlado e associado a outros alimentos, pois só a farinha de amora não nutre o nosso organismo por completo. Por isso a importância de buscar uma variedade na alimentação.

Como consumir farinha de amora

Existem diversas formas de utilizar a farinha de amora na sua alimentação diária, trazendo assim os seus diversos nutrientes e benefícios para o seu organismo.

Você pode usá-la para fazer bolos menos calóricos, ou outros tipos de sobremesas, substituindo alguns dos ingredientes pela farinha de amora. Pode ainda incluir em sucos e vitaminas.

Pode também combiná-la com o consumo diário de iogurte, onde se sugere o consumo dos desnatados, que possuem menos gorduras.

Um bom alimento para o café da manhã é colocar um copinho de iogurte desnatado numa tacinha, algumas colheres de farinha de amora, e algumas oleaginosas, como castanhas e nozes.

Lembrando-se que o consumo diário indicado de farinha de amora por dia deve ficar entre 25 e 50 gramas. Ultrapassar esta quantidade pode fazer mal para o seu organismo.

Farinha de amora para menopausa

A amora em si já é uma fruta muito associada à menopausa, pois acredita-se que até mesmo as folhas de sua árvore possam ajudar na diminuição dos sintomas, como o calor excessivo que é sentido.

Agora, as pessoas têm associado a farinha de amora como um importante apoio para a menopausa e os seus diversos sintomas quando ela chega para a mulher. Porém, ainda não existem muitos estudos científicos que comprovem estas informações.

Ainda assim, vale a pena experimentar e sentir como o seu corpo se comporta, considerando que ela pode ajudar a melhorar sintomas como o calor, fome excessiva, e até mesmo o humor.

Malefícios da farinha de amora

Até agora não existem estudos atestando malefícios da farinha de amora para o organismo de quem a consome de maneira periódica.

Porém, é recomendado que, aqueles que tenham diabetes, não consumam a farinha em excesso, pois ela é rica em açúcares, e isto pode trazer malefícios para o portador desta doença.

Recomenda-se ainda que a farinha de amora seja incluída com moderação e atenção, nas quantidades máximas que já recomendamos por aqui, considerando que o consumo em excesso pode trazer diversos malefícios.

Prisão de ventre e o aumento do peso são uma das consequências de se consumir a farinha de amora em excesso; por isso, esteja sempre atento às quantidades.

Conclusão

Como você pode verificar, a farinha de amora traz diversos benefícios para o nosso organismo, quando a incluímos de maneira organizada em nosso cardápio, associando seu consumo a uma boa alimentação e exercícios.

Fale com seu nutricionista sobre o que a farinha de amora pode fazer por você!