Benefícios do Chá-mate para a saúde

O consumo regular do chá-mate pode fazer muito bem à saúde, como melhorar o desempenho nos esportes, direcionar o foco, auxiliar na perda de peso e retardar o processo de envelhecimento.

Benefícios do Chá-mate para a saúde

Embora o chá-mate seja vantajoso, é preciso ter cautela quanto à quantidade a ser consumida. A ingestão acima de 1 litro pode trazer problemas à saúde, pois é rico em cafeína. Sendo assim, a ingestão descontrolada de chá-mate pode desencadear insônia, taquicardia e gastrite.

A erva também está associada ao mundo da beleza, visto que as propriedades antioxidantes protegem a pele da radiação solar.

O que é chá-mate

Chá-mate consiste em um tipo de chá feito com as folhas e os talos de uma planta medicinal, cujo nome científico é Ilex paraguariensis. Esse chá é amplamente consumido na região sul do país, conhecido como chimarrão ou tereré.

Embora o chá-mate seja considerado estimulante, os efeitos podem variar de pessoa para pessoa. Essa bebida costuma reduzir a ansiedade e promover a sensação de bem-estar, haja vista a elevação dos níveis de dopamina no organismo.

Em contrapartida, os efeitos no organismo de indivíduos que possuem sensibilidade à cafeína podem ser contrários. Portanto, é recomendado que um médico e/ou nutricionista seja consultado previamente.

Benefícios do chá-mate

Observe a seguir os benefícios do chá-mate:

1. Auxilia no processo de emagrecimento

O chá-mate possui ação termogênica, que ajuda a perder peso e reduzir a gordura corporal. O chá-mate faz com que o tempo de esvaziamento gástrico seja mais longo e ainda diminui a formação de gordura.

2. Protege a saúde vascular

O chá-mate inibe o acúmulo de gordura no interior das artérias. Com isso, pode-se dizer que o chá-mate protege o coração de um infarto. Cabe ressaltar que a ingestão do chá não exime o indivíduo de manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

3. Controla o nível de açúcar no sangue

O chá-mate ajuda a baixar a quantidade de açúcar no sangue. Contudo, para que ele atue dessa forma, o consumo deverá ser sem adição de açúcar ou adoçante.

4. Diminui a fadiga e o desânimo

Como o chá-mate possui cafeína em sua composição, ele atua no campo cerebral aumentando o vigor e a concentração. Com isso, sugere-se que essa bebida seja ingerida pela manhã ou logo após o almoço. Vale mencionar que o chá-mate deve ser evitado ao final da tarde e/ou noite, pois tal ação poderá dificultar o sono.

5. Funciona como estimulante

Praticantes de atividades físicas costumam ingerir essa bebida com frequência, haja vista o estímulo aos nervos e músculos proporcionados pelo chá-mate. Além disso, essa bebida ajuda a combater a fadiga muscular.

6. Possui ação diurética

Assim como acontece com grande parte dos chás, o chá-mate elimina as toxinas através da diurese.

Propriedades do chá-mate

Observe a seguir as propriedades do chá-mate:

  • Afrodisíaco;
  • Ação antidiabética;
  • Ação antioxidante;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Melhora o processo digestivo; e
  • Protege as células hepáticas.

Para que serve o chá-mate

O chá-mate contém:

  • Tiamina B1;
  • Manganês;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Lipídios; e
  • Cálcio.

O chá-mate contém, ainda, sais minerais, vitaminas A, B2, C e E.

Sendo assim, ele serve para:

1. Dar mais disposição para desempenhar as tarefas do diárias;

2. Aumentar a concentração;

3. Prevenir contra a depressão;

4. Promover a sensação de saciedade; e

5. Combater a envelhecimento precoce.

O chá-mate pode ser adquirido em supermercados, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais. Ele pode ser encontrado a granel e sachê.

Como fazer chá-mate

Observe a seguir como fazer o chá-mate:

Ingredientes:

  • 1 xícara de água; e
  • 1 colher (sopa) de chá-mate.

Leve a água ao fogo. Tão logo comece a adquirir fervura, coloque o chá-mate. Tampe e deixe por dez minutos. Coe e beba a gosto. Caso queira, adoce com mel ou açúcar.

Cabe mencionar que o chá-mate pode ser ingerido em temperatura ambiente ou quente. Caso queira, adicione gotas de limão.

O chá-mate deve ser consumido em até vinte e quatro horas. Passado esse tempo, as propriedades terapêuticas são perdidas.

Destaca-se que, além da versão em chá, há outras maneiras em que a erva pode ser consumida, a saber:

  • Chimarrão: feito a partir da infusão de folhas e ramos. O consumo é comum na região sul do Brasil e em outros países do Mercosul, como Argentina e Paraguai, por exemplo.
  • Tereré: feito com água fria na cuia. O consumo é comum na região centro-oeste do Brasil e Paraguai.
  • Mate cozido: feito com folhas secas e moídas da erva. O consumo é comum na Argentina e no Paraguai.

Receitas com chá-mate

Observe a seguir como preparar algumas receitas com chá-mate:

1. Chá-mate com maracujá

Ingredientes:

  • Chá-mate; e
  • 1 maracujá.

Modo de preparo:

Faça o chá-mate como de costume. Ao esfriar, bata no liquidificador com o suco do maracujá. Caso queira, acrescente gelo. Adoce como preferir.

2. Mate cremoso

Ingredientes:

  • Chá-mate;
  • 4 colheres de leite condensado.

Modo de preparo:

Faça o chá-mate como de costume. Em seguida, acrescente o leite condensado e misture. Logo após, bata no liquidificador até que fique homogêneo e com uma textura cremosa. Sirva-se.

3. Chá-mate com limão

Ingredientes:

  • 2 limões;
  • 1 litro de água gelada; e
  • 2 colheres (chá) de chá-mate.

Modo de preparo:

Coloque a água gelada em um recipiente. Em seguida, esprema o limão e acrescente o chá-mate. Misture bem. Caso queira, bata no liquidificador com gelo e açúcar.

Chá-mate emagrece

Estudos feitos apontaram que o consumo de chá-mate pode auxiliar no processo de emagrecimento. Isso se dá devido ao fato de que bebidas derivadas da erva-mate possuem alta quantidade de compostos polifenólicos, que são conhecidos por sua atividade antioxidante.

Sendo assim, o consumo de um litro de chá-mate diariamente, além de melhorar o funcionamento do organismo, desintoxica e favorece a queima de gordura.

Faz-se importante salientar que o consumo de chá-mate deve ser associado a uma alimentação rica em legumes e verduras e a prática regular de atividades físicas.

Quem não deve tomar chá-mate

Observe abaixo o grupo de pessoas que devem evitar tomar chá-mate:

1. Pessoas que têm gastrite e úlcera

O chá-mate não é indicado para pessoas que sofrem de problemas gástricos, pois a ingestão pode irritar as paredes do estômago e, consequentemente, agravar os sintomas.

2. Pessoas insones

Como o chá-mate é estimulante, sugere-se que a ingestão seja evitada antes de dormir, sobretudo para pessoas hiperativas.

3. Pessoas hipertensas

É fundamental consultar um médico a fim de dirimir todas as dúvidas.

4. Gestantes

O chá-mate é contraindicado para mulheres grávidas. Isso se dá devido à presença da cafeína, que pode ora induzir ao nascimento prematuro ora aborto.

5. Lactantes

O chá-mate não é indicado para mulheres que estejam em período de aleitamento, visto que pode desencadear alguns problemas devido à fragilidade do bebê. Consulte o seu médico obstetra.

6. Crianças

Sugere-se que crianças não bebam chá-mate, haja vista que essa prática pode atrapalhar a absorção de alguns nutrientes e desencadear doenças.

7. Pessoas que fazem o uso de remédios controlados

Se o indivíduo faz o uso contínuo de algum tipo de medicamento, é fundamental que o médico seja consultado previamente. Isso se dá porque o chá-mate pode tanto suspender o efeito do remédio quanto intensificar as consequências.