Benefícios do Chá de Camomila para a saúde

Uma das plantas mais conhecidas e apreciadas é a camomila. As flores nos remetem às margaridas e possuem um perfume único.

Como ela é uma planta versátil e muito benéfica para a saúde, é amplamente utilizada. Pode ser encontrada sob forma de chás, creme, xampu, condicionador, sabonetes e pomada para peles secas.

O que é chá de camomila

Inicialmente, faz-se importante destacar a dose do chá de camomila. Ele não deve ser muito forte, pois pode causar dor de estômago e náuseas. Uma xícara deverá corresponder a uma colher de chá de camomila seca, que não deve se fervida. Ao preparar o chá, coloque a água quente sobre a erva.

O chá pode ser ingerido quente ou frio, mas o açúcar deve ser evitado. O ideal é que o mel seja utilizado para que as propriedades nutricionais do chá não sejam perdidas. Há, ainda, a possibilidade de acrescentar suco de limão.

Considerando as propriedades do chá de camomila, ele deve ser ingerido de acordo com o propósito de cada um. Se o objetivo é ter uma melhora no processo digestivo, beba antes da refeição. Caso queira ter um sono de qualidade, beba antes de dormir.

Benefícios do chá de camomila

Observe a seguir os benefícios do chá de camomila:

1. Ajuda a acalmar

O chá de camomila contribui para a diminuição da ansiedade, sensação muito comum atualmente. Além disso, como a planta possui glicenia, ela tem um efeito calmante e ajuda a proporcionar um sono de qualidade.

2. Alivia cólicas menstruais

Pesquisas demonstraram que ingerir o chá de camomila durante um mês pode ajudar a diminuir os incômodos causados pelas cólicas menstruais. Adicionalmente, mulheres que ingeriram esse chá durante o período menstrual relataram que desconfortos como a insônia e o inchaço também foram minimizados.

3. Melhora a saúde digestiva

Como o chá de camomila conta com propriedades anti-inflamatórias, ele ajuda a minimizar desconfortos intestinais. Ainda nessa perspectiva, o chá protege de úlceras estomacais, haja vista que reduz a acidez no estômago.

4. Fortalece a saúde vascular

O chá de camomila é abundante em flavona, que, por sua vez, pertence a uma classe de antioxidantes. Isso significa que ele atua na redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

5. Previne a osteoporose

É sabido que a osteoporose acarreta perda da densidade óssea. Com isso, costuma acontecer a quebra de ossos e problemas com postura. Embora qualquer indivíduo seja passível do desenvolvimento de osteoporose, ela costuma surgir com mais intensidade na vida de mulheres após a menopausa. Isso se dá em virtude dos efeitos hormonais. Posto isso, pesquisas apontam que a planta é capaz de estimular células que atuam no fortalecimento ósseo.

Propriedades do chá de camomila

Observe a seguir as propriedades do chá de camomila:

  • Ação antibacteriana;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Ação antiespasmódica;
  • Ação cicatrizante;
  • Ação antialérgica; e
  • Calmante.

Para que serve o chá de camomila

O chá de camomila serve para auxiliar no tratamento de inflamações respiratórias, como a sinusite e a rinite, por exemplo. Ajuda no tratamento da ansiedade, nervosismo e dificuldade para dormir.

Ainda nesse cenário, o chá de camomila ajuda no processo de digestão, sobretudo a aliviar o mal-estar causado por alimentos gordurosos.

Costuma-se utilizar as flores de camomila para fazer chás, compressas ou inalações. Observe a seguir como fazer:

1. Compressas

Reserve 10 gramas de flores secas de camomila e 1 xícara de água. Leve a água e as flores secas ao fogo até iniciar o processo de fervura. Feito isso, desligue e deixe descansar por dez minutos. Coe e molhe um tecido limpo. Coloque em cima da região que desejar.

2. Chás

Separe três colheres de flores secas de camomila e uma xícara de água. Leve as flores secas e a água do fogo até começar a ferver. Desligue o fogo e deixe descansar por dez minutos. Coe e beba após as refeições. Caso sinta necessidade de adoçar, utilize o mel.

3. Inalação

Separe seis colheres (chá) de flores de camomila e um litro e meio de água. Junte os dois e leve ao fogo. Espere ferver e desligue. Coloque o rosto sobre o recipiente e cubra a cabeça com um tecido grande e limpo.

Como fazer chá de camomila

Não há muito mistério quanto ao preparo do chá de camomila. Caso o objetivo seja comprar, opte por produtos que tenham a flor inteira. Dessa forma, as propriedades da planta serão mantidas. Na impossibilidade de tal opção, compre um extrato ou flores secas em pó.

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo e, ao ferver, coloque as flores de camomila devidamente lavadas. Tampe a panela e deixe descansar por alguns minutos. Coe e beba.

Caso queira, é possível acrescentar gotinhas de limão ou adoçar com mel. No que se refere ao armazenamento, ele pode ser tomado ao longo do dia, desde que armazenado em um recipiente fechado e protegido da luz.

Vale acrescentar que o chá de camomila possui diversos nutrientes, a saber:

  • Folato;
  • Cálcio;
  • Sódio;
  • Ferro;
  • Zinco;
  • Potássio;
  • Magnésio;
  • Vitamina B2; e
  • Vitamina B1.

Chá de camomila emagrece

Pesquisas apontam que o chá de camomila contribui para a perda de peso, haja vista as propriedades diuréticas. Além disso, a erva controla o apetite e remove substâncias nocivas do corpo.

Ainda nesse contexto, a camomila auxilia no processo digestivo, e isso ajuda na perda de peso. Quando o organismo não digere os alimentos adequadamente, ficamos fracos e famintos, além de afetar o metabolismo. Nesses casos, o chá de camomila é o mais indicado, visto que possui um estimulante que auxilia outros órgãos a trabalharem com eficiência no processo digestivo. Como a erva ajuda a diminuir o apetite, a sensação de satisfação permanece por mais tempo.

Nutricionistas salientam que a camomila possui um fator calmante, isso é, funciona como um ansiolítico natural e reduz a compulsão por comida. Vale acrescentar que o estresse atua negativamente no sistema hormonal, pois induz o acúmulo de gordura.

Sugere-se que o chá de camomila seja ingerido ao dormir. Como possui efeito calmante, o sono tende a ser tranquilo e contínuo. A partir do momento que um indivíduo dorme mal ou cai a qualidade do sono, a produção de insulina sofre impactos, e isso pode desencadear ganho de peso.

Adicionalmente, o efeito anti-inflamatório do chá ajuda a diminuir as olheiras. Sendo assim, caso queira, o chá gelado pode ser aplicado sobre a pele com o auxílio de compressas de gaze.

Contra indicações do chá de camomila

Pessoas hipersensíveis ou alérgicas devem ter cuidado com a planta.

No que se refere a gestantes, médicos desaconselham a ingestão durante o período gestacional, visto que pode causar contrações prematuras. Embora a quantidade para chegar a esse estágio seja grande, o ideal é que não coloque em risco a saúde do feto.

Crianças devem tomar esse chá apenas com recomendações médicas. Embora o efeito do chá de camomila seja calmante, em crianças pode ter o efeito contrário.

Receitas com chá de camomila

Observe a seguir receitas com chá de camomila:

1. Chá de camomila com gengibre, canela e hortelã

Ingredientes:

  • 10 gramas de gengibre;
  • 1 colher (chá) de canela em pó;
  • 10 folhas de hortelã; e
  • 5 xícaras (chá) de camomila.

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo. Acrescente o chá de camomila e misture com os outros ingredientes. Tampe por dez minutos. Beba na temperatura desejada.

2. Chá de camomila com mel

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de camomila;
  • 1 litro de água; e
  • 2 colheres (sopa) de mel.

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo. Tão logo comece a ferver, coloque a camomila e tampe. Deixe descansar por cinco minutos. Acrescente o mel e beba.