Benefícios do Chá de Gengibre para a saúde

O gengibre, cujo nome científico é Zingiber officinalis, é uma raiz que pode ser utilizada no preparo de alimentos. Como ela é levemente apimentada, pode diminuir a necessidade do uso do sal, por exemplo. Adicionalmente, pode ser utilizada no tratamento de gripes e resfriados, dores de garganta e enjoos.

Vale ressaltar que o gengibre não é indicado para pessoas alérgicas, tampouco para quem ingere remédios anticoagulantes. Pessoas que usam medicamentos para controlar a pressão também devem conversar com o médico previamente.

O que é chá de gengibre

O gengibre, raiz nativa da Ásia, é utilizado largamente quando o assunto é problemas digestivos. Isso se dá porque auxilia na digestão de alimentos gordurosos, protege o fígado e combate a má digestão. Vale mencionar que as substâncias do gengibre são empregadas na fabricação de antiácidos e laxantes.

Além de todos os benefícios na medicina e na culinária, é possível, também, fazer chá de gengibre. O chá, que possui inúmeros benefícios à saúde, pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais, drogarias, farmácias de manipulação e feiras. Ele pode ser consumido in natura, em conserva, como chá e em cápsulas. Adicionalmente, o gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos e sobremesas.

Benefícios do chá de gengibre

Observe a seguir os benefícios do chá de gengibre:

1. Auxilia no processo de emagrecimento

O chá de gengibre ajuda o indivíduo a perder peso, pois acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura. Adicionalmente, os compostos presentes na raiz aumentam a produção de calor, que, por sua vez, também ajuda a emagrecer.

2. Combate a azia e mal-estar

Embora o gengibre seja amplamente sugerido quando alguém está com gases intestinais ou azia, o ideal é que seja consumido em forma de chá. Três xícaras ao dia é o suficiente para se sentir melhor.

3. Funciona como antioxidante e anti-inflamatório

Considerando que o gengibre possui ação antioxidante, ela previne enfermidades como gripes e resfriados. Além disso, tem ação anti-inflamatória, logo, minimiza os sintomas de doenças ósseas e doenças respiratórias, como a bronquite, por exemplo.

4. Minimiza os efeitos da náusea

É sabido que tratamentos oncológicos desencadeiam episódios de náuseas, enjoos e vômitos. Sendo assim, o chá de gengibre ajuda a diminuir essas enfermidades após três dias de consumo. Sugere-se que seja ingerido, preferencialmente, no período da manhã.

5. Protege o sistema digestivo

O gengibre ajuda a combater os efeitos da bactéria H. pylori, principal causadora de úlceras. Nesse sentido, o chá de gengibre, além de proteger o estômago, previne o aparecimento de câncer. Vale acrescentar que, em sua grande maioria, o câncer está atrelado a alterações nas células desencadeadas pela úlcera.

6. Regula a pressão arterial

O chá de gengibre pode ajudar as pessoas que têm pressão alta, pois atua para estabilizá-la. Isso se dá porque o gengibre inibe a formação de placa de gordura, que, por sua vez, favorece a circulação sanguínea. Ademais, torna o sangue mais fluido.

7. Reduz cólicas menstruais

É sabido que muitas mulheres sofrem de cólicas menstruais. Para esses casos, pesquisadores identificaram que o chá de gengibre, que conta com propriedades anti-inflamatórias, minimiza as dores provenientes das contrações do útero.

Propriedades do chá de gengibre

Observe a seguir as propriedades do chá de gengibre:

  • Antisséptico;
  • Ação fungicida;
  • Ação bactericida;
  • Ação antioxidante;
  • Ação antimicrobiana; e
  • Ação anti-inflamatória.

Para que serve o chá de gengibre

O gengibre é uma raiz muito utilizada no preparo de alguns pratos. Quanto ao chá, é uma bebida que pode ser utilizada para diversas finalidades:

  • Medicinais;
  • Estéticos;
  • Gastronômicos;
  • Emagrecedor; e
  • Fortalecimento do sistema imunológico.

Como fazer chá de gengibre

Muitas pessoas apreciam o chá de gengibre, ora por ser simples de preparar, ora porque faz muito bem à saúde.

Acompanhe a seguir como fazer o chá de gengibre:

Ingredientes:

  • 1 pedaço de gengibre;
  • 2 xícaras (chá) de água; e
  • Mel a gosto.

 

Inicialmente, é preciso lavar bem a casca do gengibre. Feito isso, seque com um pano limpo e corte-o em fatias. Coloque água e as fatias de gengibre em uma panela e leve-a ao fogo. Tão logo inicie o processo de fervura, desligue e deixe descansar por dez minutos. Adoce com o mel e sirva.

Chá de gengibre emagrece

O chá de gengibre auxilia no processo de emagrecimento, pois, além de ser diurético, é considerado um alimento termogênico. Dessa forma, o gengibre faz com que o metabolismo aumente e, consequentemente, gaste mais energia.

Cabe acrescentar que, além de ajudar a emagrecer, o gengibre também auxilia no processo digestivo. Nesse sentido, ingerir diariamente o chá de gengibre ajuda a emagrecer, desde que seja somado a uma dieta balanceada e à prática regular de atividades físicas.

Evite o consumo de doces e alimentos ricos em farinha de trigo, como pizzas, pães e biscoitos. Evite, também, consumir refrigerantes e sucos industrializados. Opte por carnes magras, ovos e vegetais verdes.

Receitas com chá de gengibre

Observe a seguir receitas de chá de gengibre:

1. Gengibre com limão

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • Sumo de 2 limões;
  • 1 colher (chá) de mel; e
  • 2 centímetros de gengibre.

Para preparar esse chá, separe a água e o gengibre. Coloque juntos em uma panela e leve ao fogo até adquirir fervura. Desligue o fogo e, em seguida, coloque o mel e o limão. Além de fortalecer o sistema imunológico, é abundante em vitamina C.

2. Chá de gengibre com hortelã

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de mel;
  • 2 copos de água;
  • 3 ramos de hortelã;
  • 3 cenouras sem casca; e
  • 1 colher de gengibre fatiado.

Reúna todos os ingredientes e bata no liquidificador. Feito isso, coe e adoce com mel. Guarde o xarope em um recipiente bem vedado. Caso esteja resfriado, essa solução pode funcionar como expectorante e deverá ser ingerida entre uma refeição e outra.

Chá de gengibre para a tosse

O chá de gengibre é um remédio aconselhável para aliviar a tosse. Isso se dá porque, além de funcionar como expectorante, tem ação anti-inflamatória. Dessa forma, o chá de gengibre auxilia na redução do catarro produzido durante a gripe. Faz-se importante salientar que o catarro pode vir acompanhado de outros sintomas, como dor de cabeça, cansaço físico, febre e falta de ar. Caso isso aconteça, o médico deverá ser consultado. Lembre-se que a ingestão de remédios de maneira irresponsável pode tanto agravar a doença quanto ajudar a mascarar determinados sintomas.

Ainda que o chá de gengibre ajude a minimizar os efeitos da tosse, sugere-se que o indivíduo beba bastante água. Essa prática, além de ajudar a manter o corpo bem hidratado, a hidratação minimiza os sintomas e fortifica o corpo contra o vírus.

Observe a seguir uma receita de chá de gengibre para diminuir a tosse:

Chá de gengibre com canela

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 1 pau de canela; e
  • 5 centímetros de gengibre.

Para preparar esse chá, coloque a água no fogo até que comece o processo de fervura. Desligue e acrescente a canela e o gengibre. Ele não precisa ser coado, tampouco adoçado. Caso queira, opte pelo mel, que também é muito eficaz para quem está tossindo bastante. Como possui um sabor agradável, pode ser ingerido quente ou gelado.