Benefícios do Chá de Canela para a saúde
Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.
- O que é chá de canela
- Benefícios do chá de canela
- Propriedades do chá de canela
- Valor nutricional do chá de canela
- Como fazer chá de canela
- Para que serve o chá de canela
- Chá de canela emagrece
- Receitas com chá de canela
- 1. Chá de canela com limão
- 2. Chá de canela com cravo
- 3. Chá de maçã, canela e gengibre
A canela pode ser utilizada como planta medicinal, pois contém propriedades que melhoram a qualidade de vida do indivíduo. Ela pode ser facilmente encontrada em supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e hortifruti.
A canela pode ser utilizada no preparo de alimentos, como carne, frangos e peixes. Pode ser apreciada, também, na salada de frutas e mingau de aveia. Essas são ótimas medidas para ajudar a regular a glicose, além de controlar o diabetes.
Ainda nessa perspectiva, a canela pode ser usada no preparo de chá, que ajuda a aliviar cólicas típicas do período menstrual. Vale acrescentar que o chá de canela, além de melhorar a circulação sanguínea, auxilia na redução do colesterol.
O que é chá de canela
O chá de canela é uma bebida que oferece inúmeros benefícios à saúde. Ele é feito com a casca da árvore da canela. Quando seca, é enrolada e forma os palitos, largamente utilizado por todos. Posto isso, os palitos são submersos em água quente ou reduzidos a pó. Ambas formas podem ser utilizadas para fazer o chá.
O chá de canela pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, melhorar os níveis de açúcar no sangue e minimizar as cólicas menstruais. Ademais, o chá de canela ajuda a emagrecer, desde que somado a uma alimentação com muitos legumes, verduras e frutas e atividades físicas.
Benefícios do chá de canela
Observe a seguir os benefícios do chá de canela:
1. Combate resfriados
O chá de canela pode ser associado a outros chás no que se refere à prevenção ou combate a gripes e resfriados. A canela atua no sistema imunológico e o gengibre, por exemplo, tem ação anti-inflamatória. Sendo assim, caso queira juntar os dois, poderá ser muito eficaz para lidar com as infecções do trato respiratório.
2. Previne o envelhecimento precoce
Consumir o chá de canela regularmente pode prevenir o envelhecimento precoce e doenças degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo. Isso se dá devido à presença de ferro, cálcio, propriedades antioxidantes. Uma vez reunidas, elas erradicam os radicais livres, que são ligados a essas enfermidades.
3. Atua na pressão arterial
Inicialmente, é fundamental destacar que pessoas hipertensas devem conversar com um médico a fim de averiguar se podem ou não ingerir esse chá.
Feita essa consideração, pesquisas apontam que o chá de canela pode alterar os níveis da pressão do sangue se consumido uma quantidade mínima diária.
4. Combate os efeitos da TPM
Se consumido em excesso, o chá de canela pode alterar o ciclo menstrual. Entretanto, caso seja ingerido moderadamente, pode melhorar a circulação sanguínea e normalizar o ciclo menstrual.
5. Contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo
Há na canela uma substância capaz de auxiliar no processo digestivo. Além disso, ela ameniza desconfortos abdominais.
6. Melhora a circulação sanguínea
É sabido que a canela é um anticoagulante natural. Nesse sentido, além de melhorar a circulação sanguínea, reduz a incidência de doenças circulatórias.
7. Aumenta a concentração
Estudos apontam que a canela é capaz de acentuar a atividade cerebral e habilidades cognitivas de um indivíduo. Somado a isso, o chá de canela estimula a capacidade de memorização.
8. Melhora a saúde cardiovascular
A canela possui compostos benéficos para a saúde do coração, que podem tanto ajudar a diminuir a inflamação quanto aumentar os níveis de colesterol bom.
9. Combate bactérias e fungos
O consumo do chá de canela auxilia no combate a bactérias e fungos. Além disso, ajudam a prevenir a cárie dentária.
Propriedades do chá de canela
Observe a seguir as propriedades do chá de canela:
- Ação antibacteriana;
- Ação antioxidante;
- Ação antifúngica;
- Ação antiespasmódica;
- Ação antiviral;
- Ação probiótica.
Cabe ressaltar que a canela, seja na forma de chá ou em pó, atua como um anticoagulante natural. Isso significa que pode ajudar na diminuição de problemas circulatórios. Logo, é aconselhável para pessoas que sofrem com inchaço.
Valor nutricional do chá de canela
Observe a seguir o valor nutricional do chá de canela:
- Ácido fólico;
- Açúcar;
- Cafeína;
- Cálcio;
- Carboidrato;
- Fósforo;
- Magnésio;
- Potássio;
- Zinco.
Como fazer chá de canela
É muito simples fazer o chá de canela, que além de ser aromático, traz muitos benefícios à saúde.
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de água; e
- 1 pau de canela.
Leve a água ao fogo. Quando começar a ferver, coloque o pau de canela e deixe descansar por dez minutos. Em seguida, retire o pau. Beba antes das refeições.
Caso queira, adicione gotas de limão ou gengibre.
Recomenda-se que o chá de canela em pó seja ingerido logo após o preparo. Caso seja armazenado e/ou levado ao refrigerador, pode ficar amargo e perder as propriedades.
Para que serve o chá de canela
O chá de canela serve para:
- Melhorar a circulação;
- Reduzir o colesterol;
- Melhorar a concentração;
- Controlar a dor muscular; e
- Aumentar a resistência ao estresse.
Chá de canela emagrece
O chá de canela auxilia no processo de emagrecimento, pois é um alimento termogênico. A bebida potencializa o gasto calórico do corpo e isso pode ajudar otimizar o processo.
Faz-se importante mencionar que o chá de canela por si só não trará os resultados esperados. É preciso manter uma dieta equilibrada associada à prática regular de atividades físicas.
No que se refere aos efeitos colaterais, a canela é um ingrediente seguro. Logo, quase não há. Em contrapartida, se a canela for consumida em demasia, pode causar irritação bucal. Adicionalmente, algumas pessoas podem apresentar sensibilidade quanto ao uso da canela e desenvolver reações alérgicas.
Cabe destacar que, embora a canela ajude a regular os níveis de açúcar no sangue, diabéticos devem fazer o uso desse chá após conversar com o médico. Pessoas que fazem uso de medicamento contínuo também devem questionar o médico previamente.
O consumo em excesso do chá de canela pode causar cãibras, intoxicação, hipoglicemia e diarreia.
Receitas com chá de canela
Observe a seguir algumas receitas com chá de canela:
1. Chá de canela com limão
Ingredientes:
- 1 xícara de água;
- 1 canela em pau; e
- 5 colheres (sopa) de suco de limão.
Modo de preparo:
Leve a água ao fogo. Quando começar a ferver, acrescente a canela. Deixe descansar por quinze minutos. Coe e misture o limão. Caso queira, adoce com mel. Beba em jejum.
2. Chá de canela com cravo
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de cravo;
- 3 pedaços de canela em pau; e
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Reúna a canela, o cravo e a água em uma chaleira. Leve ao fogo, mas sem ferver. Feito isso, tampe e deixe descansar por dez minutos. Coe e beba. O chá pode ser ingerido tanto quente quanto frio.
3. Chá de maçã, canela e gengibre
Ingredientes:
- 1 maçã com casca e sem sementes;
- 2 colheres (chá) de canela em pó;
- 1 colher (chá) de gengibre em pó; e
- 2 xícaras de água.
Modo de preparo:
Leve a água ao fogo. Quando começar a ferver, desligue. Coloque todos os ingredientes, tampe e deixe descansar por dez minutos. Coe e beba. Caso queira adoçar, dê preferência ao mel.
Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.