Benefícios do Chá Branco para a saúde

O chá branco é um tipo de chá que possui efeitos antibacterianos que podem ajudar o sistema imunológico a combater infecções.

Acrescenta-se que o chá branco também possui propriedades odontológicas, visto que auxilia na diminuição de bactérias na boca. O chá branco possui um sabor diferenciado, leve e suave.

O que é chá branco

O chá branco possui grande destaque devido à ação antioxidante. Isso se dá em virtude das catequinas presentes nele, que são polifenois e antioxidantes cruciais. Essa substância ajuda a prevenir o câncer e doenças cerebrais degenerativas, como o Parkinson, por exemplo, e protege o fígado.

Há um aminoácido presente no chá branco, cujo nome é L-teanina. Ele age no cérebro e propicia o aumento dos níveis dopamina, um neurotransmissor relacionado com a sensação de alegria e bem-estar.

O chá branco possui cafeína, no entanto, a quantidade não é tão significativa quanto a encontrada no chá verde. Como a cafeína possui um efeito estimulante, ocorre a diminuição da sonolência e aumenta a disposição. Ademais, o chá atua no processo de emagrecimento, haja vista a ação termogênica.

O chá conta, ainda, com taninos, que possuem ação um pouco mais leve. Esses polifenois não podem ser consumidos intensamente, haja vista que suprimem a absorção de nutrientes fundamentais ao corpo, como o ferro, por exemplo.

Faz-se importante destacar que é fundamental associar a ingestão do chá a uma alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas.

Benefícios do chá branco

Observe a seguir os benefícios do chá branco:

1. Previne o câncer

A ação antioxidante presente no chá branco atua na prevenção do câncer. Vale salientar que pesquisas feitas por estudiosos nos Estados Unidos identificaram que a ingestão dessa bebida impede transformações genéticas que podem desencadear o câncer hepático, por exemplo.

2. Possui ação anti-inflamatória

No chá branco, há uma substância chamada catequina, que possui a habilidade de retardar os processos inflamatórios. Nesse sentido, a bebida é aconselhável para indivíduos que sofrem de artrite inflamatória. Ela atua na diminuição do processo de desgaste da cartilagem, bem como no aparecimento de tumores.

3. Previne doenças cerebrais

O chá branco ajuda na redução do surgimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.

4. Controla o colesterol

As catequinas possuem forte ação antioxidante, logo, elas ajudam na redução do colesterol ruim, chamado de LDL.

5. Melhora o humor

Como o chá branco apresenta um aminoácido chamado L-teanina, a sensação de bem-estar pode aparecer logo após a ingestão do chá. Esse aminoácido propicia o aumento dos níveis de dopamina e serotonina.

6. Protege a saúde ocular

Tendo em vista a atuação antioxidante das catequinas, a oxidação da retina é diminuída, o que, consequentemente, previne doenças degenerativas que comprometem a visão.

7. Ajuda no processo de emagrecimento

A substância que faz a diferença no que se refere à perda de peso é a cafeína. Isso se dá devido ao efeito termogênico que ela possui, que eleva o gasto de energia com o aumento da temperatura corporal.

Cabe mencionar que o chá branco não possui quantidades elevadas de cafeína, como o chá preto, por exemplo. Sendo assim, isoladamente, essa bebida não possui sólidas propriedades emagrecedoras.

Propriedades do chá branco

Observe a seguir as propriedades do chá branco:

  • Previne a formação de cáries e placas bacterianas;
  • Atua como anti-inflamatório;
  • Ajuda a curar resfriados;
  • Diminui o colesterol ruim;
  • Auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares; e
  • Protege a pele dos raios ultravioleta B.

Como fazer chá branco

Não há segredos para preparar o chá branco. Para tanto, reserve de três a quatro gramas da folha seca para 300 ml de água. Aqueça a água até adquirir fervura. Desligue o fogo e coloque as folhas. Deixe na chaleira de cinco a dez minutos. Coe e consuma. Há pessoas que apreciam essa bebida gelada; outras, em temperatura ambiente.

Caso não consiga encontrar a folha em lojas especializadas, as versões industrializadas podem ser encontradas em supermercados.

Vale acrescentar que o chá branco pode ser combinado com alimentos ou frutas. Observe a seguir:

-Chá branco com abacaxi: Separe uma xícara de chá branco em temperatura ambiente com uma fatia de abacaxi. Caso queira, também é possível acrescentar o abacaxi. Ele age como diurético em nosso organismo e a hortelã facilita a digestão. Logo, juntos, eles podem contribuir para a perda de peso.

-Chá branco com gengibre: Alimentos termogênicos contribuem para a perda de peso. Como não é o caso do chá branco, juntá-lo a algum alimento pode ajudar a atingir os objetivos.

Faz-se importante destacar que alimentos isolados não são eficazes para perda de peso. É preciso que haja mudança nos hábitos alimentares, bem como a adoção de atividades físicas regularmente.

Chá branco emagrece

Beber chá branco emagrece, desde que não seja adicionado adoçante ou açúcar.

Cabe mencionar que pesquisas identificaram que o chá branco evita a propagação de células de gordura e, concomitantemente, estimula a queima de gordura.

Efeitos colaterais do chá branco

Embora o chá branco não contemple quantidades significativas de cafeína, sugere-se que seja evitado por gestantes e lactantes. O objetivo consiste em evitar que afete a placenta e o leite materno.

Pessoas hipertensas, que sofrem de insônia, com úlceras e que tenham batimentos cardíacos irregulares devem consultar o médico antes de ingerir o chá branco.

Ainda nessa perspectiva, o consumo exacerbado do chá branco pode desencadear o aumento da pressão arterial e problemas gástricos. A planta natural pode causar taquicardia, convulsões e cefaleia. Ela pode ser muito tóxica ao sistema nervoso.

Para evitar situações adversas, recomenda-se que sejam ingeridas de duas a três xícaras de chá branco. Mais do que isso pode causar efeitos danosos, bem como desencadear efeitos negativos.

Onde comprar chá branco

O chá branco pode ser encontrado em cápsula, chá pronto, sachê e erva a granel. Estudiosos afirmam que a erva a granel é a opção mais sugerida. Embora as cápsulas sejam feitas com o extrato da planta, devem ser prescritas por um médico. No que se refere a versões industrializadas, algumas marcas podem colocar quantidade pequena de chá branco e/ou usar apenas o aroma. Com isso, além do dinheiro ter sido investido em vão, não surtirá efeito.

O chá branco pode ser encontrado em supermercados, farmácias e lojas especializadas em granel. É possível encontrar, também, em lojas de produtos naturais e importados.

Para que serve o chá branco

O chá branco ajuda as pessoas que desejam otimizar o processo de perda de peso, pois acelera o metabolismo.

Ainda nesse panorama, o chá branco atua em outros aspectos, haja vista que é eficaz em tratamento de doenças arteriais, por exemplo. Ademais, ele serve também para evitar o envelhecimento precoce. O chá branco possui diversos nutrientes, que, por sua vez, cuida de diversas funções do corpo.

O chá branco, como é muito versátil, pode ser combinado com outras plantas. Observe a seguir a receita de chá branco com hibisco como exemplo:

Para obter um chá branco com hibisco, basta colocar uma xícara de água no fogo. Antes de ferver, coloque as folhas de hibisco e de chá branco. Espere um pouco. Em seguida, coe. Caso queira, coloque açúcar. Pode ser servido gelado ou quente.

Por fim, reforçamos que o consumo do chá branco tem diversos benefícios, mas é crucial que seja associado a mudanças nos hábitos alimentares.