Benefícios do Chá de Amora para a saúde

Usualmente, associamos as frutas vermelhas às geleias. Essa fruta, facilmente encontrada nos jardins de diversas regiões do país, pode ser muito versátil. A amora é uma fruta da amoreira, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A árvore frutifica a partir do mês de novembro, entretanto, as folhas estão disponíveis para uso durante o ano todo. Ela pode ser consumida de diversas maneiras: in natura, em sobremesas e sucos.

Benefícios do Chá de Amora para a saúde

Quanto às folhas, há a possibilidade de utilizá-las para fazer chá, que, por sua vez, auxiliam no tratamento ósseo e inflamações nas cordas vocais. Seja em dia de temperatura quente ou amena, o chá de amora é uma ótima opção. Há quem prefira beber tão logo saia do fogo, outros preferem gelado.

O que é chá de amora

O chá de amora é uma bebida que pode ser feito tanto com as folhas de amora quanto com a fruta.

Cabe mencionar que o chá de amora é muito indicado para mulheres que estão na fase da menopausa, visto que pode aparentar a atuação do estrogênio. Essa prática ajuda a diminuir a onda de calor que, para algumas mulheres, pode ser implacável.

Benefícios do chá de amora

Observe a seguir os benefícios do chá de amora:

1. Ajuda a proteger os ossos

Como a amora é rica em manganês e potássio, o chá ajudará a proteger a estrutura óssea.

2. Minimiza os sintomas da menopausa

A amora e a folha são ricas em fitormônios. A ação se assemelha ao estrogênio no organismo, haja vista que ajuda a combater os sintomas típicos da menopausa, como insônia e ondas de calor.

3. Previne a anemia

Como possui uma quantidade significativa de ferro em sua composição, a amora ajuda a prevenir a anemia. Lembre-se de combinar com algum alimento que seja fonte de vitamina C, como a laranja, por exemplo.

4. Regula o trânsito intestinal

O chá de amora possui quantidades significativas de fibras. Logo, a ingestão ajuda a evitar a prisão de ventre e facilita o trânsito intestinal.

5. Ajuda a combater a calvície

O chá de amora inibe a queda dos fios e revitaliza a circulação sanguínea no couro cabeludo. Sendo assim, pode ajudar a retardar a calvície.

A amora é capaz de estabilizar a pressão arterial e normalizar as taxas de colesterol.

Por fim, a amora também diminui o risco de doenças cardíacas.

Propriedades do chá de amora

Observe a seguir as propriedades do chá de amora:

  • Propriedades diuréticas;
  • Propriedade antimicrobiana;
  • Controla a glicose;
  • Estimula a memória;
  • Funciona como antioxidante;
  • Ajuda a circulação sanguínea;
  • Auxilia no tratamento de gengivites e periodontites
  • Alivia as cólicas menstruais; e
  • Melhora a inflamação das cordas vocais.

Nutrientes do chá de amora

A amora é abundante em:

  • Antioxidantes;
  • Ferro;
  • Fibras;
  • Flavonoides;
  • Leveduras;
  • Magnésio;
  • Manganês;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E; e
  • Vitamina K.

Uma vez que os nutrientes elencados acima se reúnem, podem trazer diversos benefícios à saúde, sobretudo para prevenir a anemia e para as pessoas que desejam perder peso. Vale destacar que, para que o ferro seja aproveitado pelo organismo, ele deve ser consumido junto com a vitamina C.

Folha de chá de amora

É importante mencionar que, bem como acontece com outros chás, é preciso ter cautela ao consumir o chá de amora. Até o momento, nenhuma pesquisa concluiu que gestantes aproveitariam ou não dos benefícios desse chá.

Ainda nesse cenário, cada mulher grávida possui um organismo, bem como indicação de chás, alimentos e remédios. Sendo assim, sugerimos que o seu médico obstetra seja consultado antes de iniciar a ingestão. Vale destacar que a amora deve ser consumida moderadamente, pois em demasia pode causar diarreia.

Para fazer o chá de amora é preciso recorrer à amoreira. Essa árvore indígena é proveniente do continente asiático e, devido às suas propriedades, lastrou-se ao redor do mundo. Há dez espécies de amora existentes, contudo, as mais conhecidas são a branca e a preta.

Ainda nessa perspectiva, a folha do chá de amora é abundante em vitaminas e minerais. O chá dessa fruta possui aproximadamente vinte vezes mais cálcio do que o leite, por exemplo. Cabe salientar que é fundamental manter os níveis de cálcio, haja vista que essa prática contribui para a estrutura óssea, além de reduzir o risco de sobrepeso.

No que tange ao potássio presente na folha, ele controla a pressão, previne o AVC e controla a pressão arterial. Quanto ao ferro, também presente na folha, ele atua prevenindo o déficit de ferro e, consequentemente, evita a anemia.

A folha de chá de amora contém magnésio. Esse elemento é necessário para mais de duzentas reações bioquímicas no corpo de um indivíduo. Dessa forma, o magnésio ajuda a equilibrar o funcionamento muscular, controla o ritmo cardíaco e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Ademais, o magnésio controla os níveis de açúcar no sangue e mantém estável a pressão sanguínea.

Chá de amora para a menopausa

O chá de amora é utilizado para vários tratamentos. Dentre eles, destacamos o alívio para os sintomas da menopausa, bem como do desconforto do período pré-menstrual, como dor de cabeça e desconforto abdominal graças à presença de flavonoides.

É fundamental ressaltar que indivíduos que têm o nível de açúcar baixo no sangue devem evitar tomar chá de amora em excesso, haja vista que a folha de amora reduz o nível de açúcar no sangue. Adicionalmente, pessoas que tomam remédios para controlar a diabetes também devem evitar a ingestão desse chá, pois a medicação pode interagir com as substâncias presentes no chá.

Destaca-se que, para que não haja dúvidas, o ideal é que o médica seja consultado. Apenas ele poderá dizer com precisão o que pode acarretar para a sua saúde a ingestão contínua desse chá.

Caso queira obter o chá através do processo de infusão, pode ser feito com folhas secas, facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e supermercados.

Observe a seguir como fazer o chá de folha de amora com gengibre:        

Para tanto, você deverá reservar:

  • Meio litro de água filtrada;
  • 1 folha de amora;
  • 2 colheres de chá de gengibre; e
  • Cravo.

Para obter esse chá, você deverá colocar a água no fogo até adquirir fervura. Feito isso, desligue e reúna todos os ingredientes. Tampe por alguns minutos e beba em seguida. Adoce, se quiser.

Ressaltamos que o chá de amora deve ser consumido em até vinte e quatro horas, pois após esse tempo acontece a perda de propriedades.

Como fazer chá de amora

Para fazer o chá de amora, você pode:

1. Colher as folhas da árvore, a amoreira; ou

2. Comprá-la.

O chá pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos orgânicos. Caso a preferência seja colher diretamente do pé, é preciso ter cuidado e observar se o solo não está contaminado.

Observe a seguir como preparar o chá de amora:

Primeiramente, coloque três colheres de chá de folha de amora em 300 ml de água. Deixe descansar a infusão por alguns minutos. É possível adoçar com açúcar ou adoçante.

Caso seja difícil encontrar a fruta ou adquirir as folhas, outra alternativa para obter os benefícios é tomar as cápsulas de amora. Elas podem ser facilmente encontradas em drogarias e lojas de produtos orgânicos. Lembre-se de ler o rótulo atentamente antes da ingestão.