Benefícios do Caranguejo para a saúde

A carne de caranguejo é um tipo versátil e popular de fruto do mar, além de um alimento importante para quem busca uma dieta equilibrada e uma alimentação saudável. Com uma carne saborosa e macia, o caranguejo possui muitos nutrientes que são essenciais para o nosso organismo juntamente com um baixo teor de gordura.

Benefícios do Caranguejo para a saúde

O que é caranguejo?

Os caranguejos são crustáceos encontrados no oceano e consumidos em muitos países ao redor do mundo. Eles são muito usados para a preparação de diferentes pratos, entre assados, cozidos e fritos. A carne é considerada uma iguaria em muitos países e, por isso, muitas vezes, é substituída por carne de imitação mais barata, composta de outros peixes e de um sabor artificial.

Principais benefícios do caranguejo

A carne de caranguejo possui entre as suas propriedades nutricionais o zinco que,, em conjunto com a vitamina C, proporciona diferentes benefícios para o nosso organismo, entre eles a redução do nível do colesterol ruim e o fortalecimento da imunidade, além de trazer benefícios para a nossa pele.

Outro elemento presente no caranguejo é o iodo, que é necessário para o bom funcionamento da glândula tireoide e do nosso metabolismo hormonal. Ele ainda oferece benefícios para os nossos cabelos, unhas e dentes. Já o potássio, também presente no crustáceo, proporciona benefícios para o sistema nervoso.

A carne de caranguejo também contém, entre os seus elementos, a taurina, um aminoácido que oferece efeitos positivos para a nossa visão. Ela melhora a elasticidade do tônus vascular e dos músculos do nosso corpo, além de apoiar o desenvolvimento neurológico e ajudar a regular os níveis de água e de sais minerais no nosso sangue.

Outro benefício do consumo da carne de caranguejo está relacionado com doenças do sistema cardiovascular. Como o caranguejo é rico em ácidos gordos poli-insaturados e proteínas, ele é facilmente digestível e ainda ajuda a reduzir o teor de colesterol ruim no sangue. A proteína presente na carne de caranguejo também é absorvida pelo nosso organismo de forma mais rápida do que outras carnes. A proteína presente na carne bovina, por exemplo, leva cerca de cinco horas para ser processada, enquanto que a da carne de caranguejo, e de outros frutos do mar, é duas vezes mais rápida.

O consumo regular da carne de caranguejo também oferece benefícios ao nosso emocional, em virtude da presença das vitaminas do complexo B, entre elas a B1, a B2 e a B12. A primeira é essencial para formação do ácido clorídrico e para a formação do nosso sangue. Ela ainda tem função fundamental no metabolismo dos carboidratos. Já a segunda, é essencial no processo metabólico de proteínas, gorduras e carboidratos. Ela também é precisa para a produção de hemácias, formação de anticorpos, respiração celular e para o nosso crescimento de maneira geral.

A vitamina B12 é utilizada para a prevenção da anemia. Ela ainda ajuda na formação e na longevidade das células, assim como também é essencial à digestão apropriada, à absorção dos alimentos, à síntese de proteínas e ao metabolismo de carboidratos e lipídeos. Além do mais, a vitamina B12 atua prevenindo danos causados aos nervos, trata a fertilidade e proporciona o crescimento e desenvolvimento normais. Ela é fundamental para o funcionamento da célula, especialmente as do trato gastrointestinal, da medula óssea e do tecido nervoso.

Cuidados com o caranguejo

Caso você seja alérgico a outros frutos do mar, como lagosta e camarão, é bastante provável que também seja a caranguejo. Os sintomas de uma alergia ao alimento podem variar bastante, desde pequenas erupções cutâneas até uma anafilaxia. A carne de caranguejo também possui, entre os seus elementos, quantidades moderadas de purinas, necessárias para o correto funcionamento do nosso corpo, mas que, em algumas pessoas, pode causar gota.

A carne de caranguejo pode também causar intoxicação alimentar, caso não seja tratada e preparada corretamente. Os caranguejos devem ser comprados frescos, sem apresentar odor forte, e devem ser conservados resfriados ou congelados até o momento do preparo para o consumo.

Melhores formas de preparo do caranguejo

A parte comestível do caranguejo é a região do abdômen e as suas extremidades, e a sua preparação não leva muito tempo, visto que oferecem grandes benefícios para a nossa saúde. Em muitos países, os frutos do mar fazem parte regularmente de uma dieta saudável. O indicado pelos nutricionistas é consumir a carne de caranguejo de duas a três vezes por semana e acompanhada de arroz branco. A composição é equilibrada, fácil de ingerir e não sobrecarrega o organismo. Contudo, existem inúmeras receitas utilizando a carne de caranguejo. Confira:

Receitas para servir o caranguejo como aperitivo ou entrada:

  1. Bolinho de caranguejo: é uma ótima opção de entrada e conta com um sabor inconfundível. O tempero da receita mistura suco de limão siciliano, salsa e coentro, e o preparo não é muito trabalhoso, pois basta misturar os ingredientes para fazer a massa, empanar os bolinhos e fritá-los;
  2. Bolinho de caranguejo com gengibre: essa receita é uma versão incrementada do tradicional bolinho de caranguejo. Nela, o crustáceo é misturado com batatas, alho, manteiga e cebolinha. O diferencial da receita é o gengibre, que surpreende o paladar ao acrescentar um gostinho mais fresco;
  3. Salada de caranguejo com broto de bambu e coentro: essa entrada simples e saborosa traz o coentro, o broto de bambu, os cogumelos negros e a echalote misturado ao sabor do caranguejo. Além disso, o vinagre chinês, o azeite, o sal marinho e a cebolinha, utilizados na preparação, acrescentam um sabor marcante à entrada, que pode acompanhar um jantar especial a dois;
  4. Salada de caranguejo e abacate: nessa receita, o fruto do mar é combinado com abacate, vinho de arroz japonês, pimentas vermelhas e rúcula, além do wasabi e o óleo de gergelim. Os ingredientes dão um toque oriental à receita, resultando em um sabor singular;
  5. Torta de caranguejo: considerada uma verdadeira explosão de sabores, a torta de caranguejo reúne creme de leite, gengibre, limão, coentro e parmesão ralado no seu recheio. Além disso, o tempero com pimenta acrescenta um toque especial. Uma boa opção é servi-la com um bom vinho.

Receitas para servir o caranguejo como prato principal:

  1. Caranguejada: o preparo dessa receita, que traz o caranguejo como ingrediente principal, consiste em ferver o fruto do mar em água temperada com coentro, cebola, pimenta, azeite e sal. O resultado final é uma carne com textura leve;
  2. Espaguete com carne de caranguejo: nessa receita o caranguejo é feito junto com o espaguete, criando uma receita prática e gostosa. Para prepará-la, será necessário sumo de limão, agrião, alho e pimenta. O resultado é um prato equilibrado e rápido de fazer, ideal para acompanhar aqueles dias que buscamos por algo mais elaborado para comer;
  3. Risoto de caranguejo: entre os ingredientes desse risoto estão o arroz carnaroli, o vinho branco, a pimenta tabasco, o azeite e o manjericão. Durante o preparo, ainda é acrescentado caldo de legumes, manteiga e echalato, que deixam o risoto com um sabor maravilhoso;
  4. Arroz de caranguejo: essa receita rápida e prática combina arroz, azeite e leite de coco, deixando o prato saboroso e com uma ótima textura. O prato é ideal para ser acompanhado por uma salada de folhas;
  5. Risoni de ricota com caranguejo: o risoni consiste em um macarrão com o formato de arroz. O crustáceo e a massa quando combinados ao molho pesto, ao kani kama e à ricota criam um prato saboroso e com ótima textura. A dica para finalizar a receita é temperar com limão siciliano;
  6. Ensopado de caranguejo: uma receita saborosa, rápida e simples, o ensopado é feito com a carne de caranguejo refogada com alho, cebola e azeite. Para deixar o prato mais saboroso, é possível ainda acrescentar leite de coco durante o preparo.
  7. Caranguejo gratinado: a receita de caranguejo gratinado junta, além da carne do crustáceo, cebola, pimentões, azeite de dendê, leite de coco e pão de forma. Para finalizar o prato, a dica é acrescentar parmesão ralado para deixar um gostinho e uma textura crocante.