Benefícios da Artemísia para a saúde

Artemisia annua é muito usada na medicina tradicional chinesa, onde é conhecida como Qing Hao. É habitualmente utilizada para tratar febres, incluindo aquelas associadas à malária, e possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Benefícios da Artemísia para a saúde

O extrato de artemisinina também possui propriedades restauradoras para condições febris e é usado para estimular o suporte do sistema imunológico. Também é utilizado como uma erva calmante em aromaterapia.

A planta possui substâncias que melhoram a qualidade do sono, por isso a origem do nome Artemis, a deusa grega da caça e da lua. Isso a torna um ingrediente popular na indústria artesanal para travesseiros de ervas e aromatizantes. É usada ainda, na indústria de perfumes e para dar sabor a bebidas e vinhos.

Em estudos de câncer, o extrato de Artemisia annua mostrou atividades citotóxicas e dois de seus componentes, artemisinina e artesunato estão sendo estudados para o tratamento contra o câncer.

O absinto ou losna é uma bebida aromática do século XIX proibida nos Estados Unidos, ela é especialmente composta da artemisinina e apesar de ser considerada prejudicial naquele século, podia ser usada para eliminar vermes intestinais.

E não para por aí. A pesquisa científica também mostra que o absinto pode até matar células cancerosas. Também pode ser usado para tratar anorexia, insônia, anemia, falta de apetite, flatulência, dor no estômago, icterícia e indigestão.

Artemisia annua é uma planta tropical que vem da América Latina e América Central. Hoje em dia, tornou-se popular e pode ser facilmente encontrada na Ásia e na Europa. Muitas pessoas a incluem na salada com outros vegetais. 

Apesar de ter um cheiro bom, seu sabor é bastante amargo, então algumas pessoas a cozinham com outros ingredientes ou comem depois de terminar suas refeições, também a usam diretamente no corpo.

Benefícios da Artemisia

  • Anticâncer – Artemisia annua contém compostos de saponina, terpenóides, flavonóides e antioxidantes que podem lutar contra vários tipos de câncer, como câncer de mama, câncer gástrico e câncer de fígado. Ela possui uma alta atividade anticancerígena devido à sua interação com o complexo de ferro no sangue. Na verdade, esta planta tem sido usada como um tratamento na China e é capaz de matar 98% das células de câncer de mama em menos de um dia. Para tratar o câncer pode ser consumida cozida. As folhas de Artemisia annua devem ser ingeridas sempre que possível, mas, além de consumir isso, a erva também deve ser equilibrada com o consumo de água suficiente para que as substâncias possam ser levadas corretamente pelo sangue.
  • Cura doença da caxumba – Os compostos de polifenóis contidos em Artemisia annua podem curar a doença das caxumetas. A caxumba é um inchaço que ocorre na área do pescoço. É perigosa e perturba a digestão ou a respiração que ocorrem na garganta se permitem que isso aconteça. Para curar, amasse as folhas da Artemisia até ficarem lisas. Em seguida, adicione vinagre com uma proporção de 1:1. Finalmente, use-as na parte afetada 3 vezes ao dia.
  • Como tratamento de úlcera – Padrões alimentares irregulares podem ser uma das causas da doença ulcerosa. Outra causa é o teor de ácido muito alto no estômago. Ao consumir as folhas de Artemisia annua, o ácido do estômago será neutralizado e também a ferida que está em sua parede será tratada. Artemisia annua tem conteúdo de tocoferóis, polifenóis e hidroxieugenóis que são úteis para neutralizar o ácido estomacal. Esta substância também pode fortalecer os músculos do esfíncter gástrico, que trabalham para receber uma variedade de ingestão de alimentos sem prejudicar o estômago.
  • Prevenir hemodiálise – O sangue é muito importante para o corpo porque todas as atividades dos órgãos humanos precisam do sangue para ajudá-los a funcionar bem. No entanto, existem algumas substâncias que podem ser perigosas. Felizmente, Artemisia annua contém vitamina E, antioxidante e flavonóides que podem matar venenos ou toxinas no sangue.
  • Para ossos saudáveis – Artemisia annua contém muitas substâncias que são boas para a saúde óssea. O teor de minerais, cálcio e magnésio na Artemisia são capazes de fortalecer os ossos e também gerar o crescimento ósseo, especialmente na infância. Além disso, ela desempenha um papel importante no processo de formação óssea, a etapa de regeneração das células ósseas e preenche a falta de estrutura óssea devido ao fator etário.
  • Aumenta o apetite – Artemisia é boa para crianças que querem crescer e não comem muito, porque contém compostos de quercetina que podem aumentar o apetite. É bom para os pacientes que estão no pós-cirúrgico para aumentar a resistência. Podemos usar Artemisia annua como alimento complementar que é comido depois de terminar o prato principal. Podemos cozinhar com outros ingredientes para tornar o alimento mais saboroso e cheirar bem também.
  • Contra o mau hálito – Os melhores aspectos anti-inflamatórios e antibacterianos da Artemisia são encontrados no álcool coniferílico e na quercetina. Ambos desempenham um papel excelente para ajudar a melhorar o equilíbrio das bactérias na boca e a normalizar a acidez dela. Esta condição ajudará a reduzir o risco de formação de tordo, queixas de sangramento da gengiva e ajudará também a superar o problema do mau hálito. Este composto também é comprovado por limpar a língua e saliva de germes que causam mau hálito.
  • Evita o inchaço da mama e acelera a amamentação – O peito da mulher pode ser prejudicado porque é usado frequentemente para alimentar o bebê ou a mulher pode estar no período da menstruação. Artemisa contém compostos terpenóides e anti-inflamatórios que podem aliviar o inchaço que ocorre na mama, para que ela possa acelerar o aleitamento materno para o bebê. Pegue as folhas e queime-as num pequeno fogo. Quando ainda estiverem quentes, esfregue-as ao redor do peito e faça estes passos 3 vezes ao dia.
  • Fortalecer um coração fraco – Artemisia annua contém substâncias antioxidantes e flavonóides que desempenham um papel para reparar células danificadas. Na área do coração, esses compostos flavonóides serão úteis para suavizar o fluxo de sangue, fortalecendo o músculo cardíaco e os vasos sanguíneos para drená-lo. Assim, fortalecerá os músculos do coração e o coração também será mais saudável.
  • Melhorar o sistema imunológico – Artemisia contém muitas vitaminas A e E que são boas para a imunidade corporal. Juntamente com a presença de conteúdo proteico que pode ajudar a formação de fagócitos, que servem para impulsionar o sistema imunológico. Além disso, o conteúdo de vitamina C nela também é comprovado por ajudar a aumentar o metabolismo do corpo em sua condição de pico.
  • Antimalárica – A artemisinina é uma substância extraída da planta Artemisia usada como droga para tratar a doença da malária. O conteúdo destas substâncias é mais eficaz para na doença da malária do que as substâncias produzidas pelas plantas de quinina. Portanto, a planta poderia substituir a planta de quinina como medicamento contra a malária, porque as plantas de quinina são bem resistentes à malária.
  • Para pele jovem – O envelhecimento da pele ou a ocorrência de desgaste prematuro da derme não é apenas causado pelo fator etário. Pode ser ocasionado pelo estilo de vida ou por nunca fazer o tratamento na pele, de modo que a própria pele não possui nutrição suficiente. Artemisia annua tem várias vitaminas e substâncias que são úteis para uma pele saudável parecer mais jovem. O conteúdo das vitaminas C e E tem benefícios para a beleza facial e a suavidade da derme. Além disso, a quantidade de flavonóides claramente desempenha o papel de limpar os vasos sanguíneos e ajuda a suavizar a circulação sanguínea para melhor atender às necessidades de oxigênio e nutrição da derme.

Para que serve a Artemísia?

Onde encontrar a Artemisia é uma dúvida recorrente para as pessoas que descobrem suas vantagens, porém ela pode ser encontrada em farmácias, supermercados, em locais especializados, lojas de produtos fitoterápicos ou ainda, na internet ou em áreas rurais. Contudo, nesses casos é preciso cuidado para realmente conhecer a planta. Aqui estão mais benefícios da Artemisia annua para a saúde que podem ser obtidos ao usá-la.

  • Deixa os olhos saudáveis;
  • Aumenta a resistência corporal;
  • Torna a defecação mais fácil;
  • Restaura as células corporais danificadas;
  • Libera antirradicais livres;

Propriedades da Artemisia

Artemisia é um gênero que combina uma variedade de espécies (até 400) na família Asteraceae (flor de margaridas). Todas são valorizadas pelos óleos voláteis e odor específico. 

Os nomes mais comuns para as ervas deste gênero são a aranha (A. vulgaris), o absinto ou losna (A. capilares e outros). O gênero inclui ervas e arbustos perenes, espalhados por todo o mundo em climas temperados.

Artemisia vulgaris é chamada de Artemísia comum, e também é conhecida como erva de felão ou Planta de São João. Originada da Ásia, Europa e África. 

Esta planta perene cresce até 2 metros de altura, possui raízes firmes, folhas verdes recortadas de pinnato e verde escuro, com pequenas flores e múltiplas pétalas vermelhas ou amarelas. As flores são organizadas em capitulas e florescem de julho a setembro.

Artemisia annua tem muitos nutrientes que são bons para o corpo, tais como:

  • Quercetina;
  • Álcool coniferílico;
  • Flavonóides;
  • Terpenóides;
  • Hidroxoeugenois;
  • Tocoferóis;
  • Saponina;
  • Polifenóis;
  • Minerais;
  • Cálcio;
  • Magnésio;

Chá de Artemisia

As receitas de chá da Artemisia são bastante fáceis de preparar, mas podem ser mais complexas pela adição de diferentes ingredientes. Siga sempre as instruções nos rótulos das embalagens em relação à dosagem e quantidade de produto a utilizar ao fazer a fermentação do chá.

Uma receita comum é colocar aproximadamente 1/2 a 1 colher de chá das folhas de chá secas em uma xícara e, em seguida, despeje um copo de água quente sobre as folhas. Algumas receitas podem especificar água fervente, enquanto outras recomendam água que não atingiu o ponto de ebulição para proteger de danos os compostos ativos nas folhas.

As folhas são fortes e amargas, então você provavelmente irá adicionar um adoçante de algum tipo, como mel. O chá é mais bem digerido com o estômago cheio. O chá também pode ser misturado com outros chás de ervas, incluindo hortelã para melhorar o sabor.

Porém, jamais misture Artemisia com arruda, pois possui efeitos abortivos. Os efeitos colaterais incluem ainda vasodilatação, convulsões e reações alérgicas, por isso não devem ser usadas durante a gravidez.