Benefícios da Espirulina para a saúde

Apesar de ser conhecida como uma alga, na realidade a Espirulina é uma espécie de bactéria que tem a capacidade de realizar fotossíntese, chamada de cianobactéria.

Ela é extremamente nutritiva e pode trazer diversos benefícios para a saúde, tanto que, atualmente, já existem milhares de artigos científicos a seu respeito. E os estudos não param: os cientistas estão frequentemente fazendo novas pesquisas e comprovando seus benefícios.

Hoje em dia, essa bactéria vem sendo muito consumida e divulgada por profissionais da área da saúde, atletas e adeptos da vida saudável. É, inclusive, conhecida como um superalimento, por conta de suas propriedades e nutrientes.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre cada um dos benefícios que podem ser obtidos através de seu consumo, quais são suas indicações, contraindicações, preços, onde encontrar e outras informações importantes para quem deseja conhecer mais!

Algas Espirulinas?

Por muito tempo, a espirulina foi classificada e divulgada como sendo uma alga por conta de sua cor azul esverdeada. No entanto, essa classificação não está correta.

Na realidade, ela é uma cianobactéria (uma bactéria capaz de realizar fotossíntese) que se forma justamente sobre as algas.

Agora que você já sabe exatamente o que é a espirulina, vamos conhecer um pouco melhor quais são as propriedades que a tornaram tão famosa!

Propriedades da Espirulina

Aumenta a saciedade: na espirulina encontra-se uma substância chamada fenilalanina, que tem a capacidade de aumentar a saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome.

Rica em proteínas: um dos grandes destaques desse superalimento é a sua grande quantidade de proteínas, que são aminoácidos essenciais para a formação dos tecidos do organismo.

Rica em antioxidantes: além do alto nível de proteínas, ela também é popular por possuir propriedades antioxidantes, devido a uma substância chamada ficocianina.

Rica em cálcio: o alto teor de cálcio encontrado nesse alimento faz com que ele seja um aliado no fortalecimento dos ossos e dos dentes.

Possui ômega 6: por conta disso, ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, favorecendo a saúde cardíaca.

Rica em betacaroteno: outro nutriente muito importante para a manutenção da nossa saúde que pode ser encontrado na espirulina é o betacaroteno, também encontrado na cenoura em menor quantidade. Ele atua em diversas partes de nosso corpo, como visão, pele e cabelo.

Rica em ferro: nessa cianobactéria encontram-se quantidades consideráveis de ferro, que é um nutriente extremamente importante para fortalecer nosso organismo e prevenir doenças como a anemia.

Rica em magnésio: esse mineral é muito importante para nossa saúde, pois atua no sistema nervoso, nos músculos e na saúde cardíaca

Rica em zinco: outro nutriente encontrado em grandes quantidades nesse suplemento é o zinco. Ele atua diretamente no sistema imunológico, fortalecendo-o e ajudando o organismo a se proteger de diversas doenças.

Benefícios da Espirulina

Acima, conhecemos quais são algumas das principais propriedades que esse alimento possui. Agora, vamos descobrir quais são os benefícios que podemos obter por conta dessas propriedades e como elas atuam em nosso organismo!

Diminui a fome e inibe o apetite

Uma das propriedades pelas quais a espirulina é mais famosa é o fato de que pode ajudar a emagrecer. Isso acontece porque ela possui fenilalanina, uma substância que atua inibindo o apetite. Ela se transforma em uma espécie de gel dentro do estômago, diminuindo a fome e auxiliando na perda de peso.

Grande quantidade de proteínas

Calcula-se que a espirulina tenha um valor altíssimo de proteínas em sua composição, chegando a cerca de 60%. Essas proteínas são bastante semelhantes às encontradas no leite, e são muito importantes para a construção muscular. Por isso, seu consumo é altamente indicado para pessoas que adotam dietas vegetarianas e também para atletas e praticantes de atividades físicas intensas.

Ação antioxidante

Por conta de uma substância chamada ficocianina, ela possui ação antioxidante, que é essencial para combater os radicais livres que atacam nossas células. O resultado é a prevenção do envelhecimento precoce e até mesmo do câncer.

Ação anti-inflamatória

Outro benefício trazido pelos antioxidantes é a ação anti-inflamatória, pois eles agem diretamente combatendo os processos inflamatórios do organismo.

Fortalece os ossos

Nesse produto encontramos uma grande concentração de cálcio. Esse é um nutriente muito importante para fortalecer os ossos e, dessa forma, auxiliar na prevenção de doenças como a osteoporose, que atinge principalmente os idosos.

Melhora a saúde do coração

Esse superalimento é muito indicado por especialistas para pessoas que possuem problemas ou tendência a desenvolver problemas cardíacos. Isso porque ele possui uma substância que ajuda a diminuir o LDL (colesterol ruim) e os triglicerídeos, enquanto aumenta os níveis de HDL (colesterol bom).

Protege a visão

A espirulina possui uma quantidade surpreendentemente alta de betacaroteno, chegando a ter níveis maiores até mesmo do que os da cenoura. Esse nutriente, quando ingerido, transforma-se em Vitamina A no organismo, que é essencial para proteger a saúde dos olhos.

Ajuda a prevenir a anemia

O seu alto teor de ferro faz com que esse suplemento ajude na prevenção e também no tratamento de doenças como a anemia. No entanto, é importante observar as necessidades diárias do nutriente e, se necessário, complementá-lo de outras maneiras.

Ajuda a combater o cansaço

Outro benefício que pode ser alcançado por conta do ferro é a diminuição da sensação de cansaço, esgotamento físico e indisposição, que muitas vezes surgem por conta da deficiência desse nutriente no organismo.

Melhora o funcionamento cerebral

O magnésio, mineral presente nessa cianobactéria, age em nosso sistema nervoso, trazendo importantíssimos benefícios para o seu funcionamento.

Pode ajudar a combater o câncer

Alguns estudos que têm sido realizados nos últimos anos estão relacionando o consumo da espirulina com a prevenção e o combate a certos tipos de câncer, especialmente o câncer de boca.

Ajuda a diminuir a pressão arterial

Alguns especialistas acreditam também que o seu consumo pode ser benéfico para pessoas que sofrem com pressão alta. Isso porque ela possui uma substância que atua diretamente nos vasos sanguíneos, dilatando-os e melhorando a circulação.

Melhora a imunidade

A imunidade é a capacidade que o nosso corpo tem de se defender de vírus, bactérias e outros tipos de contaminações que possam nos causar doenças. Quando ela está baixa, adoecemos mais facilmente. A espirulina é rica em zinco, que é um mineral que ajuda a fortalecer a imunidade e nos deixar mais resistentes.

Espirulina emagrece mesmo?

Um dos principais benefícios que fez esse produto ter a fama que tem hoje em dia é o fato de ajudar a emagrecer. Mas será que ajuda mesmo? A resposta é sim! Essa pode ser uma grande aliada para quem deseja perder peso.

O principal motivo para isso é porque, por conta de possuir uma substância chamada fenilalanina, ela tem a capacidade de controlar o apetite. Dessa forma, as pessoas que estão de dieta conseguem comer menos e emagrecer sem passar fome. E o melhor de tudo: de maneira saudável!

Vamos a seguir aprender qual é a melhor maneira de se consumir esse suplemento para tirar o melhor proveito possível de todas as suas propriedades.

Espirulina benefícios: como tomar

Existem diversas maneiras de se tomar esse suplemento, que pode ser encontrado tanto em pó quanto em cápsulas. Tudo vai depender de quais são os benefícios almejados.

No entanto, o mais recomendado é consumi-la antes das refeições, especialmente para quem deseja tomá-la para auxiliar na perda de peso. Isso porque, nesse momento, ela vai ajudar a inibir o apetite. Além disso, seus nutrientes e propriedades serão melhor aproveitados durante a digestão do alimento que será consumido em seguida.

As quantidades também irão depender das necessidades nutricionais de cada um, assim como de seus objetivos. Para ter uma recomendação mais precisa, o ideal é consultar um especialista.

Espirulina onde encontrar

Esse suplemento pode ser encontrado em diversos tipos de loja, como por exemplo:

  • Lojas de suplementos
  • Lojas de produtos naturais
  • Farmácias
  • Farmácias de manipulação
  • Lojas virtuais

Espirulina preço: cápsulas

O preço desse suplemento pode variar bastante dependendo da região onde você mora, da loja onde for comprada, da marca e da composição. No entanto, pesquisando em lojas virtuais, podemos encontrar uma embalagem com 60 cápsulas de 500mg a partir de R$ 45.

Também é possível comprar as cápsulas em farmácias de manipulação, onde o preço costuma ser mais em conta. A dosagem recomendada é de 500mg a 2000mg por dia.

Espirulina em pó: preço

Um pote com 100g da versão em pó pode ser encontrado na internet por cerca de R$ 50.

Espirulina contra indicações    

Apesar de se tratar de um suplemento cheio de benefícios para a saúde, existem alguns grupos de pessoas que não devem consumi-lo, pois podem ter reações indesejadas. Dentre esses grupos estão:

  • Gestantes
  • Crianças
  • Pessoas alérgicas a frutos do mar

Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu médico.

A espirulina é, sem dúvidas, uma dádiva da natureza, rica em diversos nutrientes essenciais para a nossa saúde, o seu consumo pode nos trazer incontáveis benefícios. Com certeza é algo no qual vale muito a pena investir se você está em busca de uma vida mais saudável!