Benefícios do Brahmi para a saúde

O Brahmi é uma planta originária da Índia em áreas até 1320 metros de altitude. A erva também é encontrada no Nepal, Sri Lanka, Vietnã, Paquistão, Taiwan, China e Estados Unidos, principalmente em áreas pantanosas como Flórida e Havaí. Também chamada de Bacopa Monnieri, trata-se de erva rastejante com folhas longas e flores brancas ou arroxeadas.

O brahmi é uma erva-chave na Medicina Ayurvédica. O uso da planta é descrito nos livros clássicos sobre a medicina indiana. Nesta tradição, a erva equilibra os três Doshas (Vata, Pitta e Kapha). Os Doshas são energias que regem à existência humana e são representadas pelo ar, fogo, água, terra e éter. A finalidade do Bacopa Monnieri é estabilizar o emocional, extinguindo ansiedade e insônia.

A erva é confundida como centella asiática. Porém, brahmi e centella asiática são diferentes. O brahmi é cultivado em áreas quentes e úmidas, enquanto a centella desenvolve-se em climas tropicais e áreas altas. Outra diferença é que a centella tem mais propriedades medicinais. O extrato de centella asiática mostra-se mais eficaz na redução de queloides e acúmulo de tecido fibroso após cirurgias.

Propriedades do Brahmi

O sabor meio amargo, meio adocicado do Bacopa Monnieri melhora o emocional. O brahmi também traz longevidade e pode ser usado por crianças e adultos. O benefício mais conhecido é estimular processos químicos no cérebro. Entretanto, a erva possui outras propriedades, entre elas, promover a beleza. Consumir a erva indiana na forma de chá, forma de extrato ou óleo faz muito bem à saúde. Confira os benefícios do brahmi.

Propriedades do Brahmi
  • Melhora o funcionamento do sistema nervoso

A erva fortalece, estimula a formação e facilita a comunicação entre neurônios. O brahmi diminui a densidade dos neurônios, fato que aumenta a capacidade de concentração, aprendizado e memória. Tudo isso reduz significativamente os riscos de epilepsia e doenças degenerativas como o Alzheimer. Para aproveitar tais propriedades, coma 2 ou 3 folhas por dia ou tome o chá de brahmi, confira a receita:

  • ½ colher de chá de folhas de brahmi secas;
  • ½ colher de chá de folhas de tuli (erva indiana conhecida como manjericão santo);
  • 2 xícaras de água;
  • Mel ou gotas de limão (opcional)

Coloque as ervas na água fervente. Espere 3 minutos e coloque o mel ou limão.

  • Diminui o estresse e ansiedade

Mastigar 2 ou 3 folhas de brahmi ou tomar o chá ajuda a reduzir o estresse. Tomar as cápsulas de brahmi também possui o mesmo efeito.  A erva indiana ajuda a diminuir o nível de cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

  • Desintoxica o fígado

Uma das propriedades do brahmi é manter o bom funcionamento do fígado. Dessa forma, o órgão elimina toxinas, principalmente dos alimentos industrializados.

  • Fortalece o sistema imunológico

O chá de brahmi estimula a produção de anticorpos e mantém a saúde das células T, importantíssimas para o fortalecimento do sistema imunológico. A erva ainda é rica em antioxidantes que mantém as células saudáveis, ajudando a evitar doenças infecciosas, bacterianas e muitos tipos de câncer.

  • Protege o coração

O brahmi relaxa músculos, vasos e artérias, fato que ajuda a equilibrar a pressão arterial. A erva indiana também reduz o nível de açúcar no sangue. Curiosidade é que ela também ajuda a prevenir a hipoglicemia neonatal, queda brusca do açúcar no sangue dos recém-nascidos. Essa condição pode comprometer a capacidade cognitiva do bebê. Consulte o pediatra antes de oferecer a erva a criança.

  • Brahmi para cabelos saudáveis

O óleo de brahmi é o segredo das indianas para fios cheios de vida. Para usá-lo, é necessário misturar com outro óleo, pois ele é muito forte. Uma sugestão é combiná-lo com óleo de coco. Você pode fazer uma umectação, passar o óleo 20 minutos antes de lavar os cabelos. Após o período, lave, condicione, hidrate e finalize como de costume. O resultado? Fios hidratados, fortes e com crescimento acelerado. Quem está com caspa também pode usar óleo de brahmi no cabelo, massageando o couro cabeludo.

  • Reduz inflamações cutâneas

Esfregar folhas de brahmi na pele auxilia a reduzir vermelhidão e inchaço causados por alergias. Consulte o médico antes de aplicar. Já o óleo de brahmi desinfeta e ajuda a cicatrizar feridas. Mais uma vez, não use as folhas ou o óleo sem orientação médica.

  • Ameniza sintomas de problemas respiratórios

O último benefício do brahmi melhora o funcionamento dos pulmões. A planta ajuda a tratar crises de bronquite e asma. Mas, busque orientação médica antes de incluir a erva no tratamento.

Efeitos colaterais e contraindicações e do Brahmi

Não use o brahmi sem orientação médica e por mais de 12 semanas. Sem esses cuidados, a erva pode causar dor de cabeça, cólicas, náuseas e vômitos. Portadores de problemas sanguíneos não podem consumir a erva, para não terem hemorragias. A última contraindicação é para pessoas com pressão baixa. Este público pode ter tontura, fadiga muscular e palpitações.

Onde comprar Brahmi no Brasil?

O brahmi ou Bacopa Monnieri é uma dessas ervas cheias de propriedades medicinais, porém, desconhecidas. Ainda bem que a internet está aí para facilitar a vida dos amantes de ervas e demais alimentos saudáveis. Sites como Mercado Livre e Amazon costumam comercializar plantas exóticas. Já as cápsulas de brahmi podem ser compradas em lojas de produtos naturais, casas de produtos orientais e farmácias de manipulação.

O que você achou dos benefícios do brahmi? Deixe sua opinião e continue sentindo o aroma das curiosidades sobre alimentação saudável.