Benefícios do Lótus para a saúde

Lótus é uma planta aquática. Ela já é conhecida e utilizada tanto na culinária quanto como planta medicinal há milhares de anos, principalmente na Ásia. No Ocidente, seu consumo é bem menor. Porém, aos poucos, estamos começando a conhecer e apreciar seus benefícios.

Benefícios do Lótus para a saúde

Essa planta é composta por flor, folhas e raiz. Cada uma dessas partes tem as suas próprias propriedades e traz benefícios diferentes para o organismo. Além disso, cada uma tem maneiras diferentes de ser consumida.

Dentre alguns dos benefícios que seu consumo pode trazer, podemos destacar: melhora no sistema digestivo, diminuição dos níveis de pressão arterial, ação calmante, ação antioxidante, dentre muitas outras.

Neste artigo, iremos falar um pouco sobre cada uma das propriedades encontradas nessa planta e como elas atuam no organismo humano, sobre seu modo de preparo para consumo, sobre as maneiras de consumir, onde comprar, contraindicações e todas as informações necessárias para que você possa hoje mesmo começar a aproveitar todos os benefícios que essa planta pode te trazer!

Propriedades do Lótus

O lótus é uma planta extremamente rica em nutrientes e substâncias essenciais para nossa saúde. Por isso, vamos começar falando um pouco mais sobre as suas principais propriedades:

  • Rico em Potássio: o potássio é extremamente importante para o funcionamento do organismo e para a nossa saúde, pois ele atua diretamente na pressão arterial. Através dele, os níveis de sódio no organismo são regulados. Além disso, ele é um vasodilatador, controlando a pressão e melhorando a saúde do coração, diminuindo assim os riscos de infarto.
  • Combate o envelhecimento precoce: o lótus possui propriedades antioxidantes. Por conta disso, é um aliado no combate ao envelhecimento precoce.
  • Rico em piridoxina: essa é uma substância que está diretamente ligada com nosso humor, e ajuda a diminuir a irritação e o estresse. Por conta disso, consumir a raiz de lótus ajuda a melhorar os níveis de humor e diminuir suas alterações.
  • Rico em ferro e cobre: essas substâncias são muito importantes na manutenção e na saúde do organismo, e ajudam a prevenir e tratar a anemia.
  • Rica em fibras dietéticas: a flor de lótus possui uma alta concentração de fibras dietéticas, que são essenciais para regular o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes.

Benefícios do Lótus

Vimos acima quais são as principais propriedades presentes nessa planta. A seguir, vamos entender de que forma elas agem em nosso organismo e como podem melhorar nossa saúde e bem-estar.

Melhora o humor

Pessoas que possuem um dia a dia estressante ou que se irritam facilmente podem se beneficiar do consumo da raiz. Isso porque ela possui vitamina B, na qual se encontra uma substância chamada piridoxina. Essa substância está diretamente relacionada com a parte do cérebro que comanda nossas emoções e nosso humor. Por isso, ela ajuda a regulá-lo e diminuir o estresse e a irritação, trazendo mais tranquilidade e bem-estar.

Auxilia no tratamento da insônia

Como dissemos acima, o lótus é uma planta rica em piridoxina, que atua diretamente na regulação de nosso humor e emoções. Por conta disso, ela pode ser uma grande aliada para pessoas que têm dificuldades para dormir cedo e sofrem com problemas de insônia. Seu consumo pode ajudar a relaxar o organismo e proporcionar uma noite mais tranquila, proporcionando um melhor descanso e combatendo a insônia.

Ajuda na prevenção e combate à anemia

Dentre os benefícios da raiz de lótus, um dos que se destaca é o seu alto nível de ferro e de cobre. Esses dois minerais são extremamente importantes para o nosso organismo, ajudando a fortalecê-lo e a combater doenças, especialmente a anemia.

Ajuda a controlar a pressão arterial

O lótus é rico em potássio, e isso pode trazer grandes benefícios para a saúde, especialmente para pessoas que sofrem com pressão alta ou têm tendência a desenvolver problemas cardíacos. Isso porque o potássio é conhecido por ser um excelente vasodilatador, ou seja, ele faz com que os vasos sanguíneos fiquem menos contraídos. Isso acontece porque ele inibe a ação do sódio em nosso organismo. Por conta disso, a circulação ocorre de maneira mais fácil, o que diminui os níveis de pressão arterial.

Melhora a saúde do coração

Por conta do potássio e da diminuição da pressão arterial, essa planta acaba sendo muito benéfica para a saúde cardíaca, especialmente para pessoas que têm tendência a desenvolver problemas no coração e até mesmo para aquelas que já possuem. No entanto, trata-se apenas de um tratamento complementar, e jamais deve substituir os medicamentos receitados pelo médico.

Ajuda a combater o envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce acontece quando as células são atacadas pelos chamados radicais livres, que fazem com que elas morram mais rápido. O consumo do chá de lótus cria no organismo uma defesa contra esses agentes, fazendo com que o envelhecimento precoce seja evitado, preservando assim a juventude e a vitalidade da pele.

Auxilia o tratamento de doenças respiratórias

O lótus também é bastante utilizado no tratamento de algumas doenças das vias respiratórias, como asma, gripe, resfriados, rinite e até mesmo pneumonia. Isso porque, em sua raiz, encontra-se um suco que tem propriedades benéficas que ajudam a combater esses problemas.

Ajuda a regular o funcionamento do intestino

Na raiz do lótus encontram-se as fibras dietéticas, que são importantíssimas para a nossa saúde e bem estar. Isso porque são elas as responsáveis por fazer com que o intestino funcione de modo regular, já que induzem e aceleram seus movimentos. Por conta disso, o consumo dessa raiz ajuda a evitar diversos problemas, como:

  • Prisão de ventre;
  • Cólicas;
  • Diarreia;
  • Inchaços;
  • Desconfortos.

Pessoas que têm problemas como os citados acima podem ser muito beneficiadas por essas fibras. No entanto, para que os resultados sejam realmente efetivos, é extremamente importante que esse consumo seja regular. E, em casos mais sérios, que seja sempre orientado por um especialista.

Melhora a absorção de nutrientes

O processo de digestão é primordial quando falamos em absorção de nutrientes. De nada adianta ter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais se esses nutrientes não forem absorvidos pelo organismo de maneira correta. E a raiz de lótus pode ter um importante papel nesse processo.

Como falamos acima, elas são ricas em fibras dietéticas, que regulam todo o processo digestivo. Por conta disso, acabam sendo grandes aliadas para melhorar a absorção de nutrientes e, inclusive, ajudar na prevenção de doenças e deficiências nutricionais.

Flor de Lótus para que serve

A flor de lótus deve ser consumida em forma de chá e pode servir para tratar, combater e prevenir diversos problemas de saúde.

Chá de lótus para que serve:

  • Hemorragias (inclusive no útero);
  • Problemas respiratórios como gripes, resfriados, tosse, dores de garganta, pneumonia, enfisema pulmonar, dentre outros;
  • Problemas digestivos como diarreia, cólicas intestinais, prisão de ventre, inchaço;
  • Problemas estomacais como dores, gastrite e úlceras;
  • Insônia, mal humor, irritação, nervosismo, ansiedade.

Folha de lótus emagrece?

Apesar de todos os seus benefícios, não existem evidências de que ela ajude no emagrecimento.

Lótus: como consumir

A forma mais fácil de consumir essa planta é através do chá, que tem um preparo simples e rápido, e ainda ajuda a conservar todas as suas propriedades e benefícios. No entanto, pode também ser utilizada na culinária, algo bastante comum em países orientais.

Como preparar raiz de lótus desidratada

A raiz desidratada pode ser utilizada nos mais diversos tipos de pratos, como por exemplo:

  • Ensopados;
  • Refogados;
  • Frituras;
  • Recheios;
  • Dentre outros.

Como preparar raiz de Lótus fresca

Assim como a raiz desidratada, a raiz fresca também pode ser utilizada na preparação de diversos tipos de pratos salgados. No entanto, quando se trata de seus benefícios para a saúde, a forma mais indicada para o consumo é tomar seu sumo puro. Para isso, basta ralar a raiz, coar em um pano de algodão e beber logo em seguida para que não perca suas propriedades.

Contraindicações

Apesar de ser uma planta cheia de benefícios para a saúde, o seu consumo não é indicado para todos os grupos de pessoas. Ela é contraindicada para:

  • Gestantes
  • Lactantes
  • Crianças.

As demais pessoas que não se encaixem em nenhum desses grupos podem consumir a planta sem grandes problemas. No entanto, caso você tenha algum problema de saúde ou esteja fazendo algum tratamento, recomendamos que consulte seu médico.

Onde comprar

O lótus pode ser encontrado em diversos tipos de lojas, como por exemplo:

  • Lojas de produtos naturais;
  • Lojas de chás;
  • Lojas de produtos orientais;
  • Mercados municipais

Caso não encontre na sua cidade, você pode ainda comprá-la pela internet. Existem diversas lojas virtuais que vendem essa planta e que entregam em todo o Brasil.

Como pudemos ver, o lótus é uma planta cheia de propriedades e benefícios que podem ser usados em favor a nossa saúde. Alguns de seus principais benefícios são:

  • Regular o funcionamento do intestino
  • Controlar a pressão arterial
  • Melhorar a saúde cardíaca
  • Aumentar a absorção de nutrientes
  • Inibir a ação de radicais livres
  • Melhorar o humor
  • Combater a insônia
  • Auxiliar no tratamento da anemia

Essa planta é realmente uma dádiva da natureza, que podemos e devemos usar para melhorar nossa saúde e bem estar!