Benefícios da Matricária para a saúde

A Matricária é uma planta medicinal, que também é chamada de camomila selvagem. Suas propriedades são conhecidas e utilizadas pelos seres humanos há centenas de anos.

Benefícios da Matricária para a saúde

Seu uso mais comum é em forma de chá, que pode ser feito em casa de forma muito simples e rápida. Suas propriedades ajudam a combater inflamações, diminuir dores, abaixar a febre, aumentar o apetite, diminuir os sintomas da TPM, combater os radicais livres, dentre outros.

Uma das propriedades mais conhecidas dessa planta é em relação aos problemas de pele. Ela é bastante eficiente no combate a coceiras, vermelhidões e irritações.

Ela também é encontrada em forma de medicamento homeopático em pó, utilizado para tratar os incômodos que os bebês sofrem quando começam a nascer os primeiros dentinhos. Muitas mães relatam sua eficiência para diminuir irritação, choros, diarreia, etc.

A seguir, vamos te explicar melhor cada uma das propriedades da matricária, quis são seus benefícios, indicações, contraindicações, dosagem, possíveis efeitos colaterais e modo de usar.

Propriedades da Matricária

A seguir, vamos conhecer quais são as principais propriedades atribuídas a essa planta. Muitas delas, inclusive, foram estudadas por médicos e especialistas da área da saúde. No entanto, cada caso é um caso, e ela jamais deve substituir os remédios e tratamentos indicados pelo seu médico, a não ser que ele mesmo recomende!

  • Anti-inflamatória: uma das propriedades mais conhecidas dessa planta é sua ação anti-inflamatória, especialmente em feridas, machucados, inchaços e vermelhidões na pele. Por conta disso, ela pode ser uma arma no combate a problemas de pele.
  • Ação antioxidante: a matricária possui ação antioxidante. Isso significa que ela ajuda a combater a ação dos radicais livres, que atuam sobre as células causando o seu envelhecimento e prejudicando nossa saúde.
  • Combate a dor de cabeça: essa planta é bastante utilizada para combater as dores de cabeça e até mesmo as crises de enxaqueca, tendo aparecido até mesmo em livros sobre medicina natural. Ela possui alguns ativos que atuam diretamente nos vasos sanguíneos, reduzindo sua inflamação e aliviando a dor
  • Aumenta o apetite: para quem deseja ganhar peso ou tem dificuldades para comer, a matricária pode ajudar bastante. Ela estimula e aumenta o apetite, fazendo com que a pessoa sinta mais fome e vontade de comer.
  • Diminui os problemas com a calvície: pessoas que têm problemas com queda de cabelo relatam uma grande melhora ao utilizar o chá de matricária.
  • Ajuda a controlar a pressão: as pessoas que sofrem de hipertensão podem se beneficiar com o consumo do chá dessa planta. Isso porque ela tem a capacidade de diminuir as prostaglandinas, que têm a função de aumentar a pressão arterial no organismo.
  • Combate dores: por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, essa planta é muitas vezes utilizada para tratar e combater dores causadas por processos inflamatórios. Pessoas que sofrem com úlceras e artrites, por exemplo, podem se beneficiar do consumo frequente do chá. No entanto, é importante ressaltar que ele não é um substituto para o tratamento convencional recomendado pelo médico, e sim apenas um complemento.
  • Diminui a febre: a matricária possui propriedades que fazem com que ela seja uma grande auxiliar no controle da febre, ajudando a baixar a temperatura corporal.
  • Ajuda a combater a TPM: uma ótima notícia para as mulheres: essa planta ajuda a combater os principais incômodos da TPM e do período menstrual, como as cólicas e as alterações de humor.
  • Ajuda as vias respiratórias: outro benefício relacionado às suas propriedades anti-inflamatórias é o fato de ajudar a tratar problemas das vias respiratórias, como as tosses constantes e até mesmo a asma.

Agora que você já sabe quais são as propriedades dessa planta, vamos entender de que forma elas atuam em nosso organismo e quais são os seus benefícios.

Benefícios da Matricária

O consumo dessa planta pode trazer inúmeros benefícios para nossa saúde e bem estar. Vamos ver quais são eles a seguir:

Ajuda a tratar leves inflamações

As propriedades anti-inflamatórias da matricária são excelentes para combater problemas de pele. Ela é conhecida por ser muito eficiente no tratamento de inchaços, vermelhidões e coceiras na pele. Ela pode também ajudar a tratar micoses.

Ajuda a tratar a febre

O chá, ao ser consumido, pode ajudar a diminuir a temperatura corporal e assim baixar a febre e diminuir seus sintomas.

Combate as dores da artrite

Quem tem artrite sabe o quanto as dores podem ser incômodas e atrapalharem no dia a dia. Quando consumida com frequência, devido ao seu poder de reduzir inflamações, essa planta pode ajudar bastante a vida de quem tem esse problema.

Auxilia no tratamento da enxaqueca

A matricária é extremamente eficiente no tratamento da enxaqueca. Isso porque ela atua diretamente em sua causa: a inflamação dos vasos sanguíneos.

Ajuda a combater os sintomas da TPM

Uma excelente propriedade que se encontra nesta planta está relacionada com o período menstrual. Isso porque ela possui componentes que ajudam a inibir a produção da prostaglandina, um hormônio que leva ao aparecimento da cólica e de outros sintomas da TPM, como as variações de humor.

Combate os radicais livres

A matricária é rica em propriedades antioxidantes. Por isso, outro grande benefício que seu consumo pode trazer é o de combater os radicais livres, que atuam tanto nas células dos nossos órgãos, ajudando a combater e impedir o surgimento de doenças, quando em nossa pele, prevenindo o envelhecimento precoce.

Pode ajudar a diminuir a queda de cabelo e a calvície

Algumas pessoas afirmam que essa planta pode também ajudar a diminuir problemas como a queda de cabelo e a calvície, que atingem principalmente os homens. Para isso, o chá pode tanto ser ingerido quanto utilizado diretamente no couro cabeludo. No entanto, vale lembrar que dependendo das causas da queda de cabelo, o tratamento pode não ser tão eficiente.

Auxilia no ganho de peso

Muitas pessoas possuem dificuldade em ganhar peso e até mesmo acabam ficando desnutridas por não sentirem fome. O consumo da matricária pode ser benéfico para essas pessoas pois ela estimula e aumenta o apetite, fazendo com que a pessoa sinta mais fome e consiga se alimentar de forma adequada.

Combate a hipertensão

Em nosso organismo, temos as prostaglandinas, que são responsáveis por aumentarem a nossa pressão arterial. Quando consumimos o chá de matricária, ele tem a capacidade de reduzir significativamente a produção desses compostos. Dessa forma, essa planta pode tornar-se uma aliada das pessoas que sofrem com a hipertensão.

Melhora a saúde do coração

Como falamos acima, o consumo do chá pode ajudar a diminuir os níveis de pressão arterial. Com isso, a saúde do coração melhora, diminuindo o risco de problemas como o infarto.

Agora que você já conhece todos os benefícios que essa planta medicinal pode te trazer, fica a dúvida: como, afinal, utilizá-la? Vamos descobrir a seguir!

Matricária como usar

O modo mais recomendado de utilizar essa planta para obter todos os seus benefícios é através do chá. E para aproveitar ainda mais e não perder nenhuma de suas propriedades, o mais indicado é consumi-lo logo após o preparo. Portanto, faça somente o que for tomar na hora.

Chá de matricária

Ingredientes:

  • 1g de matricária
  • 1 xícara de água

Modo de fazer

Ferva a água. Em seguida, junte as folhas, tampe e deixe abafando por pelo menos 10 minutos. Em seguida, coe e tome, de preferência puro.

Matricária Chamomila para bebê

Esse é um medicamento homeopático à base de matricária chamomila 1dh, também conhecido como matricária em pó, que é indicado especialmente para bebês que estão na fase de dentição, algo que pode ocorrer entre os 6 meses e 2 anos, dependendo da criança.

A principal função desse medicamento é a de combater os sintomas que costumam ocorrer devido ao crescimento dos dentinhos, tais como:

  • Irritação
  • Choro noturno
  • Agitação
  • Perca do apetite
  • Diarreias
  • Febre
  • Dentre outros

Matricária para bebe dormir

Durante essa fase, devido à dor e ao incômodo nas gengivas, muitos bebês acabam tendo problemas para dormir, ficando muito agitados e irritados. A matricária medicamento é muito indicada nessa fase justamente por isso, pois ela tem propriedades naturais que ajudam a acalmar o bebê, deixando-o mais tranquilo e melhorando o sono.

Matricária bula

Composição: trata-se de um medicamento homeopático e não possui adição de açúcar ou aditivos químicos. A caixinha vem com 24 envelopes e cada envelope desse medicamento possui 300mg de compostos ativos. Além disso, ele também possui lactose.

Como tomar: esse medicamento pode ser tomado de diversas maneiras. Ele pode ser ingerido puro, misturado com um pouco de água ou de chá.

Dosagem: o recomendado pelo fabricante é que seja consumido 1 envelope de 300mg a cada 2 horas, ou então a dosagem recomendada pelo médico.

Efeitos colaterais: por se tratar de um medicamento homeopático, não se espera que ocorram efeitos colaterais. No entanto, podem aparecer sinais de alergia à camomila e aos demais componentes da fórmula.

A matricária é uma planta que possui inúmeras e excelentes propriedades medicinais, sendo útil para o tratamento e prevenção de diversas doenças e problemas de saúde. Porém, é importante lembrar que ela jamais deve substituir medicamentos sem orientação médica.