Benefícios da Camomila para a saúde

Conhecida pela humanidade como uma das mais antigas e versáteis ervas medicinais, as flores de camomila secas têm inúmeras finalidades gerais de saúde, graças ao alto nível de antioxidantes que combatem doenças com terpenóides e flavonóides (responsáveis pelos pigmentos das frutas e vegetais).

Benefícios da Camomila para a saúde

Os antioxidantes vitais da camomila são encontrados no potente óleo da planta, o principal contribuinte para suas propriedades curativas naturais. 

Como uma medicina alternativa eficaz, com quase nenhum efeito colateral negativo conhecido, a camomila tem sido usada por quase 5.000 anos em chás, extratos de ervas e formas cosméticas para promover tranquilidade, vitalidade, aparência jovem e longevidade.

A camomila, que significa “maça terrestre”, foi usada por séculos no Império Romano, durante o domínio egípcio e na Grécia Antiga.

Ao contrário do chá verde ou preto, o chá de camomila realmente nasce, não de uma árvore, mas de uma planta semelhante à margarida. As plantas nesta família produzem chá de camomila que é mais conhecido por suas propriedades relaxantes e indutoras do sono. 

Esta erva produz um chá com sabor de fruta semelhante à maçã e, além de ser delicioso, tem uma série de propriedades terapêuticas valiosas. 

Verificou-se que a camomila contém 28 terpenóides e 36 compostos de flavonóides, incluindo os componentes bioativos das cumarinas, flavonóides, terpenóides e mucilagem. Juntas, essas propriedades dão à delicada e pequena flor seu potente toque de cura.

A flor de camomila seca é conhecida por suas propriedades curativas anti-inflamatórias, antioxidantes, antifúngicas, antiespasmódicas, antiúlcera e adstringentes.

Benefícios da Camomila

  • Dores de estômago As fortes propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias encontradas no chá de camomila tornam-no um remédio eficiente para cólicas no estômago. Beba chá duas vezes por dia, de manhã e à noite para aliviar a pressão e a dor.
Benefícios da Camomila
  • Ajuda o sono – Você sofre de insônia como milhões de outras pessoas? Se a resposta for positiva, pode encontrar alívio em um copo quente, pois chá de camomila dá sono tomado cerca de 30 minutos antes de ir para a cama. A camomila é amplamente considerada como um calmante suave e indutor do sono. Os efeitos sedativos podem ser devidos ao flavonoide e apigenina que se liga aos receptores de benzodiazepina no cérebro. 
  • Enxaqueca – Assim que você sentir uma dor de cabeça chegando, beba uma xícara de chá de camomila. A chave é beber o chá antes que a dor de cabeça esteja muito forte.
  • Diarreia – Se você está com o intestino solto, experimente uma xícara quente de chá de camomila. Pode trazer alívio das cólicas e da dor que acompanha a diarreia. Além disso, pode ajudar a aliviar o excesso de gases e inchaço.
  • Imunitária – Se você sofre com gripes e resfriados frequentes, pegando todos os surtos que ocorrem, pode se beneficiar com uma xícara ou duas de chá de camomila diariamente. Um estudo descobriu que quando o chá de camomila alemão (Matricaria recutita) foi consumido cinco vezes por dia durante duas semanas, os marcadores de atividade antibacteriana aumentaram nos participantes.
  • Queimaduras e arranhões – Não só a camomila é uma infusão de ervas eficaz, mas também pode ser usada diretamente. Os egípcios, romanos e gregos usavam um cataplasma feito de flores de camomila para cicatrização de feridas. Esfregue intensamente uma pequena quantidade de chá em arranhões e queimaduras simples ou faça uma compressa com um pano limpo. Para fazer o chá realmente forte, prepare 3 saquinhos em um copo de água fervente. Certifique-se de esperar até que o chá esfrie para usar.
  • Olheiras – Se você odeia aquele olhar cansado que vem com olheiras, pode tentar suavizá-las com chá de camomila. O chá reduz a inflamação e aperta a pele, deixando o olhar refrescado e vibrante. Mergulhe duas bolsas de chá em água morna e deixe-as lá por cinco minutos. Depois de esfriar, coloque-as em seus olhos à noite para uma compressa relaxante.
  • Ilumina a pele – A pele pode ficar manchada à medida que envelhecemos. Para ajudar a hidratar e até mesmo suavizar as manchas irregulares, use chá de camomila para a pele. Basta ferver duas xícaras de água com dois sacos de chá de camomila. Despeje em uma tigela e coloque cuidadosamente o rosto no vapor. Para intensificar o tratamento, coloque uma toalha sobre a cabeça. Isso irá relaxá-la enquanto a camomila condiciona e alivia sua pele.
  • Previne da acne – A camomila é carregada de antioxidantes benéficos que ajudam a combater os radicais livres. Isso a torna útil na prevenção de bactérias que causam acne. Use o mesmo método de vapor, conforme mencionado acima, algumas vezes por semana, para manter seus poros limpos e as bactérias à distância.
  • Reduz o inchaço e a dor – O inchaço de uso excessivo ou lesão pode ser muito doloroso. Ao invés de tomar a medicação anti-inflamatória que pode causar sérios efeitos colaterais, tente o chá de camomila. O chá é carregado com propriedades anti-inflamatórias naturais que funcionam para ajudar seu corpo a reduzir o inchaço. Beba algumas xícaras de chá para relaxar os músculos ou faça uma compressa para a área dolorida, use chá fresco.
  • Reduz o açúcar no sangue – Segundo a pesquisa, beber uma xícara ou duas de chá de camomila após as refeições é uma maneira eficaz para os diabéticos de reduzir o açúcar no sangue e diminuir o risco de visão, nervo e danos nos rins. Estudos sugerem que a camomila melhora a hiperglicemia e as complicações diabéticas suprimindo os níveis de açúcar no sangue e aumentando o armazenamento de glicogênio no fígado.
  • Reduz o risco de câncer de tireoide e mama – Suspeita-se que os flavonóides na camomila, como a apigenina, encontrados também no aipo, frutas, ervas e salsa, contribuem para a sua capacidade anticâncer. Em estudos com animais, o apigenina foi usada encolher tumores cancerígenos.
  • Irritação na pele – Queimaduras solares, erupções cutâneas, eczema e picadas de insetos podem ser irritantes e dolorosas. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a camomila pode aliviar a dor e a irritação. Em um estudo, verificou-se que a camomila era 60% tão eficaz quanto a hidrocortisona.
  • Espasmos musculares – O chá de camomila eleva os níveis de glicina que tem demonstrado poder acalmar os espasmos musculares. A glicina é um relaxante nervoso conhecido, o que também o torna um analgésico efetivo.

Propriedades da Camomila

A planta da camomila é nativa da Europa Ocidental e da África do Norte, mas atualmente cresce no mundo todo em diferentes regiões temperadas. Os principais exportadores de camomila hoje são a Bélgica, França, Grã-Bretanha, Itália, Polônia e Alemanha.

As plantas da camomila são membros da família Asteraceae, Compositae. Existem dois tipos comuns de camomila usadas ​hoje em dia:

  • Camomila alemã (Matricaria chamomilla);
  • Camomila romana (Chamaemelum nobile);

O chá de camomila e os extratos de ervas que agora são vendidos em todo o mundo para consumo humano são preparados a partir de flores secas das espécies Matricaria.

Uma xícara de chá de camomila tem duas calorias, dois miligramas de sódio e sem colesterol. A camomila é comumente usada para melhorar muitas condições de saúde diferentes.

Como Fazer Chá de Camomila

Alguns dizem que a potência do chá depende da forma como é feito. Aqui está uma sugestão para fazer a melhor xícara de chá de camomila, que entre muitos dos benefícios já vistos, pode ajudar o bebê a dormir melhor. Além de que é um ansiolítico natural pelos efeitos calmantes, diminuindo a compulsão e possibilitando que o chá de camomila ajude a emagrecer.

Chá de camomila para o bebê pode ser oferecido mordo desde o sexto mês.

  • Despeje água fresca em uma panela limpa (uma que você reserva para fazer chá).
  • Ferva a água enquanto você limpa e lava as flores de camomila (frescas ou secas) em água fria.
  • Coloque de 2 a 3 colheres de chá de flores (por cada copo de água) na água, uma vez que ela chegar a ferver.
  • Quando a água ficar com cor e cheiro do aroma das flores, desligue o fogo.
  • Coloque o chá em uma xícara.
  • Adicione mel a gosto.

Camomila tem propriedades bastante parecidas com erva doce, sendo assim, entre os benefícios do chá de erva doce temos o efeito calmante, diminuição de gases e problemas no estômago, redução do inchaço, entre outros que podem transformar essa erva igualmente numa aliada, assim como a camomila, para problemas de saúde.

O chá de camomila também possui algumas utilidades práticas para hidratar e clarear o cabelo no verão. Ou você pode ainda, com as flores, fazer um shampoo de camomila caseiro, sem gastar nada aproveitando todas as vantagens de um cabelo hidratado com mechas naturalmente clareadas.

Chá de Camomila – Contra Indicações

Se você for usar o óleo de camomila, lembre-se que é apenas sobre a pele, e não para ingerir. 

Faça um teste de toque primeiro, em uma pequena parte da sua pele, para se certificar de que não possui reações negativas ao óleo da planta antes de usar em outras aplicações.

O óleo de camomila não deve ser usado por pessoas com sintomas de alergia. Se você sofre de urticária ou dermatite frequentes, não é uma boa ideia usar produtos de camomila ou, ao menos fale com seu médico antes de fazê-lo.

Outra coisa a ser considerada, é que os produtos de camomila são tidos como estimulantes uterinos leves, por isso, se você está grávida, fale com um profissional antes de ingerir extratos de camomila.