Benefícios da Calêndula para a saúde

A Calêndula, de nome científico Calendula officinalis, é uma planta medicinal que pertence à família Asteraceae. Nativa do sul da Europa, logo foi levada para outras regiões e é cultivada tanto para fins ornamentais quanto para medicinais, além de ser usada na fabricação de medicamentos e cosméticos.

Benefícios da Calêndula para a saúde

Também conhecida como maravilha ou margarida dourada, a calêndula possui flores de coloração amarelo-alaranjada e são delas que se extrai o óleo de calêndula e se prepara pomadas como o creme de calêndula. Na medicina popular, a calêndula pode ser usada em forma de chá. Ação bactericida, anti-inflamatória, cicatrizante e antisséptica são algumas das propriedades da calêndula.

Por conta das suas inúmeras propriedades medicinais, a calêndula foi muito usada na Guerra Civil Americana e na Primeira Guerra Mundial, onde os médicos utilizavam suas flores e folhas para tratar os ferimentos dos soldados.

As propriedades da calêndula já foram comprovadas, tanto que nos Estados Unidos, o uso medicinal da calêndula é muito confiável e foi classificada como um adjuvante, antisséptico e antibacteriano, indicada para tratamentos inflamatórios, para a dor e para doenças pele. No Brasil, seu uso fitoterápico também é aprovado pelo Ministério da Saúde e é muito utilizada para tratar cólicas menstruais, estimular a atividade hepática e atenuar espasmos gástricos.

Na medicina homeopática, essa planta também se faz presente e a calêndula homeopatia é usada oralmente, inclusive em períodos pós-operatórios, justamente por suas propriedades adstringente, analgésica, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, antialérgica, tonificante da pele e bactericida.

Propriedades e usos da Calêndula

Os benefícios da calêndula se dão pela presença de substâncias de ação anti-inflamatórias, como os ésteres triterpenoides, e de ação antioxidante, como os carotenoides flavoxantina e auroxantina, presentes nas suas pétalas e no seu pólen. Nas suas folhas e caules encontramos, sobretudo, luteina, zeaxantina e beta-caroteno.

Propriedades e usos da Calêndula

O uso interno da calêndula é feito em forma de chá ou extrato seco ou ainda na culinária, e pode ser usada em saladas, sopas ou como condimento. Como chá, é indicado para a estimulação hepática, já que promove o fluxo da bile, para problemas de estômago, problemas bucais como gengivite e aftas. Também é usado para o alívio de cólicas menstruais e regulagem hormonal estrogênica. O chá de calêndula para alergia também é indicado por causa de sua ação anti-inflamatória.

Na fitoterapia, a calêndula está disponível em tintura-mãe, extrato seco, cremes, óleo essencial e óleos para massagens, sendo seu uso comum para tratar problemas de pele como picadas de insetos, fissuras, cicatrizes, calos, frieiras, queimaduras, acne, micoses, pequenas feridas e também para inflamações em geral, problemas nos olhos e dores de cabeça.

Devido à presença de saponinas, resinas e óleos essenciais, o extrato de calêndula é muito usado em cosméticos, para a fabricação de shampoos, loções, sabonetes e cremes. Diversos princípios ativos são responsáveis pela sua eficiência no tratamento de pele e cabelos, entre elas a calendulina, substância que dá a cor alaranjada às pétalas e responsável pela ação regeneradora e cicatrizante. Produtos com calêndula são bastante indicados para cabelos e peles oleosas.

Onde comprar Calêndula?

Seu chá e extrato seco pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais. Os produtos contendo calêndula são encontrados em farmácias de manipulação e drogarias.

Propriedades da Calêndula

A calêndula é uma planta medicinal que traz diversas propriedades e benefícios, tais como adstringente, analgésica, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, antialérgica, tonificante da pele e bactericida.

Quando aplicada na pele, seja seu óleo, creme ou extrato, ajuda a reduzir a dor e de processos inflamatórios, acelerando a regeneração da pele. É útil também no tratamento de queimaduras causadas pelo atrito da fralda dos bebês com a pele e também no tratamento para varizes.

Sua ação na pele vai além, tanto que é muito utilizada na fabricação de cosméticos, já que é um hidratante natural que regenera a pele e estimula a produção de colágeno, o que ajuda a prevenir rugas e manter a pele com uma aparência jovem por mais tempo, ainda atuando no combate ao envelhecimento precoce, a calêndula possui antioxidantes que protegem contra os radicais livres que poderiam danificar os tecidos e acelerar o envelhecimento.

O consumo da calêndula como chá auxilia no combate a gastrites e úlceras estomacais, além de proteger a mucosa bucal e tratar aftas e gengivites. Para fazer o chá, acrescente duas colheres de sopa de pétalas secas de calêndula em 200 ml de água e deixe ferver por 10 minutos. Essa infusão pode ser tomada até três vezes ao dia.

  • Benéfica para a cicatrização de feridas: o óleo de calêndula é extremamente benéfico para a pele. Devido suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, acelera o processo de cicatrização de cortes, arranhões, queimaduras, pode ser aplicado ainda para curar contusões e picadas de insetos.
  • Benéfica para a saúde oral: as propriedades antibacterianas da calêndula são eficazes para matar as bactérias que causam gengivite e cáries. Sua propriedade anti-inflamatória ajuda ainda no tratamento de aftas. Devido a todas essas propriedades, a calêndula vem sendo acrescentada em cremes dentais, enxaguantes bucais, sabonetes e xampus.
  • Benéfica para a pele: o óleo de calêndula melhora a aparência da pele e combate ao envelhecimento precoce. A calêndula aumenta o fluxo de sangue nas células da pele, o que melhora a regeneração do tecido. Possui ainda substâncias antioxidantes que reduzem o aparecimento de rugas e mantêm a pele com um aspecto jovem por mais tempo.
  • Calêndula no combate à inflamação: seja qual for a inflamação, a calêndula ajuda a reduzir o desconforto, reduzir a inflamação e suas dores. Casos de artrite e gota podem ser tratados com óleo de calêndula, assim como picadas de insetos, queimaduras e outras lesões na pele.
  • Benéfica para cólicas: para as mulheres que sofrem com cólicas e desconfortos causados na TPM, a calêndula possui propriedades antiespasmódicas e reduz as dores desse período.
  • Benéfica na prevenção ao câncer: apesar do câncer ser uma doença multifatorial, alguns cuidados podem ser tomados na prevenção, um deles é a calêndula que pela sua ação antioxidante é capaz de combater os radicais livres que podem causar danos ao DNA.