Benefícios da Baunilha para a saúde

A Baunilha é uma orquídea pertencente à família das Orchidaceae e do gênero Vanilla. Originalmente, a Baunilha tem o nome cientifico Vanilla planifolia é nativa do México. Hoje, existem três principais subespécies para produção global, sendo que a maior parte da baunilha produzida no mundo é da variedade Vanilla planifolia. As outras são V. tahitensis, e V. pompona.

Benefícios da Baunilha para a saúde

Extraída dos frutos da orquídea baunilha, nós obtemos a especiaria de mesmo nome. Empregada mundialmente como aromatizante, a baunilha é apreciada pelo seu aroma floral peculiar e seu sabor levemente apimentado, doce e delicado.

A essência de baunilha é empregada na aromaterapia, assim como na cozinha para aromatizar e adoçar levemente as receitas. Podemos usar a baunilha em pó, extrato ou essência para condimentar bolos, pastéis doces, panquecas, pudins, sorvetes, biscoitos, cremes e molhos para sobremesas. A baunilha pode ser também utilizada na perfumaria e na medicina popular.

A baunilha vem há muito tempo sendo utilizada na medicina popular como estimulante muscular e sexual. A aplicação e massagem com seu óleo essencial é indicado para casos de ansiedade e insônia, pois tem ação calmante. Um dos benefícios da baunilha que está sendo estudado é seu uso para perda de peso. Segundo pesquisa, o aroma da baunilha altera os níveis de serotonina no cérebro e diminui a vontade de comer doces. Verificou-se também que a baunilha tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e substâncias capazes de reduzir o colesterol.

Baunilha natural e baunilha artificial

A baunilhaé uma especiaria bem cara e, por isso, algumas vezes os extratos, pós ou essências são produzidos artificialmente, tornando a produção mais barata, porém pobre em nutrientes. Na baunilha artificial, somente um dos elementos da baunilha é utilizado, a vanilina, que é obtida da lignina vanilina, derivada da pasta de madeira, e o etil vanilina, obtido através da manipulação química de alcatrão de carvão.

Já a baunilha natural é obtida através da extração a partir dos frutos da orquídea Vanilla planifolia. Desse processo, obtemos a baunilha fava, que nada mais é a extração da baunilha, onde coloca-se os frutos em um líquido com pelo menos 35% de álcool, para assim extrair todo seu aroma e sabor dos mais de 250 elementos que a compõem.

É preciso ficar atento aos rótulos dos produtos que consumimos para garantir que a essência seja realmente obtida a partir da baunilha natural, garantindo seus benefícios e propriedades.

Propriedades da Baunilha

Apesar de seu uso como remédio natural não ser o principal motivo do consumo da baunilha, ele tem diversas propriedades que são benéficas para a saúde de todo o organismo. Dentre as propriedades da baunilha se destacam a afrodisíaca, antiespasmódica, antisséptica, aromatizante, calmante, digestiva, estimulante, relaxante muscular e como tônico em geral.

Desta forma, quem sofre com problemas de insônia, ansiedade, diarreias, flatulências, espasmos, febre, reumatismo e impotência, se beneficia com o uso dessa planta para tratar esses problemas. A baunilha também faz bem para o cérebro e pode retardar doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer, e combater células cancerígenas.

  • Benéfico no tratamento da acne: a ação antibacteriana da baunilha limpa e trata a pele, auxiliando no tratamento e ocorrência de espinhas e acne.
  • Combate o envelhecimento precoce: por conter antioxidantes, a baunilha combate os radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento, assim seu consumo retarda o surgimento de rugas e manchas. A baunilha é utilizada pela indústria cosmética na fabricação de cremes anti-idade.
  • Benéfico para a pele e para aliviar queimaduras: como fonte de vitaminas do complexo B e antioxidantes, a baunilha é benéfica para a saúde da pele, mantendo-a saudável. Tem-se relatos da baunilha sendo usada como remédio para tratar queimaduras, feridas e cortes em geral. Seu extrato ou seu óleo pode ser aplicado diretamente no ferimento. Sua propriedade antibacteriana limpa e trata a pele.
  • Benéfica para os cabelos: a baunilha, combinada com outros compostos, pode ser utilizada na fabricação de xampus e proporcionando mais brilho ao cabelo. Pode ser preparada uma máscara de baunilha para aplicar no cabelo para deixá-lo mais sedoso e liso. O óleo de baunilha ainda proporciona um crescimento mais saudável dos fios.
  • Combate a ansiedade e depressão: o aroma da baunilha pode ter um efeito positivo no cérebro e auxiliar no tratamento daqueles que sofrem de transtornos de ansiedade e depressão. Uma receita fácil é adicionar extrato de baunilha ao leite para reduzir a ansiedade e acalmar. O efeito do aroma da baunilha sobre o cérebro pode ser ainda mais benéfico, estudos mostraram que a aromaterapia com essência de baunilha é eficaz no alívio dos sintomas da claustrofobia.
  • Benéfica para aliviar a náusea: a baunilha ajuda a acalmar o estômago e alivia a sensação de náusea. Basta adicionar algumas gotas do extrato de baunilha em um copo de água e tomá-lo lentamente.
  • Extrato de baunilha é benéfico contra a tosse: as propriedades anestésicas da baunilha ajudam a aliviar sintomas como dor de garganta e dor de cabeça. Além disso, o extrato de baunilha é frequentemente usado pela indústria farmacêutica para mascarar o sabor amargo dos xaropes.
  • Benéfica para a digestão: a baunilha é usada tradicionalmente para combater vômitos e perturbações do estomago. Quando adicionada a chás de ervas, potencializa o poder de aliviar problemas digestivos. Seu aroma também tem papel no alívio do mal-estar.
  • Baunilha é afrodisíaca: desde a antiguidade já se utilizava a baunilha para aumentar o desejo sexual e estudos de aromaterapia comprovaram esse efeito afrodisíaco. A baunilha ainda é usada em casos de impotência sexual e seu aroma induz sentimentos de prazer e saciedade.
  • Benéfica para regular problemas menstruais: o extrato de baunilha pode ser usado por mulheres para regular ciclos menstruais.

Mais sobre a planta Baunilha

A baunilha é uma orquídea nativa do México que pode alcançar mais de 10 metros de comprimento. Seus frutos, as vagens, possuem cerca de 10 a 25 cm de comprimento e 5 a 15 mm de diâmetro, com diversas sementes. A especiaria baunilha contêm diversos compostos aromáticos, sendo o principal a vanilina e a espécie Vanilla planifólia, a que mais possui esse composto.

Como as sementes de baunilha normalmente não são viáveis e demoram muito tempo para florescer, o plantio normalmente é feito através de muda de baunilha com espaçamento de 1 a 3 metros entre cada e o enraizamento e o início do crescimento demora normalmente de 4 a 6 semanas.

A planta começa a produzir flores somente a partir do quarto ano de cultivo e a colheita das vagens deve ser feita quando estas estão começando a amadurecer. Depois de colhidas, as vagens passam por um processo de secagem e maturação antes de estarem pronto para o consumo, o que é chamado de cura da baunilha.

Baunilha do cerrado

A baunilha do cerrado, de nome científico Vanila edwalli, é uma espécie de baunilha que se desenvolve no cerrado brasileiro, especialmente na região de Goiás, tendo forte ligação com o estado.

Também conhecida como “baunilha banana”, é utilizada para aromatizar diversos tipos de alimentos doces, como sorvetes, chocolates, bebidas e bolos, dando sabor e conservando os alimentos por mais tempo. É utilizada também na perfumaria e em menor escala como planta medicinal, bastante usada no tratamento de tosses e pneumonia, em chás e xaropes e em práticas do candomblé.