Benefícios do Bacuri para a saúde

O bacuri é uma fruta que, até pouco tempo atrás, não era conhecida popularmente como um alimento. Isso porque a árvore que lhe dá origem era conhecida apenas pela madeira produzida a partir de seu tronco, que era responsável por ser a base de construções de embarcações e casas.

Benefícios do Bacuri para a saúde

Com uma casca amarela e dura e uma polpa bem branquinha, o bacuri é bem conhecido devido ao seu sabor marcante e único, que consegue agradar aos mais variados paladares.

Além disso, o que faz com que ele seja bem conhecido em terras brasileiras é o fato de possuir diversas propriedades que contribuem de forma importante para uma vida mais saudável, podendo também ser usado como matéria prima para os mais diversos tipos de produtos.

Qual é a origem do Bacuri?

O bacuri é uma fruta tipicamente brasileira que teve a sua origem na região norte do Brasil, onde também é mais conhecido. O fruto tem origem a partir do bacurizeiro, que pode chegar a medir incríveis 40 metros de altura e pode ser encontrado facilmente pelas casas e matas da região amazônica.

Além da região norte, em algumas regiões do nordeste o seu consumo também se tornou muito popular, como, por exemplo, no Maranhão e no Piauí em biomas de cerrado. Embora seja mais conhecido como bacuri, essa fruta também pode ser encontrada a partir dos seguintes nomes: acuri, ouricuri ou aricuri.

Quais são as principais propriedades que o Bacuri possui?

O consumo do bacuri vem se tornando cada vez mais popular em outras regiões do Brasil, e não é à toa. Isso porque já é comprovado que as suas propriedades podem trazer inúmeros efeitos benéficos à sua saúde, contribuindo assim para a prevenção de doenças e, por consequência, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Entre os diversos componentes que fazem com essa fruta seja tão recomendada e benéfica para a sua saúde são:

  • Alto teor de vitamina C
  • Vitaminas B1 e B3
  • Alto teor de fibras
  • Cálcio
  • Fósforo

Com todas essas vitaminas e minerais combinados, não fica difícil imaginar como eles podem agir para trazer a você todos os pontos positivos de seu consumo regular, como você poderá conferir a seguir.

Como o consumo regular de Bacuri pode trazer grandes benefícios a sua saúde

Embora seja uma fruta que possua um preço mais elevado e que talvez possa ser mais difícil de ser encontrada na maior parte dos estados do Brasil, todo o esforço para encontrá-la pode realmente valer a pena.

Entre os inúmeros benefícios do consumo regular de bacuri, podemos citar:

  1. Sistema imunológico mais forte e saudável: Se você realmente quer se proteger contra doenças e infecções, então o bacuri é a sua melhor escolha. Isso porque, devido ao fato de o mesmo ser rico em vitamina C, o combate a doenças como gripes e resfriados se torna muito mais eficaz.
  2. Melhor funcionamento do intestino: Como é rico em fibras, o consumo de bacuri pode te proporcionar, além de uma melhor digestão dos alimentos, um melhor funcionamento do seu intestino e uma sensação de saciedade maior.
  3. Mantém ossos e dentes mais saudáveis: O alto teor de cálcio contido no bacuri faz com que a sua ingestão regular seja capaz de manter a saúde de dentes e ossos, prevenindo o desgaste dos dentes e doenças como a osteoporose.
  4. Alto poder cicatrizante: Devido às propriedades contidas na polpa do bacuri, não só o consumo, mas também o uso de manteiga e sabonete à base da fruta podem ser extremamente importantes para a melhora e aceleração do processo de cicatrização.
  5. Ajuda a manter seu coração mais saudável: Embora muita gente não saiba, o consumo de bacuri pode ajudar e muito no controle de doenças cardiovasculares, principalmente quando se trata da hipertensão arterial.

Onde encontrar o Bacuri

Com o passar dos anos e o aumento de sua popularidade, encontrar o bacuri em mercados e feiras pelo Brasil vem se tornando uma missão menos difícil, sendo que o seu preço pode variar de acordo com a região podendo chegar a até R$ 60 o quilo. O seu comercio normalmente é realizado em grandes feiras e mercados especializados em alimentos típicos do norte, porém o mais comum é encontrar a sua polpa congelada.

Agora, caso você tenha se interessado por cultivar o fruto em sua casa, saiba que esta não é uma tarefa difícil, até porque, como os próprios nativos do norte do Brasil dizem, o bacuzeiro nasce até dentro de casa.

O seu plantio pode ser feito de duas formas: através de suas sementes ou então de uma muda. Ambas as maneiras são eficazes e, para que o seu babuzeiro cresça e dê bons frutos, é necessário mantê-lo longe do frio e de altas altitudes.

Como posso consumir o Bacuri?

Por ser um alimento extremamente versátil, o consumo do bacuri pode ser feito das mais variadas maneiras. O seu consumo in natura é altamente recomendado, uma vez que a sua polpa é extremamente rica em nutrientes e o seu sabor é muito agradável.

Além disso, a fruta ainda é usada como base para diversas receitas, como por exemplo, recheios para tortas, pavês, pudim, mousse, creme de bacuri, sucos e licores.

Apesar de ser muito saboroso, o uso do bacuri não é feito apenas na culinária. Outros produtos como a manteiga de bacuri, pomadas, cremes hidratantes e sabonetes utilizam o fruto como matéria prima, despertando o interesse de pessoas com os mais exigentes gostos e conquistando verdadeiros fãs por onde passa.

Toda essa fama, principalmente na área da beleza, se dá principalmente ao seu perfume e às propriedades que já citamos assim, beneficiando também a saúde da pele de seus usuários.

Portanto, vale ressaltar aqui que depois de toda essa apresentação sobre essa fruta tipicamente brasileira, apesar de o preço ser um pouco salgado, investir na compra do bacuri realmente pode valer a pena caso você queira uma vida mais saudável. E aí, que tal incluir o bacuri na sua dieta a partir de hoje?