Benefícios da Cherimoia para a saúde

Alguma vez você já viu ou ouviu falar sobre a cherimoia? Essa fruta, que é muito saborosa, possui parentesco com alguns outros frutos que provavelmente você já deve conhecer, como, por exemplo, a pinha, a atemoia e a graviola.

Benefícios da Cherimoia para a saúde

Assim como as demais frutas que citamos acima, a cherimoia também possui como características uma casca de cor verde, polpa branca e macia e volumosa, e conta também com sementes marrom escuro, podendo pesar até 1kg.

Além de despertar bastante curiosidade devido à sua aparência e sabor, a cherimoia é uma fruta que também chama a atenção devido às propriedades e benefícios que ela pode trazer à sua saúde. Se interessou? Então confira as informações que reunimos sobre ela.

Qual a origem da Cherimoia?

Para saber um pouco mais sobre a origem dessa fruta, vamos começar contando sobre a história e significado de seu nome.

O nome cherimoia surgiu de uma língua nativa do Peru (mesmo local onde surgiram os primeiros registros da fruta), chamada Quichua. Os andinos que a batizaram lhe deram essa denominação por causa de suas sementes, onde chiri significa frio e moya significa sementes.

Mais tarde, a fruta se tornou popular em outros países e, apesar de não ser muito conhecida aqui no Brasil, pode ser encontrada em diversas regiões do país, como a Serra da Mantiqueira, Minas Gerais e São Paulo, onde, além do nome cherimoia, também pode ser conhecida através dos seguintes nomes:

  • Cherimola
  • Anona
  • Nona
  • Coração de negro

Inclusive, algumas variedades da mesma são comercializadas aqui no Brasil, sendo conhecida também como fino de jete, bronceada, madeira, campas ou white.

Confira como as propriedades da Cherimoia podem te surpreender

Assim como as outras frutas pertencentes à família que citamos no início desse artigo, a cherimoia é uma fruta rica em propriedades que podem beneficiar e muito a manutenção da sua saúde. Para conseguir entender um pouco melhor como isso acontece, vamos conhecer mais sobre a sua composição:

  • Alto teor de vitamina C e B
  • Rica em fibras e minerais
  • Grande fonte de potássio
  • Livre de altos teores de sódio
  • Livre de gorduras saturadas e colesterol

Conhecendo sobre esses componentes, não é muito difícil entender como essa fruta pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde, não é mesmo? Ficou curioso? Então veja a seguir como o consumo regular da cherimoia pode fazer de você um indivíduo mais saudável.

Os principais benefícios do consumo da Cherimoia à sua saúde

Além de ajudar a fortalecer o organismo e o sistema imune, os benefícios que o seu consumo pode trazer para você, te ajudando a conquistar uma melhor qualidade de vida, são enormes. Confira a seguir:

  1. Proteção eficaz contra processos inflamatórios: Devido à presença de altos níveis de vitamina C que possui importante ação antioxidante, o consumo regular de cherimoia pode te ajudar a combater processos inflamatórios importantes.
  2. Previne o câncer: Devido à presença de antioxidantes, como a vitamina C, que falamos anteriormente, o consumo dessa fruta ajuda a combater os chamados radicais livres, promovendo assim uma proteção importante contra diversos tipos de câncer.
  3. Melhora a saúde do coração e do sistema cardiovascular: Por ser rico em potássio e possuir baixos níveis de sódio, o consumo da cherimoia ajuda a manter o coração saudável, auxiliando na estabilização da pressão arterial. Além disso, ela aumenta os níveis de HDL (colesterol bom) e abaixando os níveis de LDL (colesterol ruim).

Tudo isso faz com que essa fruta seja uma grande aliada no combate e prevenção de doenças cardiovasculares graves como o acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.

  • Contribui para uma melhor saúde do seu sistema nervoso: Possuindo uma grande quantidade de vitamina B, a cherimoia ajuda a manter o seu cérebro mais saudável e livre de doenças graves como a Doença de Parkinson e o Mal de Alzheimer.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: A vitamina C possui um papel fundamental na manutenção de um sistema imune mais saudável e estável. Por isso, o consumo de cherimoia pode ser um grande aliado do seu organismo para combater gripes, resfriados e infecções graves.
  • Aparência mais jovem e saudável: A combinação dos diversos nutrientes que citamos acima faz com que a cherimoia seja uma grande aliada na manutenção de uma pele mais hidratada, firme, saudável e com aparência jovial, ajudando a minimizar e a retardar os efeitos do envelhecimento.

Além dos benefícios já tratados acima, há alguns outros benefícios extras e não menos importantes que o consumo da cherimoia pode trazer para você. Entre eles podemos citar o seu efeito calmante e a melhora efetiva da sensação de cansaço constante, podendo assim ser um poderoso aliado em alguns quadros de depressão e ansiedade.

Qual a relação entre a Cherimoia e a Atemoia ou o Granadilho?

Se você já teve contato antes com alguma delas, já deve saber que além da aparência, essas duas frutas possuem muito mais coisas em comum. Isso porque a atemoia nada mais é do que uma fruta originada a partir do cruzamento entre a cherimoia e a famosa fruta do conde. O que diferencia uma da outra é principalmente o sabor, que na atemoia é bem mais adocicado.

Já quando se trata do granadilho, embora algumas pessoas confundam os dois frutos, ambos não se assemelham muito um do outro, já que o granadilho é mais parecido com o maracujá.

Como se dá o cultivo da Cherimoia?

Embora não seja uma fruta tão popular aqui no Brasil, é possível sim encontrar regiões que cultivem a fruta, como a Serra da Mantiqueira e alguns estados da região sudeste, onde é possível inclusive encontrar mudas para comércio.

Entretanto, é preciso se atentar ao fato de que essa é uma planta que necessita de alguns cuidados na hora de se escolher o local e a região onde será plantada. Isso porque ela possui preferência por lugares com temperatura amena e grandes altitude, do contrário poderá apresentar problemas em seu crescimento e frutos menos saudáveis.

Qual o preço da Cherimoia?

Quanto a esse assunto, é importante dizer que o preço da cherimoia pode variar bastante de acordo com a região, podendo chegar a custar cerca de R$ 10 o quilo, porém encontrá-la também pode não ser uma tarefa muito fácil, já que não é tão popular aqui no Brasil.

Entretanto, ir à caça dessa fruta pode ser uma divertida e esclarecedora aventura, pois, além de conhecer um pouco mais sobre ela, ao encontrá-la você poderá usufruir de todos os benefícios que ela pode te propocionar.