Benefícios do Babaco para a saúde

O babaco é uma fruta que possui um parentesco com o nosso conhecido e apreciado mamão. Costuma ser cultivado em clima subtropical, embora também seja conhecido por suportar temperaturas mais frias, sendo facilmente encontrado para comércio em países como o Equador, Peru, Itália, Espanha, Grécia e até mesmo aqui no Brasil.

Benefícios do Babaco para a saúde

Além da cor de sua casca, que possui um tom verde com nuances amareladas, o babaco também costuma chamar bastante atenção por ser uma fruta razoavelmente grande e possuir um sabor e um aroma muito agradáveis. Quer saber todas as curiosidades e benefícios da ingestão dessa fruta? Então você veio ao lugar certo!

Qual é a origem da fruta babaco?

Como dissemos anteriormente, esta é uma fruta que costuma ser cultivada em diversas regiões do mundo. A origem do babaco se deu na Cordilheira dos Andes, e seu consumo se tornou tradicional no Equador.

Posteriormente, depois da conquista espanhola, o babaco passou a ser levado para outros países e continentes, fazendo com que seu consumo se tornasse popular também fora do país equatoriano.

Você sabia que o babaco possui uma grande gama de propriedades?

Uma das principais formas de se saber sobre quais os tipos de benefício que um alimento pode trazer para você é a partir de suas propriedades, e com o babaco não é diferente. O seu consumo regular pode comprovadamente trazer grandes vantagens para o seu organismo e qualidade de vida.

Embora muitas pessoas aqui no Brasil não o conheçam, é inegável que as propriedades do babaco são inúmeras e, com certeza, podem exercer um papel crucial na vida de quem busca por opções de alimentação diferentes e saudáveis. Veja a seguir quais são os principais compostos dessa curiosa e deliciosa fruta:

  • Alto teor de vitamina C
  • Fonte de papaína
  • Cálcio
  • Potássio
  • Betacaroteno

Vendo essa quantidade de compostos, não fica difícil imaginar os inúmeros benefícios que essa fruta pode trazer para a nossa saúde, não é mesmo?

Como posso beneficiar minha saúde através do consumo de babaco?

Bom, como falamos anteriormente, essa é uma fruta com grandes e importantes propriedades, o que confere a ela o poder de trazer grandes e inúmeros benefícios à nossa saúde. A sua ingestão ajudar a manter o nosso corpo muito mais saudável, ele ainda é capaz de ajudar a prevenir problemas de saúde futuro.

Quer saber quais são os benefícios do babaco para a nossa saúde? Então se liga na lista a seguir:

  1. Melhora a capacidade de reabsorção de ferro: Por ser rico em vitamina C, o babaco ajuda a melhorar a reabsorção de ferro após as refeições. Além disso, também ajuda as células do nosso corpo se manterem mais saudáveis, ajudando assim no processo de regeneração da pele.
  2. Ajuda a melhorar digestão de alimentos: Devido à presença de papaína, disponível nessa fruta em maior quantidade do que no próprio mamão, o babaco pode ser um grande aliado na digestão das refeições. Isso acontece porque a papaína é uma enzima que possui grande poder digestivo.
  3. Contribui para a saúde da visão e uma pele mais saudável: Por ser rico em betacaroteno, o babaco pode contribuir e muito para manter a saúde dos seus olhos e da sua pele em dia.
  4. Ossos e dentes mais fortes e saudáveis: Não é só através de laticínios que podemos manter essas estruturas saudáveis. Alguns outros alimentos, como, por exemplo, o babaco podem ajudar muito nessa função, colaborando na manutenção dos níveis de densidade dos nossos ossos.
  5. Ajuda no controle da pressão arterial: Por ser uma fonte de potássio, a ingestão dessa fruta consegue a diminuir os efeitos nocivos do sódio que consumimos todos os dias, ajudando assim a manter uma pressão arterial mais estável.

Onde posso encontrar?

Embora não seja uma fruta tão conhecida, encontrar o babaco não é uma missão tão impossível quanto você pensa. Caso tenha interesse, é possível encontrá-lo em grandes mercados, feiras e em bancas nos famosos mercadões municipais.

Além disso, caso se interesse em cultivar essa fruta em sua casa ou chácara, com os cuidados certos, você poderá ter uma linda árvore em sua casa e ainda se beneficiar dos enormes benefícios que o consumo dessa fruta pode trazer para a sua saúde e bem-estar.

Para tal, é recomendado procurar um local especializado na venda e cultivo de plantas frutíferas exóticas e obter uma muda. Lembre-se também de conferir os cuidados necessários, uma vez que, para ter um crescimento saudável e eficiente, a planta precisa estar alojada em local com temperatura amena, de preferência menor que 20°C e solo pouco úmido.

A sua irrigação não deve ser constante, devendo ser feita principalmente por intermédio de chuva amena. Outro cuidado muito importante é principalmente em relação ao local que você possui disponível para comportá-la. Deve haver espaço suficientemente confortável para seu crescimento em altura e para uma boa disposição de suas raízes.

Como eu posso consumir o babaco?

O ponto ideal para o consumo do babaco se dá quando a sua casca se encontra bem amarelada. A sua ingestão in natura é altamente recomendada e, após ser recolhida de seu pé, pode ser armazenada por vários dias, desde que esteja guardada, de preferência na geladeira.

Além disso, essa saborosa fruta pode ser consumida em forma de suco ou vitamina, sozinha ou acompanhada de outras frutas. O seu sabor também pode ser apreciado em forma de salada de frutas, misturado a iogurtes naturais ou até mesmo na preparação de geleias e molhos.

Caso você tenha curiosidade em consumi-la ainda antes da maturação, saiba que também é totalmente possível. Porém, para isto, é importante que antes seja realizado o seu cozimento para assim se obter sabor e texturas mais agradáveis ao paladar.

Gostou de todos os benefícios que o babaco pode te oferecer? Então calma que ainda tem a melhor parte… Embora seja uma fruta rica em carboidratos, o teor de açúcar e as calorias presentes no babaco são baixíssimas. Sendo assim, pode consumi-lo à vontade e sem peso na consciência!