Benefícios da Castanha de Baru para a saúde

Você já ouviu falar sobre a castanha de baru? Esse fruto, que tem a sua origem no cerrado, vem ganhando cada vez mais fama e adeptos ao seu consumo, uma vez que estudos foram capazes de comprovar a sua eficiência no combate e controle do mau colesterol.

Benefícios da Castanha de Baru para a saúde

De casca marrom avermelhada e semente que é a parte comestível da castanha de baru, essa oleaginosa nasce a partir do barueiro. Assim como outros alimentos dessa mesma classe, como, por exemplo, o amendoim e as nozes, a castanha de baru não deixa nem um pouco a desejar quando o assunto é oferecer ótimos benefícios à sua saúde.

Quer saber mais sobre essa maravilha? Então leia atentamente esse apanhado de informações que reunimos neste artigo para você.

Qual a origem da castanha de baru?

Como falamos no início desse post, a castanha de baru é uma oleaginosa tipicamente brasileira e que tem a sua origem nas regiões de cerrado do Brasil.

É muito conhecida nas regiões dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Goiás e também no Maranhão, mas por nomes diferentes, como por exemplo:

  • Cumbaru
  • Barujó
  • Castanha de burro
  • Feijão coco
  • Fruta de macaco
  • Paucumaru
  • Emburena-brava

Embora seja brasileira, é importante saber que grande parte do país ainda desconhece a sua existência e demais propriedades.

Quais são as propriedades da castanha de baru?

Desde o sabor até os benefícios, são incontáveis os motivos para você passar a incluir a castanha de baru em sua alimentação. Uma das primeiras razões que incluímos aqui para que você passe a incluí-la em seu cardápio é a grande quantidade de antioxidantes que a mesma possui.

As principais propriedades que a castanha de baru possui estão embasadas grande quantidade de nutrientes que ela possui, assim como a grande porcentagem que possui de cada uma delas. Entre seus principais componentes podemos citar:

  • Zinco
  • Ferro
  • Vitamina E
  • Alto teor de proteínas

Quais são os principais benefícios que o consumo da castanha de baru pode trazer para a sua saúde?

Embora seja um alimento de pequeno tamanho, é inegável os benefícios que o consumo regular dessa oleaginosa pode trazer para à sua saúde, promovendo assim uma melhora significante na sua qualidade de vida. Entre os principais benefícios da castanha de baru para o seu organismo estão:

  1. Aumenta a energia: Por conter uma grande concentração de proteínas em sua composição, o consumo da castanha de baru ajuda a aumentar os reservatórios de energia do nosso corpo, prevenindo assim a fadiga precoce, melhorando a disposição e evitando a sensação de cansaço constante.
  2. Auxilia na prevenção de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular: Suas propriedades ajudam não só no controle, mas também na prevenção de doenças cardiovasculares, como, por exemplo, o colesterol ruim, como já falamos acima, e outras doenças graves como a hipertensão arterial e o infarto agudo do miorcádio.
  3. Ajuda a controlar a anemia: Por conter uma grande porcentagem de ferro em sua composição, o consumo regular dessa oleaginosa ajuda a regularizar a anemia. Isso se deve pelo fato de uma porção de 100 g da castanha de baru conter cerca de 60% da recomendação diária do consumo de ferro.
  4. Acelera o processo de cicatrização: Com grande poder anti-inflamatório, a castanha de baru é uma excelente aliada na cicatrização de feridas e machucados.
  5. Melhora a imunidade: Com um consumo regular da castanha de baru, pode-se obter melhora significativa na imunidade, uma vez que os elevados níveis de zinco que a mesma possui contribuem ativamente para controle de diversas doenças.
  6. Auxilia no controle da diabetes: Com uma propriedade que ajuda a evitar picos de glicose, esse alimento é considerado um poderoso aliado no controle dessa doença metabólica.
  7. Atua na queima de gordura localizada: Além de ser composta por ingredientes que ajudam na reorganização das células de gordura, a castanha de baru pode agir diretamente no cortisol, que é conhecido como o hormônio do estresse, ajudando a minimizar ainda mais o acúmulo de gordura na região do abdômen e quadris.

Como encontrar a castanha de baru?

Nas regiões do Planalto Central e nos estados que citamos no início deste artigo, a castanha de baru pode ser facilmente encontrada em supermercados, varejões e feiras livres. Já nas demais regiões do país, onde é menos conhecida, encontrar esse tipo de castanha pode ser uma missão mais difícil.

Entretanto, é possível encontrá-la disponível para venda em mercadões de frutas e legumes ou então em lojas especializadas na venda de alimentos típicos de determinadas regiões. Além disso, já existem alguns sites na internet que disponibilizam a venda desse tipo de produto.

Caso você tenha interesse em produzir a castanha de baru, pode ser um pouco mais difícil encontrar a muda do barueiro para venda, porém nada impede a tentativa de realizar o seu plantio através da semente da castanha.

Mas afinal de contas, como eu posso consumir a castanha de baru?

É sabido que alguns tipos de oleaginosas devem ser consumidos preferencialmente após serem torrados, já que eles podem conter alguns fatores antinutricionais que podem interferir diretamente na absorção de alguns tipos de minerais, e com a castanha de baru, não é diferente. É importante se atentar a esse tipo de informação, uma vez que o seu consumo in natura pode ser responsável por causar grande desconforto e indigestão.

Seu sabor suave e agradável possibilita uma grande quantidade de receitas que podem ser feitas utilizando-a como uma das principais matérias primas. Entre a diversas possibilidades, podemos citar a sua utilização para a produção de cookies, bolos, barras de cereais, tortas, farinha, bebidas alcoólicas e até mesmo alguns tipos de molho, como o pesto.

Além desses alimentos citados acima, outro produto que pode ser obtido através da castanha de baru é o óleo extraído dela. Além de ser famoso por sua possível ação contra o reumatismo e as dores provocadas pela doença, algumas pessoas retratam que este óleo possui efeitos afrodisíacos e pode atuar também na regularização do ciclo menstrual.

Uma vez que todos os seus benefícios e propriedades foram citados aqui, é inegável o grande poder que a castanha de baru tem para ajudar na obtenção de uma melhor qualidade de vida. Sendo assim, que tal incluir este alimento na sua rotina?!