Benefícios da Pupunha para a saúde

Inicialmente, é preciso destacar que não se trata do palmito. Ainda que ele também receba esse nome, esse texto versa acerca de uma fruta de cor laranja e arredondada. A pupunha é rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Fruta pupunha

Incluir frutas na dieta é sempre uma ótima opção. Isso se dá porque, no geral, elas fornecem vitaminas e minerais. É sabido que as frutas tradicionais, como banana e maçã, por exemplo, possuem um grande destaque na alimentação brasileira. Entretanto, é bom variar de vez em quando.

Além dessa fruta ser muito saborosa, ela é importante forte de ferro, potássio e cálcio. Nesse sentido, eles atuam na saúde do coração, dos músculos e dos ossos.

Benefícios da pupunha

Observe a seguir alguns benefícios da pupunha:

1. Auxilia na perda de peso

Considerando que a pupunha é fonte de minerais importantes e rica em fibras, ela promove a sensação de saciedade, além de auxiliar no funcionamento do intestino.

2. Grande concentração de vitaminas A e C

A presença dessas vitaminas, além de essencial para a saúde ocular, fortalece o sistema imunológico.

Vale mencionar que vitamina A é muito importante para a visão, pois protege a córnea contra a catarata, por exemplo.

Propriedades da pupunha

Observe a seguir algumas propriedades da pupunha:

1. Fortalece os ossos

Como a pupunha possui grande concentração de cálcio e ferro, ela se torna fundamental para a saúde dos ossos, bem como a prevenção de doenças, como a osteoporose, por exemplo.

2. Melhora a digestão

Considerando que a pupunha é rica em fibra alimentares, ela auxilia no funcionamento do sistema digestivo e previne prisões de ventre. Além disso, a pupunha é pobre em gorduras. Logo, com o consumo adequado, é possível afastar os problemas estomacais.

Faz-se essencial destacar que essa fruta auxilia na prevenção de doenças degenerativas, e talvez essa seja uma das propriedades mais significativas.

A pupunha possui cores que podem variar entre o verde, amarelo e vermelho, que se dá devido a substâncias conhecidas como excelentes fontes de antioxidantes, os carotenoides. 

Pupunha engorda

A pupunha funciona como uma fonte de energia em potencial. Sendo assim, ela pode ser consumida antes da prática de atividades físicas, desde que com moderação.

Pesquisas demonstram que 100 gramas de pupunha cozida possuem cerca de 218 calorias. Sendo assim, caso a comparação seja feita com outras frutas, como a maçã, por exemplo, ela possui um valor calórico significativo. Contudo, é de suma importância destacar que qualquer alimento, se consumido de maneira indiscriminada, pode alterar a eficácia dos treinos e/ou trazer algum malefício a saúde.

Ainda nessa perspectiva, é considerável mencionarmos o valor nutritivo da fruta, que possui um teor de fibras e fonte de vitaminas consideráveis. Sendo assim, a pupunha é aconselhável para quer deseja perder peso e ter mais energia durante os treinos.

Onde comprar pupunha

A pupunha é muito fácil de encontrar em alguns estados, como o Pará e Amazonas, por exemplo. Ela é vendida em feiras livres, supermercados e hortifrutigranjeiros. Além disso, não é muito difícil encontrar ambulantes vendendo pelas ruas da cidade.

No que se refere a outros estados brasileiros, é possível encontrar em algumas redes de supermercados.

Quanto ao palmito pupunha, ele também pode ser encontrado em supermercados, pois é consumido em todo o território brasileiro. Como ele é vendido em conserva, pode ser facilmente adquirido em lojas de conveniências e mercados.

Pupunha palmito

A pupunha palmito, além de ser soberana nos supermercados, é o tipo mais sustentável.

Cabe mencionar que esse tipo de pupunha favorece o plantio e replantio em um período de tempo enxuto. Além disso, a palmeira não morre quando é cortada.

No que tange ao sabor, é suave e pouco calórica. Como não possui antioxidantes, não escurece. Logo, é amplamente utilizada em saladas e pratos frios.

Receitas com pupunha

O sabor suave da pupunha pode ser combinado com diversos itens na cozinha e isso inclui o preparo de pratos incríveis.

Observe a seguir:

Pupunha frita

Nesse prato, o palmito é envolto em uma fatia de queijo e presunto. Logo após, farinha de rosca, ovo e leite serão embebidos no palmito. Feito isso, frite no óleo quente. Aproveite.

Petisco de pupunha

Nessa receita, o palmito será cortado em finas fatias e, logo após, será refogado com alguns temperos, que pode incluir coentro e orégano, por exemplo.

Frutos do mar com pupunha

Essa receita pode ser feita com camarão, lula ou qualquer outro fruto do mar que mais aprecie. Caso queira, prepare um arroz para servir junto.

Dê preferência aos potes de vidro. Além de poder analisar a aparência do palmito, o tamanho também poderá ser levado em consideração. Não compre se o palmito estiver flutuando ou se a água estiver colorida.

Pupunha com café

A pupunha costuma ser cozida com água e sal. Ela pode ser consumida no café da manhã e no lanche da tarde, além de poder substituir o pão.

Caso queira, pode ser utilizada na produção de óleos, farinhas e sucos.

Pupunha cozida

O primeiro passo consiste em lavar adequadamente os frutos. Coloque em uma panela grande e cubra as pupunhas com bastante água.

Coloque uma colher (sopa) sal e leve ao fogo por 60 minutos. Algumas variedades precisam de mais tempo do que outras para cozinhar efetivamente. Caso queira otimizar esse tempo, você pode optar pelo uso de uma panela de pressão.

Sirva com sal a gosto ou outro molho, que pode ser o rosè ou barbecue.

Pupunha macarrão

Acompanhe a seguir como preparar um Espaguete fitness.

Você deverá reservar:

  • 200g de pupunha crua fatiada para espaguete;
  • 2 cenouras raladas;
  • Raspas de limão
  • 1 tofu cortado em cubos;
  • Azeite a gosto;
  • Sal a gosto; e
  • Alho a gosto.

Corte a cenoura bem fininha. Isso pode ser feito com o auxílio de um ralador ou descascador comum. Em seguida, coloque o azeite na panela e refogue o azeite. Logo após, acrescente o tofu e o espaguete.

Quando estiver pronto, adicione as tirinhas de cenoura. Finalize com sal, raspas de limão e azeite. Sirva-se.

Diferenças entre pupunha e palmito

A pupunha é uma fruta de cor laranja e arredondada. O palmito pode ser encontrado em supermercados e utilizado no preparo de alimentos.